O Que é e Quais as Diferenças Entre Prótese e Órtese?

Vamos falar um pouco, sobre a questão dos benefícios de se desenvolver e usar pelas chamadas órteses e próteses e como este tipo de questão pode ser muito útil, para o desenvolvimento de correção de pequenos problemas ortopédicos e outros tipos de problemas que se precise usar por órtese ou mesmo prótese.

A quem associe o uso de órtese e próteses? A apenas casos de amputação e para eventuais correções, porém é extremamente importante que você entenda, que o uso deste tipo de instrumento é algo que [e dado como um uso extremamente necessário, porém não necessariamente precisa ser permanente, porém o uso de prótese e órtese é algo que se deve entender como vital para sucesso em todos os tratamentos que se aplique este tipo de equipamento.

O Que é Órtese?

A órtese, entra no campo de definição de determinados tipos de próteses, as quais se destinam basicamente para o desenvolvimento de algum tipo de correção ortopédica, ou mesmo, de correção muscular que pode ser tida como uma espécie de prótese menor, destinada para a correção de eventuais problemas de coluna ou mesmo para a substituição de um dente.

Ao contrário da prótese, que é algo extremamente importante e se destina para as chamadas substituições, mais complexas este tipo de instrumento ortopédico, que se destina basicamente a ser um instrumento pelo qual se destina para pequenas correções da parte afeta, que não necessariamente, precisa ser coluna ou membros pode ser por exemplo, um dente e em determinadas partes do corpo.

Outra diferença, que também pode ser muito importante principalmente quando falamos em termos de prótese, é que geralmente se usa por uma órtese, justamente para isto para fazer a correção de maneira constante de determinado membro, que passa a fazer falta seja por mutilação ou outro problema qualquer, que deve ser considerado como uma excelente opção ortopédica e de outras partes do corpo.

Por isso, quando falamos de órtese, estamos falando em basicamente por determinado tipo de equipamento, que se destina para a substituição de uma parte grande ou pequena do corpo, porém é importante que se diga que não necessariamente, uma prótese, pode ser tida como algo que pode ser usada como dispositivo de substituição.

E Uma Prótese o que é?

Quando falamos em termos de prótese, estamos falando basicamente de um tipo de dispositivo que se destina a correção e em alguns casos para a substituição de determinada pate do corpo afetada, só que ao contrário da órtese, que geralmente é utilizada para a substituição de determinados membros do corpo uma prótese, não precisa ser usada somente para a substituição de determinada parte do corpo e sim para correções mais complexas.

Alias geralmente o uso da prótese, é indicado justamente para a correção de determinado problema em determinado membro mas que seja algo mais grave a mesma regra, geral vale para substituição, por exemplo temos o caso de perda total ou mesmo parcial de uma parte do braço, onde se indica para estes casos o uso de prótese, como instrumento de correção da perda parcial do membro.

Outro uso, que está sendo muito empregado principalmente quando falamos em termos de prótese, é no auxílio de recuperação de determinados movimentos dos membros por exemplo, pessoas com problemas diversos, como por exemplo LER(Lesão por esforço repetitivo), que é uma doença de trabalho que ocorre nas mãos, e que precisam por usar temporariamente ou não usar por uma prótese para desenvolver de maneira correta pelos movimentos da mão, tendem a ser beneficiadas com o uso cada vez mais contínuo deste tipo de instrumento.

Por isso, se dize que é muito importante e fundamental que quando falamos em termos tanto de prótese como de órtese, que se pense na questão do uso deste tipo de equipamentos, seja qual for para o desenvolvimento de processos de recuperação do paciente e que sejam processos que tragam uma certa eficiência, principalmente quando falamos em termos de relação custo e benefício para o paciente.

Quando se usa Órtese e Quando se usa a Prótese?

Não existe uma regra, geral quanto ao uso de forma correta ou mesmo incorreta de equipamentos como por exemplo a órtese e a prótese, de forma geral tudo vai depender de uma avaliação precisa do médico sobre qual equipamento é melhor que utilize.

Mas falando de forma bastante superficial, podemos dizer que o uso de maneira contínua e de se fazer uso de forma correta deste tipo de equipamento, se mostra como sendo algo extremamente importante e que tende a fornecer um resultado muito bom no processo de tratamento.

Em vias gerais a órtese é dispositivo, que se usa geralmente para as substituições de determinadas partes do corpo ou mesmo como suporte para determinadas partes do corpo, e as próteses podem ser tidas como algo que são extremamente importantes, principalmente quando falamos em termos de desenvolvimento de soluções mais complexas.

Quando falamos em termos de desenvolvimento de soluções mais complexas, estamos falamos de modo muito único e especial do desenvolvimento de soluções que atendam a determinados tipos de problemas por exemplo, quem costuma operar da coluna não vai poder substituir nenhuma parte da coluna apresentada, porém vai precisar fazer uso de determinada prótese ou mesmo uma ortese, mesmo que momentaneamente para se locomover.

Dai entra o que se chama nos dias de hoje de o papel mais complexo do uso de prótese e órtese, que consiste em se fazer este uso de forma mais contínua tanto quando falamos da prótese como quando falamos da órtese, pois sim em certas situações o uso de órtese, costuma a atender de forma mais eficaz por problemas de maior complexidade, que tendem a ser corrigido de forma mais tempóraria ou mesmo em casos de questões permanentes.

Por um outro lado, se pode ser que seja indicado para este exemplo o uso de órtese que também pode ser usado em processos corretivos, por isso que é muito necessário, que quando desenvolvemos por determinada solução passemos a desenvolver algo com base em uma avaliação clínica.

O Que é Mais Barato? Órtese ou Prótese?

É importante, se destacar que a relação de custo e benefício, deve ser baseada não somente no preço, como também na questão do custo-benefício, ou seja, do quando se pode ter de retorno deste tipo de investimento, que também deve ser considerada, como de vital importância para uma análise digamos mais fria e calculista de toda está questão.

Portanto, quando vamos falar da chamada relação de preço, que é algo considerado como fundamental temos que levar em consideração a existência de diversos fatores, pelos quais se devem ter como base uma concepção que una preço e relação custo e benefício de determinado produto.

Em termos de valores, podemos afirmar que os valores são bastante variados, variando conforme a necessidade de cada paciente e conforme a localidade, existem próteses que são mais baratas e de um outro lado existem órteses, que também costumam a ser mais baratas, se mostrando como uma excelente relação de consumo.

Por isso, podemos dizer que quando falamos em termos de comparativo de órtese e prótese sob os mais diversos aspectos, que vão desde aspectos técnicos indo até a aspectos mais relacionados a custos, podemos dizer que tanto a órtese como a prótese, se mostram como uma excelente solução para se aplicar em terminado tratamento.

Para finalizar, podemos afirmar que do momento em que falamos da relação de consumo e dos aspectos técnicos, se deve entender que a forma com que devemos enter com relação a estes equipamentos deve ser tida como uma forma muito variada e portanto deve ser determinada pelo médico.


Compartilhe!!!!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *