Hoje em dia as mulheres e homens estão tendo mais oportunidades e acesso a informação sobre o planejamento familiar. O planejamento familiar envolve tanto uma educação sexual quanto o conhecimento de métodos que ajudam a prevenir a gravidez de maneira indesejada, permitindo que o homem e a mulher decidam os melhores momentos para se programar e terem filhos. Dos métodos para prevenir a gravidez temos métodos de barreira, que evita que o óvulo tenha o encontro físico com o espermatozoide (com a utilização de camisinhas ou realizando o coito interrompido), ou ainda temos métodos hormonais (como uso de pílulas anticoncepcionais ou pílula do dia seguinte que alteram os níveis hormonais da mulher impedindo a fecundação.
Pílula Anticoncepcional
A pílula anticoncepcional possui uma eficácia de aproximadamente 97%. Ela deve ser ingerida uma vez ao dia e essa dosagem de hormônio diário irá manter os níveis hormonais constantes no organismos, não deixando haver picos e estrogênio e progesterona e consequentemente não permitindo que a mulher ovule. Sem a ovulação mensal não é possível ocorrer a fecundação e não há a chance da mulher engravidar.
Cuidados Que Devem Ser Tomados Ao Tomar Pílula Anticoncepcional
A pílula anticoncepcional só terá sua eficácia elevada se a mulher se atentar para alguns quesitos, como horário de tomar pílula, troca de anticoncepcional e outros medicamentos em uso. O horário de se tomar o anticoncepcional deve ser feito todos os dias no mesmo horário, alguns medicamentos realizam uma pausa de alguns dias e a mulher deve parar de tomar apenas nesses dias, retornando seu uso no mesmo horário logo em seguida. Outro cuidado que deve se ter é ao realizar troca de pílula anticoncepcional. Para evitar a gravidez deve ser usado um método de barreira no primeiro mês da troca, para estar de fato protegida.
Medicamento Que Diminuem o Efeito Do Anticoncepcional
Outro fato que deve se receber atenção são para os medicamentos que episodicamente podem estar sendo usados em conjunto. Ao se pegar um resfriado ou uma bactéria e ser necessário o uso de outros medicamentos muitas vezes os médicos esquecem de avisar as mulheres em período fértil sobre a potencial influência no anticoncepcional, pois alguns medicamentos diminuem o efeito da pílula em uso e por isso deve ser usado nesse período o método de barreira.
Cystex – esse é um medicamento usado para infecção urinária, ajuda a aliviar a dor e o espasmo local e tem um baixo efeito combatendo as bactérias locais. Esse medicamento não influencia no efeito do anticoncepcional. Mas, dificilmente o cystex é dado isoladamente, geralmente esse é receitado junto com um antibiótico para combater as bactérias que causaram a infecção de uretra, bexiga ou rins.
Os antibióticos no geral influenciam na eficácia da pílula anticoncepcional e por isso ao estar em uso desse medicamento deve ser usado em conjunto um método de barreira se a mulher não deseja engravidar. Alguns exemplos de nome de antibióticos que são receitados é o ciprofloxacino, levofloxacino, ampicilina, azitromicina, nitrofurantoína, ceftriaxone, sendo o mais utilizado nas infecções de vias urinárias o primeiro citado.