Todos sabem que manter uma alimentação regrada pode fazer com que o organismo tenha vários benefícios a conseguir. Isso pode ser provado pelas dezenas de pesquisas e testes científicos que comprovam a eficácia de uma alimentação equilibrada com a realização de exercícios físicos.
Alimentos naturais como legumes, frutas e outros promovem o bem estar do organismo como um todo, tanto na parte de dentro do corpo quanto na parte de fora. Por exemplo, uma alimentação balanceada pode promover uma boa aparência da pele, evitando manchas e outras coisas desagradáveis como acne.
A alimentação regrada contribui, até mesmo, para a produção de hormônios corporais. Sabe-se que o corpo humano é responsável pela produção de muitos desses hormônios, alguns com importância significativa nos processos regulatórios do organismo. A testosterona, por exemplo, é um hormônio que é produzido em maior quantidade pelos indivíduos do sexo masculino, e é sobre ele que iremos falar no nosso artigo de hoje. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre tais alimentos, bem como algumas informações sobre a importância da testosterona no organismo. Vamos lá?
A Testosterona
A testosterona é, como já mencionado anteriormente, um hormônio da categoria esteroide que é encontrado em mamíferos, aves, répteis e em outros vertebrados. A sua produção se dá, geralmente, pelos testículos (nos machos) e nos ovários (nas fêmeas) sendo que uma pequena parte desse hormônio pode ser excretada, também, pelas glândulas suprarrenais. É o principal hormônio masculino e pode ser considerado como um hormônio anabolizante.
No organismo masculino, a testosterona tem importantes funções, tais como desenvolver os tecidos do sistema reprodutor, auxiliando também que características sexuais apareçam no corpo, como aumento da massa óssea, crescimento de pelos no corpo e, também, o aumento na musculatura. Apesar de também ser detectada no corpo feminino, a concentração do hormônio no organismo masculino é da ordem de 7 a 8 vezes superior à concentração encontrada no corpo das fêmeas.
A testosterona, bem como seus metabólitos, tem suma importância nos comportamentos sociais humanos, sendo que o hormônio pode tender para ações agonistas, tais como as agressões. Para comprovar tal afirmação, diversos estudos na área foram realizados, e concluíram que a testosterona tem forte ligação em acessos de raiva ou adrenalina, ainda atuando no organismo em momentos de competitividade e dominação.
A testosterona é tão importante para o organismo masculino que os seus comportamentos no sexo dependem quase que inteiramente do hormônio. Tanto é que alguns homens, geralmente, com faixa de idade entre 50 e 60 anos, recorrem a tratamentos com testosterona para coibir o desejo sexual. Nos Estados Unidos, o marketing envolvendo medicamentos é permitido por lei, o que faz com que a indústria farmacêutica ofereça aos consumidores produtos variados baseados no hormônio.
Alimentos Que Promovem a Presença de Testosterona no Corpo
Como já dito, existem vários alimentos que ajudam a melhorar os índices de produção do hormônio no corpo humano. Confira, agora, uma lista com alguns desses alimentos, escolhendo o que for melhor para você.
-Carnes com teor baixo de gordura
Uma opção, digamos assim, mais palatável aos olhos de muitas pessoas, o consumo de carnes magras ajuda e muito para a produção do hormônio da testosterona no corpo. Peixes, peito de frango, filé-mignon, alcatra entre outras são apenas alguns dos exemplos de cortes de carnes que podem auxiliar no equilíbrio hormonal no organismo. Além de auxiliar na produção hormonal, tais carnes são ricas em proteínas e vitaminas, como o zinco, que são ótimas para a formação de músculos.
– Cereal: Feijão Preto
Nunca rejeite um convite para saborear uma deliciosa feijoada. Isso porque o feijão preto é outro ótimo aliado para a produção de testosterona. Além da presença de proteínas e nutrientes como ferro, fibras, zinco e outras, o cereal também promove a produção do hormônio da testosterona no corpo humano. Aliás, o feijão preto, em se tratando de concentração de zinco, pode chegar a ser comparada com a presença deste nas carnes vermelhas.
– Legumes, Frutas e Verduras
Apesar de muitas pessoas não gostarem sequer de ouvir a palavra “fruta”, “legume” ou “verdura”, elas devem saber que esses alimentos só tem coisas boas a oferecer. Além de fornecer uma gama imensa de vitaminas, proteínas e outros itens importantes para o corpo, essa leva de alimentos também propicia a produção natural do hormônio testosterona no corpo.
No caso das frutas, opte pelo consumo de laranja, banana, e o maracujá, esse último tendo uma substância calmante que pode ajudar os ansiosos a acalmarem e a dormirem, também. Já na ala dos legumes, não hesite em incluir na sua dieta o pimentão e os brócolis, não se esquecendo de também, é claro, de abusar das saladas de repolho.
– Ovos
Alimentos preferidos dos praticantes de exercícios na academia para obtenção de massa muscular, os ovos também tem grande importância na produção de testosterona. Não se pode esquecer também que, além da presença de proteínas, o ovo é dotado de uma grande porcentagem do chamado “colesterol bom” que é bastante saudável ao coração.
A Alimentação Correta Basta Para A Produção de Testosterona?
Essa é uma questão que deixa uma interrogação em todos. E, aqui, você vai sanar isso de uma vez por todas. Assim como é importante manter uma dieta regrada e bastante regular, é necessário que, juntamente com a dieta, atividades físicas sejam realizadas com frequência, no mínimo a cada 4 dias na semana. Você deve consultar um médico especializado para que ele lhe receite exercícios que mais irão satisfazer o seu organismo. Além disso, o consumo de tabaco, de bebidas alcóolicas e o desgaste da mente com situações de stress atrapalham a produção hormonal do corpo. Para isso, procure realizar atividades que te deixem relaxado, como levar o cachorro para passear, andar de bicicleta, enfim. Evite, também, o consumo de cigarro, já que ele pode fazer com que seu corpo desenvolva inúmeras doenças, assim como as bebidas alcóolicas, que devem ser ingeridas com moderação. Assim, com uma dieta equilibrada e um roteiro de exercícios, o seu organismo irá agradecer e, de quebra, manterá a produção não só do hormônio da testosterona, mas também, de todos os outros que são importantes para ele.