Problema Emocional
De acordo com profissionais especializados, uma das causas que podem levar às pessoas a apresentarem o problema de incontinência urinária é o fator emocional ou psicológico, que pode trazer grandes transtornos, principalmente para as mulheres, pois elas apresentam a incontinência urinária ou a perda da urina associada a um estímulo psíquico.
Fatores Desencadeantes
Os especialistas na área relatam que existem vários fatores psicológicos que podem desencadear a incontinência urinária e todos eles são bem individualizados, ou seja, dizem respeito à história emocional da paciente. Por exemplo, as pessoas podem ter incontinência quando lavam roupa, quando escutam o barulho de água saindo da torneira ou até quando saem de um local quente e entram em outro ambiente frio.
Os profissionais relatam que para tratar esse quadro de incontinência psicológico, deve-se em primeiro lugar identificar qual é o fator desencadeante. Uma recomendação de profissionais especializados em ginecologia é tentar manter a bexiga sempre vazia quando a paciente se deparar com o estímulo desencadeante. A outra parte do tratamento consiste na combinação com sessões de fisioterapia, para que ela possa ter melhores chances de controlar o problema. O ideal é uma equipe multidisciplinar para atender a pessoa.
Salete Dias
gostaria de saber se existe alguma tratamento para incontinencia urinaria psicologica