O Que é Uma Úlcera?
A úlcera se trata de uma ferida aberta que pode acontecer em diversas partes do corpo, comumente atingindo mucosas, como a mucosa gástrica, a camada de tecido que reveste a parede interna do estômago.
Como se Forma a Úlcera Gástrica?
A úlcera gástrica, muito comum, é uma lesão muito dolorosa e frequentemente presente naqueles que sofrem de gastrite, que fazem uso frequente de medicamentos e não têm uma dieta balanceada, podendo aparecer também em pessoas com distúrbios como ansiedade ou tem uma rotina muito estressante.
São diversos os fatores que podem desencadear o surgimento da úlcera gástrica. Tais fatores estão relacionados a ação dos ácidos estomacais , como o ácido clorídrico, sobre o epitélio do trato digestivo. Esse ácidos, em pessoas saudáveis, sem acometimentos digestivos, participam da digestão dos alimentos e não machucam a parede gástrica, porque ela é protegida por uma camada de muco. Quando há um excesso de ácido no estômago, seja por causa da liberação exagerada do ácido clorídrico ou devido ao consumo exagerado de alimentos e/ou medicamentos ácidos, essa camada protetora de muco vai reduzindo e ocorre o contato do ácido com a mucosa, lesionando-a e formando a úlcera, que provoca dor/ queimação intensa.
Os Principais Sintomas da Úlcera Gástrica São:
- Dor e/ou sensação de queimação na região central e esquerda do abdome, acima do umbigo, mais perceptível e frequente quando o estômago está vazio, devido ao contato direto do ácido com a parede estomacal, sem a proteção de alimentos;
- Azia e perda do apetite;
- Dor ao consumir alimentos ácidos como café, bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos picantes;
- Náuseas e/ou vômito, em caso mais graves, como na úlcera hemorrágica, estará acompanhado de sangue;
- Fezes indicando presença de sangue, apresentando coloração mais escura/avermelhada, também indicando úlcera hemorrágica;
- Arrotos em grande frequência;
- Dor durante a noite que interrompe o sono.
Como Tratar a Úlcera Gástrica?
O tratamento da úlcera gástrica ou peptídica depende do grau de intensidade em que essa lesão está classificada. A primeira medida a se tomar é consultar um médico para que um correto diagnótico seja feito, porém ao sentir alguns dos sintomas listados acima o ideal é já começar uma dieta mais balanceada, evitantando alimentos ácidos e evitando, também, longos períodos sem comer.
O medicamento mais comumente utilizado é o Omeprazol, que ajuda na proteção da parede. Porém é necessário seguir as instruções e dosagem dadas pelo profissional em saúde para um tratamento mais efetivo da lesão, já que um outro medicamento pode ser mais adequado ou até o uso adicional de antibióticos, visto que junto a lesão pode haver uma infecção bacteriana.
Como Evitar a Úlcera Gástrica?
Além de uma dieta balanceada, rica em fibras e evitando o excesso de alimentos ácidos, é importante ficar atento à sintomas brandos que pode indicar uma gastrite que ainda não gerou lesão, podendo portanto, ser evitada. A ingestão recomendada de água e a adaptação à uma rotina menos estressante também são formas importantes de evitar o aparecimento de tal ferida. O cigarro também contribui para a formação da úlcera gástrica e também deve ser evitado.