Prótese Adesiva

Ter um sorriso bonito é o sonho de vários brasileiros. Isso porque, o ato de sorrir é a primeira impressão deixada por quem nos conhece ou conhecemos, além, é claro, de deixar o visual ainda mais bonito.

No entanto, muitas pessoas dizem ter problemas com seus dentes, que vai desde pequenas deformações na mandíbula, mancha nos dentes a até mesmo cáries. E o tratamento, muitas vezes, é caro para ser feito em sua plenitude.

Por conta da falta de cuidados, as pessoas acabam perdendo os seus dentes, seja por conta das cáries ou por outros problemas associados ao mau uso e higienização da arcada dentária. Para sanar tais problemas, muitos consultórios odontológicos – e, até mesmo, clínicas especializadas- oferecem aos clientes formas de recuperarem o sorriso facilmente, que vão desde os implantes dentários, as dentaduras e até mesmo as próteses adesivas, que é o assunto do nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre essa nova forma de recuperar a beleza de um sorriso bem cuidado, bem como algumas informações importantes acerca dessa nova técnica. Vamos lá?

As Próteses Dentárias

As próteses dentárias são nada mais nada menos do que elementos utilizados para se restabelecer a aparência e a saúde da boca, por meio de intervenções pouco ou muito invasivas, tendo, por objetivo, restaurar os dentes e, por fim, promover uma melhora da autoestima pessoal.

É uma ciência considerada arte por muitos setores da medicina, tanto é que a prótese é elaborada tanto pelo cirurgião dentista, quanto pelo protético, responsável, também, pela confecção da prótese. É muito comum as pessoas confundirem o dentista com o protético, mas deve sempre ter em mente que o protético trabalha sempre nos bastidores, não tendo contato direto com o paciente, sendo esse o trabalho do cirurgião.

Voltando ao assunto das próteses, existem 3 divisões que explicitam bem a diferença entre as próteses. Confira:

– Prótese Dentária Fixa: Essa prótese se chama fixa por conta que o cirurgião utiliza o que sobrou do dente do paciente para servir como um apoio para poder colocar a prótese, cujo nome para elas são as “coroas” ou “pontes”. As coroas são algumas chapas que podem utilizar tanto a cerâmica quanto uma liga metálica, substituindo a capa original do dente. As “pontes”, por sua vez, se sustentam em outros dentes – ou nas partes que sobraram- para poder colocar as próteses, sendo que esse tipo de prótese é o mais comum entre as pessoas.

Prótese Dentária Removível: Conhecida popularmente como “dentadura”, as próteses dentárias removíveis são, assim como as pontes, uma das mais comuns utilizadas pelos Brasileiros. É, também, a opção de prótese que mais possui vantagens: pode ser removida pelo usuário em sua totalidade, facilitando o trabalho de limpeza da prótese.

A dentadura pode ser dividida em prótese total ou parcial. É dito que as próteses parciais nada mais são do que apenas a parte necessária a ser restaurada, como a parte de cima ou a parte debaixo da arcada dentária. E, as próteses totais indicam que é necessária uma intervenção completa na cavidade bucal do paciente, ou seja, a prótese dentária irá substituir toda a arcada dentária do paciente, restando, apenas, os dentes ou partes deles que irão ser usados como base de apoio.

Próteses sob os Implantes: Essa categoria está relacionada com a utilização de próteses (que pode ser em formato de capas para os dentes) para repor um ou mais implantes que tenham se perdido ou se deteriorado com o tempo.

A Prótese Fixa X Prótese Adesiva

As próteses, como já se sabe, evoluíram bastante, chegando ao consumidor várias opções para que possa, enfim, recorrer a métodos menos invasivos para evitar transtornos ou dores de cabeça ao paciente. Como você já deve ter visto acima, existem várias próteses, cada um para cada caso específico, sendo a critério do cirurgião escolher aquele que será o mais adequado para o caso do paciente.

Para isso, existem as próteses fixas e as próteses adesivas, cuja diferença entre elas será conhecida agora.

Prótese Adesiva

A prótese adesiva, como o próprio nome já diz, é um procedimento onde a prótese pode ser retirada, se caracterizando em um processo menos invasivo que a prótese fixa. Os espaços onde são colocadas as próteses dentárias adesivas são, geralmente, pequenos, o que contribui para o uso da prótese adesiva, onde o desgaste no dente é menor, pelo dentista promover atrito somente no esmalte dentário.

O desgaste que vai ser promovido pelo dentista nos dentes tem como objetivo a criação de bases em tais dentes para que a prótese possa se encaixar adequadamente, sem afetas os dentes naturais ou o funcionamento normal da prótese na boca do paciente.

As próteses adesivas também podem caracterizar as faixas adesivas que são colocadas nas dentaduras, coroas ou pontes com o intuito de fazer com que a prótese fique segura dentro da boca do paciente, sem que ela fique “dançando” na cavidade bucal enquanto a pessoa come, fala, ri, etc.

Prótese Fixa

A prótese fixa é um procedimento mais invasivo e tem caráter permanente, ou seja, não pode ser retirada pelo paciente em seu dia a dia. Consiste em um processo onde o dentista irá desgastar os dentes – mais severamente do que no processo da prótese adesiva- para poder fixar a prótese e deixá-la com ar mais natural.

Uma das desvantagens da prótese fixa é, justamente, a falta de mobilidade da prótese, ou seja, o paciente não poder removê-la a fim de fazer uma limpeza completa em sua cavidade bucal. Além disso, problemas que poderiam ser resolvidos facilmente pelo paciente que dispõe de uma prótese removível deve se dirigir até o dentista para resolver tais incômodos.

No entanto, o preço da prótese fixa costuma ser mais baixo que o da fixa, justamente por essa última dar uma liberdade maior a que a usa. Se você está precisando usar próteses, não deixe de consultar seu dentista para que ele avalie o seu caso e, se necessário, que ele recomente qual a melhor prótese a ser usada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *