Como é Feita a Prótese Dentária?

Cuidar bem da saúde bucal é essencial para poder sorrir sem medo e também para evitar o surgimento de doenças que chegam ao nosso organismo através da boca. Um dos tipos de tratamentos dentários que mais assusta os pacientes é aquele em que é necessário colocar uma prótese produzida em laboratório. Saiba que com a evolução da tecnologia é possível acelerar o processo de substituição de dentes e com muito menos sofrimento. Não fuja da cadeira do dentista, pois é bem menos assustador do que parece!

A Perda do Dente

A necessidade de uma prótese dentária feita em laboratório surge do fato de que um dente foi perdido. Os dentes podem cair ou ter que ser extraídos devido a cáries, traumatismos ou mesmo por algumas doenças gengivais. A última é a causa que mais acarreta no aumento do número de pessoas que precisam se prótese dentária.

Desequilíbrio na Arcada Dentária

O principal motivo pelo qual é necessário colocar uma prótese quando um dente é perdido não é estético. O surgimento de um espaço sem dente na arcada dentária pode ser bastante prejudicial porque os dentes que ficam do seu lado ou mesmo em oposição a ele começam a se mover de maneira a tentar preencher esse espaço. Isso causa uma série de desequilíbrios na arcada que podem ser bastante inconvenientes.

Problemas Para Mastigar

A falta de um dente cria um problema de reabsorção no osso alveolar (um osso de característica esponjosa em que ficam as raízes dos dentes), basicamente o organismo perde a capacidade de absorção pelo dente que está faltando.  O objetivo então de usar uma prótese dentária feita em laboratório é que se possa devolver essas funções para aquele que perdeu o dente.

Tipos de Prótese Dentária

Tendo como objetivo devolver para o dono do dente perdido a sua capacidade de mastigar e também a autoestima pelo preenchimento do espaço aberto podem ser usadas dois tipos de prótese: a fixa ou a móvel. Como o próprio nome indica a prótese fixa é definitiva e por isso mesmo mais cara. No caso da móvel os preços são mais em conta, mas se tem a questão que não é uma prótese definitiva.

Diferenças Entre Próteses Fixas e Móveis

Prótese Móvel

Para muitos essa prótese pode ser comparada com uma dentadura, pois consiste num tipo de prótese que pode ser colocada e tirada. Em geral a prótese móvel conta com um sistema que permite fazer a retirada com facilidade e que esconde bem que não são dentes naturais.

Prótese Fixa

Essa prótese é colocada com a ajuda de parafusos tornando-se assim afixada a boca do paciente. Pode ser parafusada até mesmo nos dentes naturais que ainda estão na boca.

Próteses Parciais e Totais

Os dois tipos de prótese, fixa ou móvel, podem ser totais ou parciais.

Implante Dentário

A realização dos implantes dentários se mostra necessária nos casos em que existe a perda de um ou de mais dentes para que se possa fazer a reposição dos mesmos por meio de prótese fixa. A ideia de fazer o implante é criar uma espécie de raiz para substituir as raízes naturais dos dentes que foram perdidas. O implante pode ser uma solução também em casos de pessoas que por algum motivo de saúde não tem estrutura óssea para receber os implantes. Ter os seus dentes de volta ajuda a recuperar a sua autoestima e a sua autoconfiança.

Próteses Para Substituir Mais de Um Dente

Para quem pensa que as próteses são feitas individualmente é interessante destacar que é possível criar próteses para apenas 1, para 2, para 3 ou para quantos dentes se mostrar necessário. O laboratório irá criar próteses de acordo com a necessidade de cada paciente. Uma mesma pessoa pode ter diferentes tipos de prótese na boca, o objetivo é criar algo que se encaixe perfeitamente aos espaços abertos e que ofereça conforto.

Nos casos em que os dentes caem é fundamental procurar um dentista o mais rápido possível para colocar a prótese, pois quanto mais tempo se demora para fazer esse ‘conserto’ mais prejudicada ficará a sua saúde bucal. A reposição dos dentes que estão faltando é fundamental para manter o equilíbrio na boca. Não deixe de prestar atenção para essa questão que no final das contas impacta também a sua autoestima. O sorriso é essencial para o bem-estar das pessoas.

Mas, Afinal Como se Faz Uma Prótese em Laboratório?

O processo para colocar uma prótese dentária começa com visitas regulares ao dentista para fazer uma limpeza profunda, pois numa boca dominada por cáries não adianta colocar novos dentes, não é mesmo? Com a boca totalmente livre desses problemas o dentista precisa então tirar um molde da boca do paciente para que a prótese possa ser feita sob medida. O molde pode ser incômodo de ser feito, mas não dói nada.

Em seguida esse molde feito pelo dentista segue para um laboratório especializada na confecção de próteses. O profissional que irá confeccionar o material é o técnico de prótese dentária. Para começar a produção das próteses o técnica usa gesso para criar, a partir do molde, uma réplica da boca do paciente. Tendo essa réplica feita é possível começar a fazer as próteses dentárias.

Provas e Aplicação da Prótese

Tem casos em que é necessário fazer diversas provas para que a prótese seja aprovada como ideal para a boca do paciente. O paciente pode dar a sua opinião se acha que a prótese está adequada para substituir os dentes perdidos. Por fim o dentista faz a colocação da prótese na boca do paciente para que o espaço aberto possa ser finalmente fechado. Pode ser que o paciente precise tirar novos moldes da boca se o primeiro apresentar algum defeito que dificulte o trabalho do técnico do laboratório.

Cuide Bem do Seu Sorriso

É importante que você esteja sempre atento ao seu sorriso, pois não se trata apenas de uma questão de autoestima, mas também de cuidado com a sua saúde. Lembramos que a boca é a porta de entrada para uma série de problemas então não descuide e sorria sempre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *