Saiba Como se Prevenir Deste Mal
O frio está chegando, e junto com ele as doenças, principalmente respiratórias e contagiosas. A gripe é uma doença que contempla as duas modalidades: é uma doença que afeta o sistema respiratório, e é altamente contagiosa. Como é provocado por um vírus, é muito alto o risco de contágio, principalmente em locais com grande concentração de pessoas. As formas mais comuns de contágio são: através do bocejo de pessoas infectadas, espirros, tosse, ou até através de uma conversa, pois partículas de saliva contendo o vírus causador da gripe podem ser lançadas ao ar.
Os Sintomas do Resfriado São Muito Incômodos, Mas Não Tanto Quanto os da Gripe:
- Secreção nasal: nos primeiros dias costuma ser clara e bem liquefeita. No final do ciclo do resfriado geralmente se torna amarelado e mais espesso.
- É um dos piores sintomas e do quais as pessoas mais reclamam, pois o nariz fica “trancado” devido a constante coriza produzida.
- Garganta inflamada: a garganta fica irritada, como se estivesse “arranhando”.
- Diminuição do olfato (devido à coriza) e do paladar. É por isso que sentimos menos vontade de comer quando estamos resfriados.
- Dores pelo corpo: não é tão intensa quanto na gripe (quando parece que um trator passou em cima do doente), mas é bem incomoda. Geralmente atinge a cabeça.
Estes são os sintomas mais comuns apresentados por pessoas com resfriado.
Prevenção Contra o Resfriado
Embora o resfriado seja uma doença branda, pode evoluir e levar a complicações. Além disso, quem quer sentir todos esses desconfortos?
Portanto, algumas dicas para reduzir o número de resfriados:
- Tenha uma alimentação balanceada: a falta das vitaminas e nutrientes necessários ao corpo pode provocar uma queda do sistema imunológico, o que pode facilitar e muito a propensão a adquirir resfriados ou outras doenças. Além disso, o processo de recuperação é mais lento em um organismo debilitado.
- Uma vitamina associada à prevenção é a vitamina C, presente em alimentos e frutas cítricas como laranja, acerola e outras.
- No entanto, o ideal é ingerir várias fontes de nutrientes.
- Evite lugares com muitas pessoas: o contágio em locais com ampla circulação de pessoas é mais fácil. Sempre que possível, evite-os.
- Pratique higienização regular de suas mãos: sempre ao sair de um ônibus, de um local com muitas pessoas, após sair de uma roda de amigos onde todos apertaram as mãos, o ideal é lavar as mãos com água e sabão ou então higienizá-las com gel (só tome cuidado para ser discreto!). Isto pode ser suficiente para manter várias doenças longe de você.
Tomando esses cuidados simples é possível reduzir bastante o número de resfriados durante o ano. Um organismo forte, limpo e com o sistema imunológico em dia terá muito mais chances de ficar sempre saudável!
Andressa Silva.