Alimentos Que Curam Metaplasia Intestinal

O Que É Metaplasia Intestinal

É uma condição em que as células de um ou mas órgãos do sistema digestivo superior sofrem alteração e se tornam parecidas com as células do intestino. Geralmente o estômago e o exôfago sofrem essa mudança.

Causas

Essa doença é muito mais presente em pessoas que possuem refluxo ácido crônico ou doença do refluxo exofágico (também chamada de DRGE). Existem muitos fatores de risco para o desenvolvimento de metaplasia intestinal. Consequentemente a prevenção está associada a evitar os fatores de risco. Mudanças na dieta e tratamentos médicos podem prevenir e tratar.

Entretanto a causa mais comum da metaplasia intestinal tem sido apontada como a infecção por bactérias H. pylori. Pois elas causam essa alteração no trato digestivo. A interação entre elas e o bolo alimentar podem produzir substâncias  químicas que iniciam a alteração nas células.

Metaplasia Intestinal

Metaplasia Intestinal

Sintomas

Muitas vezes os pacientes não apresentam sintomas clínicos visíveis e perceptíveis da metaplasia intestinal, entretanto os fatores de risco e condições associadas causam sintomas que podem indicar a presença de uma metaplasia associada.

O refluxo ácido e o DRGE, além da infecção por H. pylori podem causar sintomas perceptíveis. Dentre eles:

  • Dores agudas no estômago, como na gastrite.
  • Inchaço e distensão abdominal.
  • Sensibilidade estomacal.
  • Enjôos, náuseas e ânsias de vômito.
  • Perda de apetite.

Diagnóstico

O diagnóstico normalmente é feito quando o médico está investigando algum outro problema digestivo. O exame mais comum é a endoscopia, que mostra as alterações nos tecidos de todo o trato digestivo.

Na endoscopia, o médico poderá decidir por realizar uma biópsia, que é a retirada de alguns tecidos para análise em laboratório, e isso é feito com uma ferramenta de corte no final do tubo da endoscopia.

Tratamentos

Se a infecção poe h. pylori for confirmada, o médico irá solicitar a eliminação da bactéria do corpo e isso só poderá ser feito a partir da administração de um antibiótico adequado. Os mais comuns para o tratamento de MI são amoxicilina, metronidazol, claritromicina e tetraciclina. Este tratamento dura cerca de catorze dias.

O tratamento também envolve normalmente o uso de drogas que diminuem ou impedem a formação de ácido estomacal. Para que assim o corpo possa recuperar o revestimento do estômago. Os medicamentos mais comuns incluem o subsalicilato de bismuto e o omeprazol.

Alimentos Que Curam Ou Auxiliam No Tratamento Da Metaplasia Intestinal

A mudança na alimentação, adequando um estilo de vida mais saudável, onde há maior ingestão de água, maior ingestão de vegetais e menor ingestão de alimentos industrializados está associado a uma melhoria na qualidade de vida e em muitas condições precárias de saúde. Isso é um fato, não tem erro, a partir do momento em que você decide ter uma reeducação alimentar na sua vida, sua condição de saúde melhora em porcentagem muito alta e progressiva.

E, especificamente no caso da metaplasia intestinal, há estratégias alimentares específicas que podem auxiliar no tratamento da MI. Isso envolve eliminar alguns alimentos e bebidas da dieta além de acrescentar outros.

A alimentação deverá ser extremamente rica em alimentos integrais e naturais. Vegetais variados, como legumes, frutas, nozes, grãos e muita verdura. Esses alimentos contém muitos antioxidantes, o que é muito útil no tratamento da metaplasia intestinal.

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Os alimentos industrializados, ricos em conservantes e corantes podem piorar a condição da MI. Além disso, frituras e alimentos muito condimentados e gordurosos também causam uma piora e aumentam o risco para a metaplasia intestinal. São alimentos muito inflamatórios, sendo assim irão atuar diretamente no ponto fraco, que seria os tecidos de revestimento interno do estômago e do esôfago, podendo desenvolver metaplasia ou piorar uma MI. Além disso, evitar alimentos muito salgados é uma forma auxiliar na prevenção da metaplasia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *