Cistite Actínica Após Radioterapia

O Que É Cistite Na Bexiga

Cistite se trata de uma inflamação ou infecção na bexiga que pode ocorrer pela entrada de invasores (bactérias) no canal da urina. No caso, as bactérias invadem o canal da uretra, por onde a urina passa e chegam à bexiga. Lá elas proliferam e causam sintomas como dor ao urinas, urgência ao urinas, ardência e incontinência urinária.

A maioria dos casos são causados pela infecção por uma bactéria chamada de eschericia coli. 85 % dos casos diagnosticados possuem a infecção por E. coli. Entretanto, a cistite pode ter diversas causas, como por exemplo o uso de medicamentos, fatores autoimunes ou até mesmo resposta ao tratamento a base de radioterapia, para câncer de bexiga.

Os casos acontecem 90% em mulheres e isso acontece por que a anatomia do órgão genital feminino favorece a contaminação por bactérias. Existem vários tipos de cistites, como a cistite aguda, a instersticial (crônica), a trigonite, cistite actínica, etc.

Cistite Actínica Após Radioterapia

Este tipo também pode ser conhecido como cistite por radiação. Por que, neste caso, ela é um efeito colateral muito indesejado que ocorre quando uma pessoa está passando ou passou por tratamentos de radioterapia para curar câncer de bexiga.

Cistite Actínica

Cistite Actínica

Este problema pode se manifestar algum ou muito tempo depois de o paciente terminar as sessões de radioterapia. Podendo surgir até 14 anos depois de terminar a radioterapia. E os casos podem ser graves ou leves, dependendo do nível de inflamação em que a bexiga se encontra. E a partir da definição do grau da cistite, o tratamento pode ser indicado. Geralmente é feita à base de medicamentos orais, e também fisioterapia.

A cistite actínica ocorre por que a radiação das maquinas e radioterapia causam alterações nos tecidos da bexiga, podendo danificá-los. Com isso pode haver espessamento e necrose, com pontos de sangramento, nas células de revestimento interno do órgão, com isso há alterações na função e aí os sintomas aparecem.

Os pacientes sentem ardência, dor e coceira ao urinar, urgência para urinar, incontinência urinária, cólicas e espasmos, dor durante o ato sexual, dor e desconforto no pênis, etc.

Como Curar

A mudança na rotina é fundamental. Aumentar drasticamente a ingestão de água é indispensável, além disso adotar hábitos alimentares mais saudáveis também auxiliam no tratamento.

Na cistite actínica deve-se avaliar individualmente o paciente e definir o nível em que está. Com isso há vários tipos de tratamentos. Se há infecção o uso de antibióticos irá provavelmente ser combinado com algum outro tratamento, mas não deve de maneira alguma ser deixado de lado, pois a infecção irá piorar a medida em que o tempo passa.

Se não há infecção o paciente pode ser submetido a fisioterapias. Também há tratamento com aplicação de botox, que serve para aliviar a dor e também melhora a função muscular da bexiga, consequentemente o paciente irá urinar mais normalmente, sem incontinência, dor ou urgência. Há também outra terapia invasiva chamada de hidrodistensão, que é a aplicação de água na bexiga para distensão e aumento do tamanho do órgão. Ou também o médico poderá solicitar uma cirurgia, geralmente para casos mais graves.

Alguns chás caseiros podem auxiliar no tratamento e melhoria da dor, mas não substituem de maneira alguma a consulta e o tratamento com um médico especialista. São eles: chá de cavalinha, chá de uva ursina, chá de salsinha, chá de cabelo de milho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *