Distensão Muscular da Virilha

Todos sabemos a importância da realização de atividades física e por isso quem quer chegar na velhice e continuar a aproveitar o que o mundo tem a oferecer com excelente qualidade de vida sabe que é necessário a realização de ao menos três vezes na semana uma atividade física. São diversos os exercícios que geram, além daquela liberação de endorfina responsável da sensação gostosa de prazer, que vão nos ajudar também a perder ou manter o peso ideal para não sobrecarregar nossas articulações, que vão fortalecer nossa musculatura impedindo futuras dores articulares e na coluna.

Apesar de todos os benefícios que a atividade física pode ocasionar, algumas vezes, quando praticada de maneira intensa ou incorretamente, ela pode causar algum prejuízo ao corpo. Uma das lesões que a atividade física pode ocasionar é a distensão ou estiramento muscular. Esse tipo de lesão na musculatura ocorre com frequência entre os esportistas. Para ocorrer a distensão muscular há uma força que está sendo aplicada naquele músculo e essa força acaba levando a um estiramento excessivo das fibras musculares e pode levar a um rompimento de algumas fibras musculares onde essas se ligam ao tendão.

Essa lesão que ocorre na musculatura pode ser de diferentes graus dependendo do comprometimento local que teve, pode ser uma lesão leve, moderada ou grave. Quando é uma lesão leve ocorre dano de apenas algumas fibras da musculatura com pequeno edema e desconforto e ocorre uma mínima perda de força do membro afetado, no caso, se o comprometimento for na virilha a perda de movimento da coxa é pequena.

Em comprometimentos da musculatura moderado o dano que ocorre no local é maior e a perda da função, ou seja a perda de movimento será mais sentida. Além de prejudicar a movimentação haverá no local a formação de um hematoma, ou seja, a região ficará com a cor roxa por cerca de três dias no máximo. Já na lesão grave há rompimento sério das fibras musculares, se rompe todas as fibras daquele músculo e a pessoa fica impossibilitada de realizar o movimento que aquele músculo é responsável por executar. No caso de distensão grave da virilha a pessoa ficará incapaz de dobrar sua coxa. Além de prejudicar gravemente o movimento a pessoa terá no local a presença de edema, ou seja, a região ficará inchada e além do edema há também presença de hemorragia.

Sintomas Ao Distender a Virilha

Quando ocorrer a distensão na musculatura a pessoa irá sentir muita dor na região da virilha e a dor persiste tanto ao contrair quanto ao alongar a musculatura do local. Para avaliar a situação da lesão o médico pode pedir exames como radiografias, ultrassonografias e tomografia computadorizada que irão avaliar a situação dos tendões, músculos e partes moles.

O Que Fazer Para Tratar?

Em um primeiro momento deve-se evitar o aumento da lesão, por isso as primeiras 24 horas são fundamentais no tratamento. Inicialmente deve-se aplicar gelo no local, realizar compressão e elevação do membro e evitar a mobilização do local distendido, portanto quando for uma distensão na virilha deve-se evitar andar excessivamente. Apenas após três a quatro dias que pode iniciar a movimentação da coxa e realizar de modo suave um alongamento, isso irá favorecer o reparo correto e organização das fibras musculares que estão se regenerando. É importante em casos graves realizar o acompanhamento de um profissional habilitado, como um fisioterapeuta que irá ofertar a pessoa os movimentos corretos a serem realizados, além de verificar a carga que pode ser levantada para aquele estado que a pessoa se encontra no momento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *