Prótese Dentária

Ter um sorriso bonito é o sonho de maioria das pessoas. Também, não para menos: sorrir, além de fazer bem a saúde, pode ser um ótimo “cartão de visita” para as demais pessoas, já que ele demonstra certa simpatia à pessoa que o porta. Além disso, manter uma boa aparência bucal é essencial para a saúde geral do indivíduo.

Durante muitos anos, a odontologia, que é a graduação especializada na saúde bucal, vem procurando meios para fazer com que os pacientes tenham sempre o melhor tratamento para receber. E isso possibilitou o desenvolvimento de várias técnicas que tem por objetivo restaurar a saúde bucal e, de quebra, propiciar a esses pacientes uma grande autoestima.

Uma das técnicas utilizadas pelos dentistas para que um paciente tenha de volta uma boa arcada dentária é a utilização de próteses, que tem por função melhorar a aparência do sorriso do paciente e, também, ajudá-lo em sua alimentação, enfim. O assunto do nosso artigo de hoje é justamente sobre tais próteses. Aqui, você vai conferir um pouco mais sobre esse assunto, bem como algumas informações relevantes acerca dele. Vamos lá?

As Próteses Dentárias

As próteses dentárias, como já é de conhecimento, são equipamentos desenvolvidos pelos dentistas com o intuito de se restabelecer a saúde bucal do paciente, além de promover uma melhor aparência àquele que se submete aos procedimentos necessários para a implantação de tais próteses. Apesar dos benefícios na saúde bucal, a maioria dos procedimentos realizados com próteses dentárias visa apenas a melhora estética, já que muitas pessoas são insatisfeitas com a aparência de sua boca.

Segundo definições, a prótese dental nada mais é do que uma arte dental, considerada uma ciência que tem por objetivo a reconstrução de tecidos presentes na boca e também de dentes que tenham se perdido. A prótese dentária pode ser definida também como o artefato que é utilizado para substituir a função dos dentes, que é a de mastigar os alimentos e dar boa aparência no sorriso.

Muitas pessoas acabam confundindo o termo “protesista” com o de “protético. A diferença entre eles é que “protesista” é o cirurgião dentista responsável pelas operações necessárias para a implantação das próteses dentárias; já o protético tem por função construir, em parceria com o dentista, a melhor prótese para cada tipo de cavidade bucal, sendo que esse profissional não pode ter contato com o paciente, isso é, não pode atendê-lo na condição de dentista.

A Classificação das Próteses Dentárias

Existem vários tipos de prótese dentária, cada uma específica para um caso diferente. Confira, a seguir, as diferentes próteses dentárias existentes.

Prótese Dentária Fixa

Como o próprio nome sugere, essa prótese é considerada “fixa”, por não poder ser retirada para limpeza ou outra forma de higienização; desse tipo, há dois gêneros de próteses: a coroa e a ponte. A diferença entre ambas é a seguinte: a prótese do tipo “coroa” são confeccionadas utilizando cerâmica ou peças metálicas com o objetivo claro de proteger a parte restante dos dentes de um paciente. Já a ponte tem por função substituir por completo um dente, sendo que o equipamento, para ter a eficácia desejada, deve se apoiar sobre os demais dentes do paciente.

Prótese Dentária Removível

Nesse tipo de prótese, o próprio nome já entrega a diferença entre essas próteses e a prótese fixa: Nesse caso, a prótese é removível, o que pode facilitar e muito a limpeza dos dentes, deixando para trás problemas bucais como cáries, tártaros e outros. Além dessa comodidade, as próteses dentárias removíveis apresentam outras vantagens, como a liberdade para moldar a prótese da maneira mais perfeita possível ao seu usuário.

Tais próteses já está há bastante tempo em circulação: Desde os anos 1950, tais peças são produzidas e abastecem os vários consultórios odontológicos do país. Pesquisadores e cientistas especializados na área dizem que a prótese removível é a melhor entre as existentes atualmente, justamente pela sua facilidade ao limpar e que, também, é a prótese que mais pode gerar conforto para quem usa, bem como melhorar a aparência de tal indivíduo. Por causa disso, geralmente a prótese dentária removível é escolhida pela maioria dos dentistas quando algum paciente apresenta um quadro de saúde bucal que inspira cuidados, tanto para recuperar a saúde da boca bem como da aparência do paciente.

Existem vários tipos de prótese dentária removível, mas a mais conhecida é, sem sombra de dúvidas, a dentadura. A maioria das pessoas que perderam seus dentes são adeptas de tal prótese removível. A dentadura tem a função tanto de suprir a carência total ou parcial de dentes na boca, para a mastigação, bem como para melhorar a aparência facial do paciente.

Prótese Sobre Implantes

Os famosos implantes de cerâmica, a prótese sobre implantes tem como objetivo repor um ou mais dentes que se perderam da boca do paciente, utilizando técnicas para deixar o sorriso do paciente mais bonito, além, é claro, de melhorar a saúde bucal. Podem ser tanto fixas quanto removíveis. As próteses fixas assim permanecem na boca do paciente por conta do processo de cimentação ou de parafusagem da prótese na gengiva do paciente.  Já as próteses sobre implantes móveis possuem um encaixe que pode ser tanto do tipo ring quanto do tipo barra.

Quanto Custa uma Prótese Dentária?

Uma prótese dentária pode variar muito de preço, sendo praticado de acordo com o dentista. Algumas próteses chegam a custar mais de 7 mil reais, dependendo dos materiais utilizados para confeccionar tal produto.  Por conta dos altos preços é que, muitas vezes, pessoas que perderam seus dentes durante a vida não se habilitam a usar tais próteses, permanecendo sem dentição ou com apenas alguns dentes que sobraram em sua boca.

Alguns que possuem maior poder aquisitivo optam pelos implantes, por considerarem que este daria um resultado mais natural à boca e ao seu sorriso. No entanto, o preço de tal procedimento é ainda mais caro que o das próteses convencionais: algumas clínicas chegam a cobrar pouco mais de 1400 por cada dente implantado. Considerando que a cavidade bucal do ser humano tenha mais de 32 dentes, o preço final de tal serviço ultrapassa os 30 mil reais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *