O Que É Insolação?
A doença conhecida como insolação é a consequência de uma exposição prolongada ao sol intenso ou mesmo ao calor. A pessoa que está com insolação apresenta desidratação, dor de cabeça (cefaleia), febre, queimaduras na pele e tontura. Em alguns casos com mais gravidade é possível que o indivíduo perca a consciência.
Muitos acreditam que a insolação acontece somente devido a uma exposição intensa ao sol, porém, não é assim. Mesmo que a exposição não seja direta ao sol como no caso de alguém que está embaixo do guarda-sol é possível ter insolação devido ao calor intenso produzido pelo reflexo do sol na areia.
O corpo com insolação pode chegar a uma temperatura de até 40?C o que é muito perigoso. Saiba que se não houver um tratamento imediato a insolação pode chegar a ser fatal.
Como Acontece
O organismo usa a sudorese como uma forma de se defender contra a febre, pois quando o suor evapora provoca a perda de calor e assim a temperatura do corpo é reduzida significativamente. Porém, quando acontece a insolação a temperatura do corpo sobe muito rapidamente o que faz com o mecanismo de transpiração acabe falhando e assim o corpo perde a capacidade de se resfriar.
Como Tratar Uma Insolação
Em caso de insolação os procedimentos de tratamento são simples, porém, muito importantes. Para começar a pessoa deve ser levada para um local que tenha boa ventilação e com sombra. Tire a roupa da pessoa e cubra a mesma com toalhas embebidas em água gelada.
É bem importante hidratar essa pessoa por via oral de forma a repor os líquidos que foram perdidos. Para a hidratação você pode contar com água de coco, soro caseiro e outros tipos de isotônicos além de água. Nos casos em que além do mal-estar existem queimaduras pelo corpo é necessário aplicar compressas frias de chá de camomila ou mesmo de soro fisiológico.
Essas compressas atuam aliviando a reação inflamatória da pele. Para uma sensação de frescor nas queimaduras aplique loções corporais. A pessoa que está com insolação não pode ingerir bebidas alcoólicas porque elas fazem com o que o corpo perca mais líquidos.
Cuide da temperatura da pessoa a cada cinco minutos, é muito importante que baixe até os 38°C. Não deixe a pessoa perder a consciência, nos casos de insolação leve basta beber bastante água e repousar com as compressas sobre as queimaduras. Quando você percebe que a pessoa não apresenta melhoras e está com muitas dores nas queimaduras é necessário chamar uma ambulância.
Prevenindo A Insolação
É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Por isso vamos te dar dicas para se prevenir da insolação. A insolação acontece mais frequentemente nos dias de sol muito intenso, mas não se engane, pois em dias de moderado a fraco em que a exposição seja por um longo período de tempo pode acontecer insolação também.
Nos dias muito quentes, na praia ou mesmo apenas andando pela cidade, beba muita água e escolha roupas leves e de cores claras, as peças de algodão são as melhores. A alimentação num dia muito quente deve ser leve com um mix de frutas e verduras. O horário em que é necessário ter mais cuidado com o sol é entre 10h e 16h, pois é nesse período em que a incidência de raios ultravioleta B é maior.
Esses raios são os responsáveis pelo surgimento de doenças como câncer de pele. Nesse período tente ficar a sombra. Quem vai curtir praia ou piscina deve estar sempre passando o protetor solar. Se a sua pele é muito branca não se arrisque com bronzeadores, escolha um protetor solar com fator FPS 60 para evitar as queimaduras.
Lista de Sintomas de Insolação
A seguir você confere uma lista com os principais sintomas da insolação que vão te ajudar a identificar o problema:
Temperatura – O corpo chega a temperaturas acima dos 39°C.
Pele – Observe se a pele está muito avermelhada, quente e sem transpirar.
Pulsação – Acelera devido a todo o processo de elevação de temperatura ocorrido no corpo.
Cefaleia – As dores de cabeça são intensas.
Confusão – A pessoa com insolação pode se sentir confusa e desorientada.
Náuseas – Todo esse calor gera um mal-estar com náuseas.
Tonturas – O indivíduo fica tonto.
Desmaio – A pessoa pode perder a consciência.
Diagnóstico Médico de Insolação
Avaliação da Temperatura Corporal
A forma mais simples de se diagnosticar insolação, podendo ser feita em casa, é medir a temperatura corporal do indivíduo. Para que a temperatura seja apontada corretamente é necessário usar o termômetro em áreas específicas como boca, dobras da virilha ou axilas. Quando a temperatura está próxima ou igual a 40 ° C (104 ° F) é sinal claro de insolação.
Porém, também é possível que o problema seja insolação e a pessoa esteja com temperaturas mais baixas. Dessa forma somente a temperatura alta não é um indicativo de insolação assim como não estar com 40°C não significa que não é insolação.
Exames de Sangue
A insolação pode ser detectada a partir de um teste de sangue de rotina que também pode detectar anemia, infecções e diabetes.
Outros Testes de Insolação
A seguir uma lista de outros testes que podem ser usados para diagnosticar a insolação:
Urina – Utilizado para verificar se existe algum tipo de lesão ou danos nos rins causados por complicações da insolação.
ECG – Utilizado para verificar como está a atividade do coração.
Raio X de Tórax – Ajuda a verificar a aspiração de fluidos bem como se existe algum edema no pulmão.
Ressonância Magnética – É aconselhada para fazer a verificação de anormalidades nos órgãos grandes.
Cuidado Com A Insolação
A insolação é um problema sério de saúde e muitas pessoas passam por situações complicadas pelo simples fato que não se cuidam como deveriam em dias de calor intenso. Além de proteger contra as queimaduras do sol na pele é importante evitar situações de intenso calor por um período prolongado de tempo.
Nos dias em que as temperaturas estão altas é bem importante escolher roupas leves e se manter em ambientes arejados. O calor intenso pode causar diversos tipos de mal-estar, cuide-se.