Há algum tempo circula nas redes sociais de famosos, médicos e atletas os benefícios da mistura de bicarbonato de sódio com limão. Muitos recomendam essa fórmula “superalcalina” e alegam que suas propriedades fantásticas são indicadas para perder peso, desintoxicar, fortalecer a imunidade, combater infecções, alcalinizar o ph do estômago (torná-lo menos ácido), tratar indigestão, entre outros benefícios.
Mas, assim como existem muitas reportagens boas, há também várias investigações refutando tais benefícios e acusando essa mistura como prejudicial a saúde!
Afinal, será que essa tal receita milagrosa realmente faz bem para a saúde? Ou também pode trazer danos para o corpo e causar um efeito contrário ao desejado?
O limão é um fruto cítrico rico em nutrientes e seu consumo fornece ao corpo diversas vitaminas e minerais, como vitamina C, cálcio, magnésio e potássio. Como qualquer outro fruto, sempre traz benefícios ao corpo e está presente na vida daqueles que buscam uma vida cada vez mais saudável! Além de ser aliado a diversas receitas deliciosas como a famosa torta de limão e uma refrescante limonada!
O bicarbonato de sódio se trata de um sal composto por íons bicarbonato e íons sódio (NAHCO3) na forma de um pó branco e é conhecido, além de seu uso na limpeza doméstica, por seu um potencial antiácido! Quando diluído em água, se torna um poderoso remédio que regula o ph estomacal, ideal, principalmente para aqueles que sofrem refluxo, gastrite e úlcera gástrica.
Ambos parecem fazer muito bem a saúde e realmente prometem seus benefícios no organismo! Além de serem alimentos comuns e baratos, encontrados em qualquer mercado.
Mas essa mistura, se não feita com as quantidades adequadas de seus ingredientes, pode sim prejudicar o corpo! Ingerir além das doses recomendadas, assim como com qualquer outro remédio, pode trazer malefícios ao corpo e até exercer efeito contrário ao que se objetiva!
Essa fórmula, quando consumida excessivamente pode provocar alcalose metabólica (sangue muito básico) provocando dores de cabeça. Além disso, como o bicarbonato de sódio é um sal, pessoas com pressão arterial elevada e doenças renais devem evitar o consumo, afim de não aumentar ainda mais essa pressão.
O limão, inicialmente é ácido, e seu uso exagerado pode piorar quadros de acidez estomacal e causar gastrites! Portanto, o consumo dessa mistura também deve ser evitada por pessoas que não suportam a acidez dessa fruta extremamente cítrica.
A receita também não recomendada a gestantes.
Além disso, para usufruir dos efeitos benéficos da água com limão e bicarbonato de sódio deve ser aliar seu consumo com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físcos. Hábitos mais saudáveis potencializam o efeito dessa fórmula, enquanto que uma vida sedentária e uma dieta desbalanceada produzem um efeito negativo sobre a potência da receita, diminuindo sua eficácia.
Mas Qual é a Forma Correta de Consumir a Mistura de Limão com Bicarbonato de Sódio?
A receita mais recomendada é mostrada a seguir:
Ingredientes:
- 3 limões de qualquer tipo;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 1 litro de água filtrada.
Modo de Preparo:
Esprema ou faça um suco com os 3 limões e água. Em seguida, adicione a colher de chá de bicarbonato de sódio e misture bem. Guarde na geladeira.
Também é possível dividir as medidas da receitas e fazê-la todo dia, em menor quantidade, com os produtos frescos e consumir na hora.
Qual a Forma de Consumo Ideal?
Beber um copo com a mistura de água com limão e bicarbonato de sódio pela manhã, preferencialmente em jejum.
O ideal é alternar, tomando por duas semanas e evitando por duas semanas. Alternando, duas semanas sim, duas semanas não.
Em 1 semana já é possível sentir os benefícios! Lembrando que o excesso pode ser perigoso.