Deficiência de Vitamina A

O nosso corpo funciona como uma máquina perfeita, porém, para que isso seja possível é necessário que ele receba uma série de vitaminas. Esses nutrientes chegam até essa “máquina”através do que comemos, por isso, a insistência dos médicos em dizer o quanto é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. Resistir as tentações e nem sempre comer aquilo que se tem vontade é mais do que manter o físico bonito, é conseguir estar com a saúde em dia, evitar doenças, das mais simples as mais complexas.

Benefícios Vitamina A

Benefícios Vitamina A

 

Como uma máquina precisa de produtos e manutenção para sem manter funcionando bem, o corpo precisa dos nutrientes e das atividades físicas para funcionar na mais perfeita harmonia. E claro, quando faltam essas vitaminas o resultado são problemas de saúde, de simples a mais graves. Tudo depende do tipos ou dos tipos que o organismo está carente e desde quanto tempo ele não vem sendo “administrado” corretamente.

A situação da saúde de uma pessoa pode se complicar ainda mais quando essa falta vai além e não é de uma única vitamina e sim de mais de uma. É muito normal que a carência seja de mais de uma vitamina, uma vez que os alimentos nos oferecem mais de um nutriente e se ele não faz parte da sua dieta, você está perdendo mais de uma vez.

A Deficiência da Vitamina A No Corpo Humano

Quando falta uma vitamina no corpo humano, normalmente, mais de uma parte fica carente e os problemas são vários. No caso da vitamina A, quando uma pessoa está com o organismo deficiente dela os resultados negativos se veem com problemas nos olhos e nas variada estrutura epiteliais de diversos órgãos.

A vitamina A é uma das vitaminas que tem muita influência para o bom crescimento e o nosso desenvolvimento. Ela auxilia para que o sistema imunológico do corpo humano funcione de forma adequada, serve para ajudar na manutenção da visão, graças a presença dela no corpo humano é que as mucosas (aquelas que se encontram cobrindo garganta, olhos, boca, nariz e estômago) ficam saudáveis. E mais, a vitamina A ajuda a criar uma espécie de bloqueio contra as infecções.

A ciência que está sempre estudando e aprimorando o conhecimento do corpo humano descobriu que a vitamina A também tem efeito antioxidante, isto é, ela ajuda a combater os radicais livres que são aqueles que causa o envelhecimento mais acelerado.

Porém, tenha atenção, não é porque agora você conhece tudo o que a vitamina A faz para o seu corpo que irá consumir em excesso, através de pastilhas compradas em farmácia. Saiba que ela precisa estar no seu corpo na quantidade certa e não em excesso, que pode causar problemas de saúde.

Veja Os Sintomas Que A Deficiência de Vitamina A Pode Causar!

  • Xeroftalmia, esse é o nome usado para designar qualquer problema e sintomas que aconteçam nos olhos em consequência da falta da vitamina A. Como foi dito anteriormente são os epitélios que são afetados, que na verdade são a parte de revestimento dos olhos. Quando uma pessoa sofre com esse problema ela pode ter a chamada cegueira noturna, isto é, não conseguir enxergar bem em lugares com pouca iluminação; ainda desse problema pode ter um estágio onde a córnea é afetada, neste caso é chamado de xerose corneal que significa que os olhos perdem o brilho, o que se vê é são granulares e o resultado é a ulceração da córnea; essa ulceração pode acabar progredindo e chega a fase da necrose que significa que o globo ocular foi completamente destruído e na prática, a pessoa fica cega sem chances de voltar a ver, o nome clínico dessa doença é ceratomalacia.
  • Outra característica de quem está com carência de vitamina A é a frequência com que as infecções aparecem, pode ser de qualquer tipo, até mesmo uma infecção de garganta. Mostra que o organismo estão sem forças para se defender os males.
  • A falta de vitamina A também deixa unhas e cabelos fracos.

O Que Pode Provocar A Carência de Vitamina A

  • Quando bebê ainda a criança que não tem o leite materno no tempo necessário ou que não recebe o leite pode sofrer com a falta da vitamina A .Já que o alimento é rico na mesma. O ideal é que o bebê receba o leite até completar 6 meses de vida.
  • Não consumir a quantidade adequada de alimentos ricos em vitamina ª
  • Não consumir a quantidade adequada de alimentos que possuem gordura. Sim, porque o corpo humano precisa de uma determinada quantidade de gordura para o bom funcionamento. Elas servem para absorver a vitamina de outros alimentos, por exemplo, aqueles que possuem as vitaminas A e mais K, E e D.
  • Crianças que sofrem muito com infecções passam a ter o apetite reduzido e em consequência deixam de ingerir a quantidade suficiente de vitamina A.
Importância Vitamina A

Importância Vitamina A

Saiba Em Que Alimentos Encontrar A Vitamina A

O nome que se dá para a vitamina A pré-formada é retinol, isto é, se trata de um nutriente pronto para o uso do corpo humano. Ela pode ser encontrada em diversos alimentos, vamos começar por aqueles de origem animal:

  • Fígado; leite integral e derivados, como queijo e manteiga; gemas de ovos.

A vitamina A também pode ser encontrada nos vegetais, chamados de precursores de vitamina e na forma de carotenoides, que quando entram no corpo humano são “revertidos” na vitamina. São exemplos:

  • Legumes amarelos, legumes alaranjados, frutas em geral, vegetais na cor verde escura.
  • As principais frutas seriam: mamão, cajá, manga, caju maduro e goiaba vermelha.
  • Legumes e vegetais: cenoura, abóbora madura, espinafre, acelga, couve, chicória, salsa, entre outros.
  • E mais, alguns frutos que derivam de palmeira e os óleos dos mesmos possuem uma grande quantidade de vitamina A, são exemplos: buriti, dendê, tucumã, pequi e pupunha.

Fique sempre atento a sua alimentação e lembre-se que o excesso de uma determinada vitamina não compensa a falta de outra, por isso, a dieta deve ser balanceada e equilibrada para que o organismo funcione bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *