Tudo Sobre Hérnias de Disco: Problemas na Coluna Vertebral

O Que É Hérnia de Disco?

Para entender o que é hérnia de disco é necessário saber um pouco mais sobre a coluna vertebral. Basicamente a coluna vertebral, como o próprio nome sugere, é composta por vértebras. Dentro dessas vértebras existe um canal pelo qual passa a medula espinhal ou nervosa.

Para evitar o atrito entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares existem os discos intervertebrais. Esses discos têm o formato de anel e são feitos de tecido cartilaginoso e elástico. O objetivo é que esses anéis amorteçam o impacto e aliviem o atrito evitando problemas.

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

Porém, conforme vamos envelhecendo e usando repetitivamente os discos eles vão se desgastando. Esse desgaste é o que facilita a formação das chamadas hérnias de disco, basicamente parte dos discos sai da posição em que deveria ficar e acaba comprimindo as raízes nervosas que saem da coluna.

Em geral a hérnia de disco é mais comum nas regiões cervical e lombar pelo fato de serem regiões mais expostas a movimentos repetitivos e também porque suportam mais carga.

As Causas da Hérnia de Disco

A causa mais preponderante para o surgimento de hérnias de disco é a predisposição genética. As causas que atuam como fatores agravantes são o envelhecimento, sedentarismo e tabagismo. Quem carrega ou levanta muito peso no dia a dia acaba comprometendo o seu sistema muscular responsável por dar sustentação a coluna vertebral. Isso favorece o aparecimento das temidas hérnias de disco.

Hérnia de Disco na Prática

A hérnia de disco surge quando os discos da coluna vertebral saem do lugar ou então se abrem (esse rompimento pode ser causado devido a uma lesão ou mesmo a um grande esforço). Quando os discos apresentam problemas pode começar a existir pressão dos nervos espinhais é isso que causa a dor, cãibras ou fraqueza.

Geralmente a hérnia de disco acontece com mais frequência na parte inferior da espinha, a região lombar. Poucos casos de hérnia de disco são referentes aos discos do pescoço (cervicais). São raros os casos de hérnia de disco dos discos da parte superior e média das costas (torácicos).

Os Sintomas

É muito importante saber que a hérnia de disco pode ser assintomática então somente não sentir dores não te exclui da possibilidade de ter a doença. Entre os sintomas estão dor leve, moderada ou mesmo forte. A dor muito forte pode chegar a ser incapacitante fazendo com o que o paciente não consiga se movimentar.

Existem ainda outros sintomas variados que dependem da área que teve a raiz nervosa comprimida. Dentre os sintomas mais comuns estão a parestesia que é um tipo de formigamento que pode ou não ter dor; também pode surgir dor na coluna, nas pernas como um todo ou somente nas coxas e no braço.

Sintomas

Pessoas Mais Predispostas

Em geral essa doença se manifesta em pessoas que tem entre 30 e 50 anos, porém, isso não exclui por completo crianças, jovens e idosos. Para se ter uma ideia pesquisas revelaram que depois dos 50 anos cerca de 30% da população do mundo apresenta algum tipo de forma assintomática de problemas na coluna.

O Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico o médico pode levar em consideração apenas os sintomas da doença e ainda exames neurológicos. Dentre os exames usados mais convencionalmente estão tomografia, ressonância magnética e raio X. Os exames ajudam a determinar o local e o tamanho da lesão na coluna.

Como Prevenir a Hérnia de Disco

A melhor maneira de prevenir a hérnia de disco é manter uma rotina de bons hábitos referentes a ergonomia. Podemos destacar a prática de atividade física regularmente, alongamentos, exercícios que tenham como foco fortalecer a musculatura além de no dia a dia manter a postura corporal correta. Com esses cuidados é possível evitar problemas de coluna.

Tratamento

Hérnias de Disco na Coluna Lombar

Quando as hérnias de disco estão na coluna lombar costumam responder de forma eficaz ao tratamento clínico convencional. Na maioria dos casos é possível se recuperar totalmente apenas com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. O paciente deve fazer repouso e também sessões de fisioterapia além de acupuntura.

A boa notícia é que em cerca de um mês 90% dos pacientes desse tipo de hérnia estão prontos para voltar a realizar as suas atividades do cotidiano.

Hérnia de Disco na Coluna Cervical

Esse tipo de hérnia pode aparecer diretamente nessa região da coluna ou então ser causada devido a alteração na curvatura e posicionamento da coluna vertebral durante a ocorrência de hérnia lombar. O médico considera a gravidade dos sintomas do paciente para decidir se o tratamento será cirúrgico ou não cirúrgico.

Porém, vale ressaltar que apenas se recomenda o tratamento cirúrgico nos casos em o paciente não responde ao tratamento convencional. Há ainda a recomendação de cirurgia para os casos de compressão do nervo que é feita por parte do disco que saiu do lugar, isso porque quando se resolve o problema mecânico é possível eliminar a dor completamente.

Recomendações Para Evitar a Hérnia de Disco

  • – Os excessos contribuem e muito para o desenvolvimento de hérnia de disco então evite fumar e beber em excesso além de praticar exercícios além dos seus limites físicos.
  • – Mantenha a postura sempre correta seja quando está sentado ou mesmo quando está em pé. Quando você anda com a postura errada está contribuindo para a formação de hérnias de disco.
  • – Inclua os exercícios físicos no seu dia a dia, pois a vida sedentária é uma das grandes vilãs na formação das hérnias de disco além de ser um fator preponderante para diversos outros problemas de saúde.
  • – Conte com a ajuda de um profissional para te orientar em relação a qual o melhor tipo de atividade física para a sua idade e para o seu corpo. Fazer exercícios físicos inadequados também contribui para a formação das hérnias de disco.
  • – Se os sintomas de hérnia de disco voltarem quando você está realizando atividade física suspenda os exercícios e procure ajuda médica.
  • – Quem fez cirurgia para resolver o problema de hérnia de disco deve seguir a risca as orientações do médico para evitar que apareça uma nova hérnia nesse local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *