O músculo poplíteo tem sua origem inicializada na região do côndilo do fêmur e também na região do corno posterior do menisco, em sua região lateral. Seguindo então todo o contorno desse músculo, pode-se perceber que ele seguirá em direção medial e também caudal da tíbia. Sua inserção pode também ser observada na parte acima da região da origem primaria do músculo sóleo, ou em alguns casos, o chamado músculo solear.
Dentro de seu curso, esse é um músculo que pode ser encontrado entre a região da fossa poplítea e também a parte que envolve toda a capsula articular, ambas conectadas ao poplíteo arqueado.
Função Do Músculo Poplíteo
Uma tarefa que é desempenhada por esse músculo de forma mais geral, tem grande relação com a parte de sustentação da parte dorsal dos joelhos. Isso pode ser percebido no momento em que existe uma extensão dessa parte de nosso corpo, fazendo com que haja uma certa rotação da parte lateral na região externa da tíbia. Essa rotação tem relação com o fêmur, e acaba fazendo então com que haja um bloqueio da articulação dos nossos joelhos.
Nesse momento então o músculo poplíteo entra em ação, com o papel de poder fazer com que haja a reversão dessa rotação.
Quando nossos pés não estão apoiados diretamente a alguma superfície, como o chão, podemos realizar uma movimentação mais livre. Dessa forma, a região da tíbia poderá também se mover, fazendo com que o músculo poplíteo entre em ação. Essa é um tipo de situação que é classificada como cadeia cinética aberta, onde não há obstáculos para a movimentação.
A cadeia cinética então chamada de fechada, será observada quando o pé apresenta algum bloqueio para sua movimentação e rotação completa. Nesse caso, também é possível observar certa participação do músculo poplíteo, que irá fazer com que o mesmo atue sobre a origem própria, e realize o processo de rotação chamada de lateral.
Além dessas funções, o músculo poplíteo também é responsável por literalmente puxar o menisco lateral, de forma que durante a flexão da região do joelho, possa ser realizada de forma completa e sem mais problemas.
Possíveis lesões que podem ocorrer na zona do músculo poplíteo
Apesar de não ser tão comum, esse músculo pode ser lesado quando cestas rupturas na região do ligamento cruzado interior acontecem, ou também, em alguns casos quando existe um dano relativo que envolve todo o menisco lateral.
Um dano que aconteça relativamente apenas ao músculo é muito difícil e raro de acontecer.
Um dos sintomas que podem ser sentidos em relação a algum tipo de fratura ou lesão na região do músculo poplíteo, tem relação com em alguns casos uma apresentação de certo inchaço, além de também hematomas.
Apesar de ser um músculo presente na região mais interna, quando lesionado ele pode fazer com que seja perceptível sua lesão, ocasionando então o aparecimento me manchas e também desenvolvimento de grande sensibilidade na região do músculo afetado.
Em casos considerados mais graves, o aparecimento de situações que propiciem um certo sangramento também podem ocorrer, mas podemos entender que em proporção e quantidade bem menores.