Pode-se ajustar totalmente a experiência de fazer uma dieta saudável que ajude a perder peso? Segundo especialistas a maioria das pessoas comem automaticamente, sem sentir prazer nos alimentos.
Estudos científicos baseados em um sistema que utiliza a meditação e a perspicácia de exercícios sobre como mastigar os alimentos lentamente, avaliaram a sensação de fome ou plenitude em cada mordida, para ensinar as pessoas prestarem atenção aos sinais de saciedade.
Essa pesquisa demostrou que em pessoas do sexo feminino houve uma redução dos episódios de compulsão alimentar de uma média de quatro vezes por semana a uma vez. Pesquisas mais recente sugerem que a alimentação consciente e saudável também pode ajudar na perda de peso.
Exercícios Baseados Na Força da Mente
Aprender a identificar o ponto em que a pessoa se sente satisfeita após uma alimentação é fundamental para que ela possa comer conscientemente, mas treinando-se a escolher alimentos propositadamente é igualmente importante para que o indivíduo tenha sempre uma dieta saudável.
Para conseguir esse efeito, os pesquisadores oferecem aos participantes da pesquisa o seguinte exercício:
Eles encheram uma tigela com uma mistura, cuidadosamente, selecionando dois produtos diferentes (por exemplo, uma castanha de caju e um doce de chocolate). Depois o pesquisador perguntou por que a pessoa tinha escolhido esses dois produtos em particular.
Na sequência pediram para que escolhessem um dos dois para comer conscientemente, observando o sabor e textura dos alimentos, bem como os pensamentos que surgiram, quando a pessoa estava mastigando.
Depois pediram para que o indivíduo comesse o outro pedaço inconscientemente (Sem pensar em nada, além do alimento consumido). Depois perguntaram como tinha sido a experiência de comer o primeiro pedaço , se ela afetava a apreciação do segundo?
Nesse estudo não há respostas certas, o ponto é começar a cultivar uma consciência de como você escolhe os alimentos que consome diariamente e, que em última análise podem tornar mais fácil a pessoa obter satisfação com porções menores.
Por exemplo, as pessoas tendem a rotular alguns alimentos como “saudáveis” e outros como “aqueles que engordam” podem explicar por que o individuo não pode parar em uma pequena porção de bolo ou torta, por exemplo: se depois de uma mordida, a pessoa pensa “eu tento, mas já estraguei tudo”, ela pode simplesmente continuar comendo.
E uma vez que ela entender esse comportamento poderá começar a mudar isso.
O Caminho Mais Seguro Para Uma Dieta Saudável
Segundo especialistas na área de nutrição e nutrologia é sempre melhor comer alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, produtos embalados (só se forem frutas, verduras e vegetais), laticínios com pouca gordura e fontes de proteínas magras, como aves e peixes, mas quando se trata de perda de peso, cada caloria é importante.
É por isso que é tão importante saber com que uma parcela de alimento realmente se parece, para a pessoa ter a noção do que está consumindo.
Dominar os princípios da culinária saudável pode ajudar a pessoa a fazer pratos que proporcionem satisfação e que sejam realmente saborosos sem todas as calorias extras e alimentos gordurosos.
Como resultado a pessoa não se senti privado de comer oque realmente aprecia quando, por exemplo, o seu colega de trabalho traz um prato de brownies caseiros para compartilharem.
Fazer Escolhas Saudáveis Auxilia na Perda de Peso
Fazer boas escolhas alimentares, comer porções adequadas e seguir algumas orientações simples ajudarão a pessoa a atingir suas metas de perda de peso e ao mesmo tempo consumir alimentos saudáveis.
Exemplo de Como Montar uma Refeição Saudável e Nutritiva
1. Imagine um prato de jantar e divida-o ao meio.
2. Preencha metade do prato com legumes e divida a outra metade em duas partes.
3. Preencha um quarto com proteína magra, como peixe, frango sem pele, carne magra, feijão ou tofu.
4. Preencha o outro quarto com alimentos à base de grãos ou amido, de preferência aos grãos integrais como arroz, macarrão ou uma fatia de pão tudo integral.
Se a pessoa se concentrar em fazer a maioria de suas refeições desta forma, ela estará automaticamente seguindo as orientações alimentares saudáveis e escolhendo porções apropriadas, sem ter que contar as calorias, ou ter um copo de medição de alimentos cada vez que for se alimentar.
Lembrem-se Destas Dicas Para Comer Bem:
1. Escolha uma variedade de alimentos em porções equilibradas.
2. Não nenhum alimento ou um produto mágico para emagrecer ou então uma fruta proibida que possa engordar.
3. Escolha alimentos integrais sobre os produtos processados tão frequentemente quanto possível.
4. Consuma diariamente legumes, frutas, grãos e cereais integrais.
5. Inclua baixo teor de gordura nos produtos lácteos, peixes e mariscos, carnes magras e aves.
6. Use ervas, especiarias e pequenas quantidades de azeite de oliva e as outras “gorduras saudáveis” para tornar a comida mais saborosa, mais saudável e mais gratificante.
7. Verifique seus padrões alimentares, tais como o tempo entre as garfadas dadas e a ordem em que você come a comida no seu prato, pois isso pode ter um impacto real sobre quantas calorias você consome em um dia.
Modificando esses pequenos detalhes para trabalhar em seu favor pode ser uma ajuda quando estiver tentando perder peso e ao mesmo tempo manter uma dieta saudável.
8. Escolha um lugar tranquilo para comer. Restrinja sempre a sua refeição em um local, como a cozinha ou a mesa da sala de jantar. Esse lugar deve ser confortável, mas não cheio de distrações como a televisão, revistas ou telas de computador, pois atraindo o foco de sua comida, eles podem fazer você comer mais.
Você também pode iniciar uma associação de sua alimentação com uma atividade, como assistir televisão. Esse comportamento é ruim o suficiente já que os comerciais nos tentam com propagandas de produtos de alto teor calórico.
9. Não venha para a mesa com uma fome voraz. Essa vontade grande de comer poderia facilmente levá-lo a devorar mais comida do que você realmente precisaria, antes que você percebesse isso. Tente não deixar que mais de cinco horas decorrerem entre as refeições, e nunca pule nenhuma delas.
10. Procure comer somente em pratos rasos. Isso ajuda a reforçar o que você está comendo em uma refeição, que deve ter um começo e um fim.
11. Não coma deixando as tigelas sobre a mesa. Procure manter a comida no balcão da cozinha e apenas levar seu prato. Deixar as tigelas sobre a mesa fica muito mais fácil de você comer um segundo prato.
Salete Dias