Esporão de Calcâneo

Sabemos hoje em dia de uma diversidade grande de doenças que podem acometer as pessoas. Muitas dessas doenças são relacionadas ao seu trabalho, ao estresse diário, ao estilo de vida que seguem, a dieta que realizam, a frequência de atividade física que realizam e a seu peso. Quando falamos dos fatores citados anteriormente pensamos a priori em doenças relacionados a pressão, a doenças vasculares, cardíacas ou cerebrais e em última instância em doenças ortopédicas. Mas ao analisar verificamos que doenças ortopédicas também são instaladas e as vezes pode ser um dos primeiros sintomas e sinais que podem apontar para a tendência de instalar doenças em outros tecidos e órgãos.

Um estilo de vida inadequado favorece a obesidade que leva a sobrecarga nas articulações e uma postura inadequada do corpo devido o peso maior na região anterior, então podemos ver uma série de problemas em pessoas obesas, como a lombalgia, marcha alterada, sobrecarga e dor na articulação dos joelhos e dores nos pés. Hoje vamos tratar de uma doença que acomete os pés, o esporão do calcâneo, também conhecida pelo nome de fascite plantar. Qualquer individuo pode desenvolver essa doença, mas pessoas com sobrepeso ou obesa e pessoas que trabalham muito tempo em pé com apoio aumentado na região do calcâneo estão mais susceptíveis a adquirir essa doença.

Uma pessoa que chega com dor no calcanhar pode ser de algumas causas, dentre elas estão o esporão de calcâneo ou fascite plantar, doenças que envolvem o acometimento do coxim adiposo e as fraturas devido a movimentos repetidos ou, como são conhecidas, as fraturas por estresse. Vamos falar um pouco mais da fascite plantar, conhecido popularmente como esporão de calcâneo, como ela acontece e um pouco do modo de se tratar essa doença.

A fascite é uma inflamação da fáscia plantar, que é uma das estruturas mais importantes que dão suporte ao arco longitudinal medial do pé. Essa inflamação ocorre devido vários pequenos traumas de vão ocorrendo várias e várias vezes em uma região específica, chamada de tuberosidade medial do calcâneo. No geral se observa que quando essa doença ocorre em mulheres a maioria delas são obesas, já quando acomete os homens é mais comum outro fator de risco, como devido a prática de esportes de corrida.

Quais Os Sintomas e Sinais Que Indicam O Esporão De Calcâneo?

Uma pessoa que acaba desenvolvendo o esporão de calcâneo o sintoma mais comum é a dor que começa, geralmente, logo pela manhã ao realizar o apoio com o pé. Durante a noite o pé fica relaxado e caído e assim encurta a fáscia plantar que fica na região posterior. De manhã ao colocar o pé no chão há um estirão brusco que gera a dor que muitos dizem sentir pela manhã. Pessoas que são atletas podem dizer que a dor piora quando realizam as atividades físicas, ainda mais ao realizar corridas e saltos que geram impacto na região.

Outra coisa que é relata é dor quando a região atrás do tornozelo e abaixo do pé são tocadas com uma maior pressão e outra coisa que causa dor é quando a pessoa anda sobre o calcanhar e quando deitado traz o peito do pé em direção a perna, pois é alongado a parte posterior.

Para realizar o diagnóstico definitivo dessa doença é pedido para realizar uma ultrassonografia e assim é possível verificar melhor se há lesão local.

Tratamento

O tratamento para o esporão de calcâneo é tomar antiinflamatório não hormonal, usar palmilhas que irão ofertar mais conforto na caminhada e realizar alongamento do pé. Antes de realizar o alongamento é interessante agentes que vão ofertar calor ao local, como a colocação de bolsas de água quente e logo em seguida realizar o alongamento puxando o pé na direção da perna com o joelho esticado.

Outra coisa importante para se realizar, principalmente para aqueles que praticam esportes de maior impacto é deixar por um tempo essas atividades. Algumas pessoas realizam a injeção de corticoide no local, mas isso deve ser evitado, pois o corticoide além de ofertar risco de causar infecção também oferece risco de degeneração e lesão da fáscia plantar.

Se a fascite plantar persistir e o tratamento conservador não adiantar ai parte para um tratamento cirúrgico, mas são raros os casos que são tratados cirurgicamente, isso ocorre em casos que a fascite evolui para o esporão, que ocorre devido a tração da fáscia na tuberosidade. Essa tração no local faz com que haja o crescimento de osteófito, de pedacinhos de osso, no local. Esse osteófito ao crescer pode ter tamanhos e direções diversificadas e pode ser visualizado ao realizar uma radiografia do pé, principalmente se for uma radiografia de perfil.

A maioria das vezes é justificado o esporão de calcâneo devido a inflamação da fáscia plantar, mas o crescimento de osteófito no calcâneo pode também ser devido uma doença reumática que gera um processo inflamatório local causando um quadro semelhante, mas de origens diferentes. Por isso sempre é importante descartar a presença de uma doença reumática antes de verificar outras causas para serem tratadas de modo adequado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *