O sistema nervoso é uma das áreas mais sensíveis do organismo. Um acidente ou doença que o afete pode comprometer o organismo completo, uma vez que é no sistema nervoso que há toda a coordenação do corpo. Além do cérebro, o sistema nervoso é composto pela medula espinhal, que parte da junção do crânio, passando pela coluna vertebral, e terminando próximo a vértebra lombar. É na medula espinhal que os neurônios enviam as ordens para os músculos e órgãos, para que executem suas funções. Além disso, ela recebe toda a sensibilidade do corpo, sendo a medula o primeiro lugar em que ela recebe decodifica estas informações.
A julgar pela forma, a medula espinhal lembra um cordão arredondado, com várias segmentações, além de ser achatado. A medula apresenta duas dilatações, também chamadas de intumescências, a cervical e a lombar, e pode ser dividida em seis porções, denominadas a partir da área cervical: porção cervical superior, intumescência cervical, porção dorsal, intumescência lombar, conte terminal e filamento terminal. A medula espinhal começa no porção superior do bulbo e termina na vértebra lombar.
Existem 31 pares de nervos espinhais ao longo da medula espinhal, divididos em cortes. Cada nervo espinhal recebe um nome de acordo com a vértebra onde está. Assim, por exemplo, um nervo espinhal lombar sai entre as vértebras lombares. Estes neurônios comunicam-se com várias partes do corpo, assumindo a função de enviar as ordens do cérebro. Os neurônios na medula dividem-se em dois grupos: os neurônios descendentes enviam os sinais cerebrais, bem como controlar funções como temperatura e as funções motoras dos músculos; e os neurônios ascendentes transporta os sinais das extremidades do corpo para o cérebro.
Ao redor da medula espinhal, encontramos um líquido, chamado de cefalorraquiano, que além de proteger a medula, e todo o sistema nervoso, é possível identificar várias doenças, como meningite, alguns tumores e alzheimer. Além de proteger o sistema nervoso, o líquido funciona como fornecedor de nutrientes para o sistema, e remove os resíduos metabólicos do mesmo.
Na medula espinhal, existem três meninges, membranas que revestem todo o sistema nervoso, chamadas de dura-máter, aracnoide, e pia-máter. As meninges de modo geral protegem toda a coluna espinhal, e problemas nela podem afetar todo o organismo. A meningite, doença que causa inflamações nas meninges, é a mais conhecida, afetando crianças na maioria dos casos.
Acidentes e doenças na medula espinhal são os mais perigosos, pois são os que causam maiores sequelas aos vitimados. A paralexia, a leucemia e a poliomeilite são conhecidos por causar a deterioração do corpo, que faz com que as vítimas percam os movimentos e funções do próprio corpo, vivendo através de aparelhos e auxílio de familiares, quando não acabam por perder a vida. Existem transplantes de medula, que podem salvar vidas, em que você pode se informar em maiores detalhesaqui.