O Sono do Bebê E da Criança

Crianças e Sono

Todas as pessoas vivas precisam dormir. O sono é a principal atividade do cérebro durante o desenvolvimento precoce.

Os ritmos circadianos, ou o ciclo sono-vigília, são regulados pela luz e escuro e esses ritmos têm tempo para se desenvolverem, resultando nos horários de sono irregulares de recém-nascidos.

“Os ritmos começam a desenvolver-se em cerca de seis semanas, e por três a seis meses, a maioria das crianças tem um ciclo vigília-sono regular”.

Com a idade de dois anos, a maioria das crianças passa mais tempo dormindo do que acordadas e, em geral.

O sono é especialmente importante para as crianças, uma vez que afeta diretamente o desenvolvimento físico e mental delas.

Sono da Criança

Sono da Criança

Existem Dois Tipos Alternados Ou Estados de Sono:

Eye Movement Non-Rapid (NREM) ou sono “tranquilo”.  Durante os estados profundos de sono NREM, o fornecimento de sangue para os músculos é aumentado, a energia é restabelecida, o crescimento e reparação dos tecidos ocorrem, e importantes hormônios são liberados para o crescimento e desenvolvimento.

“Rapid Eye Movement (REM) ou sono “ativo”.  Durante o sono REM, nossos cérebros estão ativos e os sonhos ocorrem.  Os nossos corpos tornam-se imóveis, a respiração e os batimentos cardíacos ficam irregulares”.

Os bebês passam 50 por cento do seu tempo em cada um desses estados e o ciclo de sono é de cerca de 50 minutos.

Aos seis meses de idade, o sono REM é composto por cerca de 30 por cento do sono.  No momento em que as crianças atingem a idade pré-escolar, o ciclo de sono é a cada 90 minutos.

Sono e Recém-Nascidos (1-2 meses)

“Para o recém-nascido, o sono durante os primeiros meses ocorre em torno do relógio e do ciclo vigília-sono interagindo com a necessidade de ser alimentado, ter suas fraldas trocadas e nutrido”.

“Os recém-nascidos dormem um total de 10 a 18 horas por dia em um horário irregular, com períodos de 1-3 horas gastas acordado. O período de sono pode durar de alguns” minutos a várias horas.

“Durante o sono, muitas vezes eles estão ativos, contraindo seus braços e pernas, sorrindo, chupando o dedo, e geralmente parecem inquietos”.

Necessidade de Dormir

“Os recém-nascidos expressam suas necessidades de dormir em diferentes maneiras. Algum barulho, grito, esfregar os olhos pode indicar esta necessidade pelos gestos individuais”.

É melhor colocar os bebês na cama quando estiverem com sono, mas não dormindo.  Eles são mais propensos a adormecerem rapidamente e, finalmente, aprendem a dormir.

“Os recém-nascidos podem ser incentivados a dormir menos durante o dia, expondo-os à luz e ao barulho, e jogando mais com eles durante o dia. Ao anoitecer, o ambiente pode ser mais silencioso” e com menos atividade.

Dicas Para Recém-Nascidos Dormirem Bem

1. Observar os padrões de sono do bebê e identificar seus sinais de sonolência;

2. Colocar o bebê no berço quando sonolentos, não quando já estiverem dormindo;

3.     “Colocar a criança para dormir em seu / sua volta com o rosto e a cabeça cobertos de itens macios”;

4.  Incentivar o sono noturno.

Sono-Rescém-Nascido

Sono-Rescém-Nascido

Sono e Bebês (3-11 meses)

“Aos seis meses de idade, as mamadas noturnas geralmente não são necessárias e muitas crianças dormem durante a noite. Setenta a oitenta por cento irá fazê-lo aos nove meses de idade”.

“Os bebês normalmente dormem 9 a 12 horas durante a noite e levam 30 minutos para cochilos de duas horas, uma a quatro” vezes por dia, menos à medida que atingem uma idade mais madura.

“Quando as crianças são colocadas na cama com sono, mas não dormem, elas são mais propensos a adormecerem de forma independente no momento de dormir e voltam ao sono durante a noite”.

“Aqueles que se acostumaram à assistência dos pais na hora nesse momento, muitas vezes tornam-se “sinalizadores” e choram por seus pais para ajudá-los a voltar a dormir durante a noite”.

Questões Sociais

“As questões sociais e de desenvolvimento também podem afetar o sono. As crianças seguras que estão ligadas aos seus genitores podem ter menos problemas de sono, mas alguns também podem ficar relutantes” para desistir desse compromisso para o sono.

“Durante a segunda metade do ano, as crianças também podem sofrer de ansiedade de separação.  A doença e o aumento do desenvolvimento motor também podem perturbar o sono”.

Dicas Para o Bebê Dormir Bem

1. Desenvolva dia e horários regulares para a criança dormir.

2. Crie uma rotina de dormir consistente e agradável.

3.  Estabeleça um ambiente regular “tranquilo para o sono”.

4. Incentive o bebê a dormir de forma independente.

Dormindo Bem

Dormindo Bem

 

Sono e Crianças (1-3 anos)

“As crianças precisam de cerca de doze a quatorze horas de sono em um período de 24 horas.  Quando atingem os 18 meses de idade, os seus cochilos vão diminuir para uma vez” por dia, com duração de aproximadamente três horas.

Esses cochilos não devem ocorrer muito perto da hora de dormir, pois podem retardar o sono à noite.

“Muitas crianças experimentam problemas de sono, incluindo resistir ir para a cama e despertares noturno. Medos e pesadelos à noite também são comuns”.

“Muitos fatores podem levar a problemas de sono.  Falta de independência, problemas motores, cognitivos ou nas habilidades sociais podem interferir com o sono”.

“Além disso, sua capacidade de sair da cama, a ansiedade da separação, a necessidade de autonomia e o desenvolvimento da imaginação da criança podem levar a transtornos do sono”.

A sonolência e problemas de comportamento durante o dia podem ser sinal de falta de sono ou de algum problema.

Dicas Para As Crianças Dormirem Bem:

1. Mantenha um horário de sono diário e uma rotina de dormir consistente;

2. Torne o ambiente de quarto o mesmo, todas as noites;

3. “Estabeleça limites que sejam consistentes, e possíveis de serem cumpridos. Incentive o uso de um objeto de segurança, como um cobertor ou um bicho de pelúcia”.

Sono e Crianças Pré-Escolares (3-5 anos)

“As crianças pré-escolares normalmente dormem de 11-13 horas a cada noite e a maioria não cochila depois de cinco anos de idade. Tal como acontece com crianças mais jovens, a dificuldade” em adormecer e acordar, durante a noite é comum.

“Com o desenvolvimento da imaginação, as crianças pré-escolares costumam apresentar medos noturnos e pesadelos. Além disso, o sonambulismo e o terror noturno podem aparecer durante os anos pré-escolares”.

Dicas Para Crianças Pré-escolares Dormirem Bem

1. Mantenha um horário regular e consistente para o  sono.

2. Tenha uma rotina de dormir relaxante que termine no quarto onde a criança dorme.

3. “A criança deve dormir no mesmo ambiente todas as noites, em um quarto silencioso e escuro, e sem TV”.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *