Crise De Gastrite O Que Comer?

Se tem uma coisa que incomoda muito é sentir dor, quantas vezes você ficou doente ou sentiu alguma dor insuportável e pensou que fosse morrer? Somo sensíveis às mudanças no organismo ou alguma batida. Isso nos deixa vulnerável, mas totalmente cientes que devemos ter mais cuidado com o nosso corpo.

Somos como máquinas, que precisam de cuidados para não parar. Nossos óleos são as refeições, que precisam ser de qualidade para não parar no meio do “serviço”. Além disso às vezes a máquina precisa de reparos, assim como precisamos ver se nossa saúde está boa visitando um médico de confiança. As máquinas precisam de uma pausa para trocar algum dos seus componentes ou simplesmente para esfriar, nós também precisamos descansar e repor as energias.

Você tem pensado em sua saúde? Qual foi a última vez que você fez um check-up no médico para verificar se estava tudo certo? Algumas doenças que mais tem aparecido na atualidade são as que envolvem o estresse, a correria, o isolamento e outros sinais que fazem parte de nossa geração, principalmente por conta da tecnologia.

Correria Do Cotidiano

Quando começamos a subir no trabalho, cada vez mais ficamos cansados, mas ainda sim vemos as vantagens monetárias e até mesmo por gostar. Mas a rotina deixa as pessoas exaustas e ainda sim elas não tiram uma pausa, não diminuem a velocidade e ainda querem processar tanta informação que se passa dentro do ambiente de trabalho.

É complicado dizer simplesmente para desacelerar, mas chega uma hora que não aguentamos mais, o corpo se sente esgotado, totalmente sem forças. A tecnologia tenta ajudar em algumas dessas resoluções de problemas, mas alguns deles só podem ser resolvidos por uma pessoa. O pior é quando realmente a gestão do tempo fica tão impossível que prejudica nossa saúde.

A partir desse momento é hora de pensar um pouco mais em si mesmo, desdobrar as tarefas para outras pessoas, pedir maior atenção e consequentemente não gerar retrabalho. Lembrando sempre que temos amigos, familiares e uma vida social para viver fora do trabalho.

Tudo fica mais complicado se vivemos em constante correria, algumas tarefas passam batido, furtos, conflitos, fadigas e outros. Tirando todo o mérito de ter chegado até onde chegou.

Não somente a saúde física que fica prejudicada, mas também a psicológica, precisando de mais motivação, emoção com as coisas da vida. Podemos começar com ações simples que seria praticar um exercício físico, comer com calma, passar mais tempo em casa com a família. Isso evita qualquer tipo de doença.

Gastrite

Uma doença que tem atingido muita gente pelo mundo todo, podendo ter variadas causas e por conta disso alguns tipos diferentes. De maneira a gastrite é uma inflamação no estômago, mais precisamente na mucosa interna. Pode ter diversos sintomas e se tornar uma dor horrível, que em alguns casos tem cura e outros não.

Pode ser uma inflamação crônica que a pessoa pode ter e nem sentir muita coisa, somente ao longo de muito tempo que a pessoa realmente sente, podendo ser controlada, mas dificilmente é curada. Ou então pode ser uma gastrite aguda, que aparece de repente por outros fatores.

Se não controlada rapidamente pode danificar seriamente a mucosa estomacal por completo ou então alguma parte. Existem diversos níveis, sendo com lesões no estômago de leve até bem séria, afetado a parede do órgão, formando até sangramentos e úlceras.

Causas

Para aqueles que possuem a gastrite aguda, ela podem ter surgido de diversas causas, algumas muito importante, pois fazemos sem nem perceber.

As mais graves são as de uso prolongado de anti-inflamatórios, o uso excessivo de bebidas alcoólicas, o uso de drogas e um tipo de bactéria chamada de Helicobacter pylori que infecciona o estômago.

Helicobacter Pylori

Tem sido muito estudada pois apesar de ser muito encontrada em estômagos já doentes, ainda não possuem nenhum fatos ou evidências de que a bactéria é uma causadora da doença ou se a doença é um espaço apropriado para que ela possa viver.

Helicobacter Pylori

Helicobacter Pylori

Sintomas

Normalmente a gastrite só sentida através da dor na barriga que começa na região abaixo do osso do tórax chamado de esterno, caracterizando uma dor na boca do estômago como costumamos chamar. Como é uma dor intensa e bastante perto do coração, algumas pessoas pensam que estão infartando, mas é somente a gastrite.

Em casos que se persistem podem acompanha ainda a famosa azia e queimação, porém nesse momento um sal de fruta não será muito eficiente, pois nesse momento o suco gástrico está voltando pelo esôfago. Por isso nessas situações não é recomendado deitar, pois facilita o retorno. Sendo muito comum principalmente após comidas bastante gordurosas.

Em casos mais graves, pode acompanhar náuseas, vômitos, sangue nas fezes e perda de apetite.

Diagnóstico

É difícil diagnosticar quando os sintomas são esses últimos citados, pois ele já acontecem também em outras doenças, mas quando há dor no estomago fica bem mais fácil. Para ter total certeza é bom ir no médico especialista, que de acordo com seus relatos ele pode já ter uma interpretação superficial, mas que pode te dar um direcionamento, logo depois para ter certeza normalmente o médico prescreve a necessidade de endoscopia, pois somente assim será certeza absoluta, além de analisar total qual a gravidade da gastrite. Em últimos casos ainda é possível necessitar de biópsia do muco estomacal.

Sintomas Da Gastrite

Sintomas Da Gastrite

Tratamento

Para casos em que causa é crônica, os cuidados são mais intensificados para não aparecer sempre. Quando há bactéria é mais fácil, precisamos primeiro combater a bactéria e tratar com remédios via oral, rapidamente pode voltar ao normal. Se você não se preocupar com a bactéria, a doença pode voltar. Nos outros casos mais comuns, a medicação também é feita via oral e pode ser curada dependendo da causa, mas sempre observando para não repetir e fazer com que ela volte.

Para Evitar A Gastrite

Há uma série de dicas que são bem simples, mas que para um estômago mais fraco pode ser o gatilho para gerar os sintomas. O primeiro é fazer pequenas refeições ao longo dia, apesar de parecer dica para quem está de dieta, é importante que não haja muito tempo para o seu estômago não ficar implorando. Outro que também envolve a alimentação é os horários de refeição para não fazer seu estômago esperar demais ou então sobrecarregar.

Tente não comer tantas comidas ácidas, já basta o suco gástrico que tem essa função. O café não é muito indicado por conta da cafeína, assim como carne mais gordas. Coma com qualidade, com tempo, mastigando bem e com uma refeição que faça bem para o seu estômago.

Alimentos Bons Para Gastrite

Ao mesmo tempo que alguns alimentos fazem mal outros podem te ajudar a prevenir. A hortelã e o alecrim são excelentes calmantes digestivos que podem ser consumidos em forma de chá. Frutas não ácidas também são bem-vindas, podendo ser tanto em suco ou então a fruta em si.

Aloe Vera pode é muito utilizado para funções cicatrizantes e pode assim ajudar nas feridas caso já existam. Outro alimento bom se já estiver com a gastrite é os famosos leite fermentado, na verdade qualquer um que possua lactobacilos para ajudar na reposição de bactérias boas que muitas vezes a gastrite acaba matando.

Alimentos Bons Para Gastrite

Alimentos Bons Para Gastrite

A banana é uma boa ajuda para a recuperação do tecido, enquanto as carnes magras são menos gorduras, ainda sim saborosas e necessárias para o ganho de proteína no corpo.

São tantos alimentos que podem te ajudar em pequenas coisas, mas que para prevenir por total deve partir algumas atitudes de você mesmo. Muitas das gastrites são nervosas, por conta da ansiedade e nervosismo que aumenta a produção de suco gástrico e que poderiam ser evitadas com maior atenção a vida cotidiana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *