Exercícios Para Fazer Na Rua

Movimentar o corpo, seja como for, é um dos princípios da saúde.  É fundamental que se consiga fazer algum tipo de exercício físico, ao menos durante três vezes durante a semana. Pode ser corrida, caminhada, alongamento, dança, bicicleta e muito mais, fica a critério de cada um e ainda do tempo que se tem disponível para isso.

O problema é que nem todo mundo mora perto de alguma academia ou ainda não está disposto a gastar tanto com alguma coisa que pode ser cara demais, para não usar. Por isso, as ruas acabam sendo o melhor lugar para se fazer exercícios físicos, de maneira livre e saudável.

Na rua é possível se executar uma série de exercícios, especialmente aqueles que podem ser feitos em grupo, o que, além de movimentar o corpo, ainda ajuda no convívio social, podendo ser feito inclusive em família, pois há muitas crianças que estão precisando se exercitar mais para terem o peso controlado.

Exercícios Para Se Fazer Na Rua

Se você se enquadra na turma daqueles que têm verdadeiro pavor de praticar fazer exercícios físicos com um monte de gente e em lugares fechados, ainda que seja na calmaria da sua casa ou na zoeira de uma academia, o ideal é sair para a rua. Então, confira vários exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar e com ou sem companhia:

-Caminhada

Uma leve caminhada, ainda que seja apenas de casa até ao mercado ou a banca de jornais já pode trazer grande para a saúde no dia a dia. Claro que quanto maior ela for mais benefícios terá, por isso, se puder vá até um parque ou uma pracinha arborizada para executar suas caminhadas e comece com pouco tempo e vá aumentado gradativamente.

Não se esqueça de marcar o tempo que passou caminhando e procurar melhorar seu rendimento a cada vez. Inicie o processo caminhando durante 20 minutos e aumente gradativamente seu tempo. O ideal é que se mantenha a duração e a frequência dos exercícios, nunca regredindo aos mesmos.

-Corrida


Essa forma de exercício é apropriada a aquelas pessoas que já estão habituadas com práticas de caminhada. Já aquelas que não possuem o costume de correr, no início devem fazer caminhadas leves com duração entre 20 a 35 minutos. Devagar, vá alternando entre corridas leves e caminhada, até que se sinta a vontade para se manter somente na corrida.

Procure praticar a corrida apenas durante o tempo necessário para que se sinta bem, sem, entretanto, ultrapassar os limites de seu corpo. Além disso, mantenha-se sempre muito bem hidratado. Busque por parques ou áreas arborizadas para fazer a prática da corrida.

Bicicleta

A bicicleta é um instrumento de exercício físico que trabalha bastante a musculatura localizada das pernas e pode ocasionar dores caso seja praticada demais. Da mesma forma que a caminhada, pedale somente o quanto se sentir bem, sem exageros.

Lembre-se de ter sempre consigo uma garrafa de água para tomar de tempos em tempos. Dê preferência a lugares que tenham trânsito tranquilo, em ciclovias, ou em locais arborizados.

Alongamentos

Utilize grades ou bancos para fazer o alongamento dos músculos. Depois de uma sessão intensa de corrida, bicicleta ou caminhada é fundamental relaxar a musculatura do corpo. Alongue-se até que sinta a tensão, entretanto tenha bastante cautela: alongar em demasia pode causar lesões também.

Os Benefícios dos Exercícios Ao Ar Livre

Ele proporciona uma excelente melhora no condicionamento físico, e favorecem especialmente a musculatura dos glúteos e das pernas. Durante o exercício de bicicleta, em razão da posição que se faz a atividade, há ainda um fortalecimento dos membros superiores e do tronco.

Por último acontece ainda uma considerável melhora em todo o aspecto estético do corpo, além da saúde.

Aproveite A Natureza

Aproveite A Natureza

-Quando Se Fazer Exercícios

A ida à academia, ou ainda tradicional e divertida corrida a pé costuma ter lugar e horário definido para o final do dia, quando se volta da escola ou do trabalho, bem esgotado e já com as energias do dia quase acabando. Pelo que podemos observar, parece que o fim do dia não é o melhor horário do dia para se praticar exercícios, visto que nossas energias já sofrem descarga ao longo do dia, com os pertinentes ao trabalho e tudo o mai.

Então, Qual Será A Melhor Alternativa?

Muitos especialistas, depois de um extenso estudo ligado ao tema, concluíram que o melhor horário do dia para se praticar exercícios físicos é logo pela manhã, assim que acordamos.

Durante esse período do dia nosso metabolismo está em alta, por isso, funciona bem melhor do que no período da tarde ou mesmo à noite, o que indica que, se fizemos opção pelo exercício de manhã, queimaremos muito mais calorias, e consequentemente teremos um emagrecimento mais efetivo.

Há relatos de diversas pessoas que, fazem referência aos benefícios de se praticar 30 minutos de exercícios logo de manhã. Elas dizem que, quando voltam para casa para o almoço ou o café, não estão mais com tanta fome e tendem a preferir uma alimentação mais saudável, voltada para a ingestão de cereais, frutas, legumes, verduras e leite.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Além disso, nosso cérebro, durante a prática de exercício físico, libera diversas substâncias, dentre elas estão a serotonina e a endorfina, que são responsáveis por nossa sensação de bem-estar, mental e físico, por isso, o trabalho se torna muito mais produtivo e prazeroso.

Ainda há a vantagem de que, nas primeiras horas da manhã, o clima está bem mais ameno, o que traz uma temperatura mais agradável para a prática de esportes e, como o corpo já passou horas descansando, você estará muito melhor disposto para enfrentar as séries de exercícios, sejam quais forem.

Ocorre que, antes de iniciar suas atividades, é aconselhável que se faça um bom alongamento, bem como um leve aquecimento, para evitar traumas e lesões musculares. Além do mais, pela manhã se tem bem mais tempo disponível que à tarde, onde há diversos afazeres e tarefas intermináveis a cumprir.

Aproveite a vaguinha que tenha de manhã e comece o dia bem melhor fazendo seus exercícios matinais. Assim, no fim do dia poderá aproveitar mais a convivência familiar e com os amigos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *