Úlceras correspondem à feridas que ocorrem no revestimento de alguns órgãos do corpo humano, principalmente naqueles relacionados ao sistema digestivo, como estômago e intestino. As úlceras se formam por uma exposição do tecido de revestimento interno do órgão à ácidos e sucos digestivos em excesso, causando uma corrosão neste tecido podendo até mesmo levar à ruptura e, neste caso, é chamada de úlcera estourada.
Causa
Essas feridas podem ser causadas por uma diversidade de motivos. Principalmenta a infecção corporal por uma bactéria chamada de Helicobacter pylori causa o desenvolvimento de úlceras. Mas também o uso constante de medicamentos como os antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e alguns analgésicos, como o ibuprofeno e a aspirina.
Além disso alguns outros fatores relacionados ao estilo de vida podem também causar o desenvolvimento de uma úlcera, sendo o uso de álcool e cigarros os principais. Mas também o estresse e uma alimentação pobre em nutrientes e rica em corantes, gorduras ruins e outros compostos maléficos.
Sintomas e Tratamentos
Os sintomas de uma úlcera podem ser facilmente confundidos com uma indigestão comum. Ou uma indigestão pode realmente ser o resultado da presença de uma úlcera no sistema digestivo.
O principal sintoma é a queimação no estômago, como na gastrite. Essa pode durar alguns minutos ou muitas horas e podem apenas passar com o uso de antiácidos ou remédios.
Há alguns remédios caseiros que podem ajudar nos sintomas das úlceras. E inclusive trabalhar no tratamento delas. Vejamos abaixo alguns:
Probióticos
Os probióticos consistem em alimentos que contenham organismos vivos que ajudam a restaurar a biota intestinal e com isso melhorar os processos digestivos. Uma pesquisa revelou que, apesar de não eliminar totalmente as bactérias, elas podem diminuir a população dos contaminantes e acelerar o processo de cicatrização de feridas. Os alimentos que fornecem probióticos são os alimentos fermentados, os iogurtes, o kefir e suplementos probióticos.
Gengibre
O gengibre é apontado como um remédio para muitos problemas de saúde, pois está relacionado com o aumento da imunidade e também com funções gastroprotetoras. Mas uma pesquisa revelou que além disso, o gengibre pode prevenir úlceras causadas pelo uso constante de antiinflamatórios não esteroidais e também pode tratar as úlceras formadas pela contaminação por H. pylori.
Frutas
Muitas frutas contém um composto chamado flavonoides, geralmente são frutas muito coloridas. Esses compostos podem auxiliar no tratamento de diversos problemas digestivos, como diarreia, gases e inclusive úlceras estomacais. Como isso acontece? Os flavonoides são capazes de aumentar a produção de muco na parede do estômago, e com isso protegendo o revestimento do órgão da proliferação de H. pylori. As frutas que são ótimas fontes de flavonoides incluem mação, amoras, cerejas, limões e laranjas.
Mel
O mel parece quase um milagre. Ele é apontado no tratamento de diversos problemas na saúde do corpo todo. Além de ser um adoçante natural, o mel pode ser uma fonte de nutrientes. Mais do que isso, ele possui efeitos antimicrobianos contra a bactéria causadora de úlceras. E também auxilia no tratamento desta doença por possuir compostos cicatrizantes.
Cúrcuma
A cúrcuma é um tempero, uma especiaria popular da índia mas que está sendo popularizada no mundo todo. Muitos estudos mostram suas propriedades medicinais e seus benefícios para a saúde em geral. Com isso, foi mostrado que a curcumina (composto presente na especiaria) possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e, com isso, prevenindo e tratando úlceras.
Camomila
A camomila foi estudada e apontada como uma planta capaz de acelerar o processo de desinflamação em várias partes do corpo, incluindo as úlceras. Com isso a camomila pode auxiliar na aceleração do processo de tratamento desse problema.
Alho
O alho é um alimento utilizado geralmente como tempero para muitos pratos populares do mundo todo. Mas ele pode também, além de dar sabor e graça a muitas receitas, pode auxiliar no tratamento de muitas complicações e doenças do corpo humano. O alho possui muitos compostos com propriedades antimicrobianas. Com isso ele é potente em combater infecções, ou seja, previne e trata a úlcera por meio da eliminação da bactéria causadora, além de acelerar o processo de cicatrização de feridas.
Aloe Vera
A aloe vera é um óleo muito popular, geralmente encontrado em cosméticos, pois é um ótimo hidratante natural. Esta substância foi também estudada no tratamento de úlceras e inclusive um estudo mostrou que o composto age de maneira muito semelhante à medicação artificial utilizada no tratamento de úlceras.
Suco de couve com salsão
A couve e o salsão são plantas que possuem um alto teor de clorofila, de fibra e de antioxidantes, auxiliando e acelerando o tratamento de úlceras do estômago. Bata no liquidificador salsão com couve e água e beba sem coar, para absorver as fibras. Você pode consumir o suco até cinco vezes ao dia.
Suco de batata
A batata possui compostos que auxiliam na amenização da dor e da queimação no estômago causadas pela úlcera. Então este suco pode ser um “a mais” no tratamento indicado pelo médico. Bata as batatas no liquidificador com água por tempo suficiente para retirar o suco. Coe.
Suco de banana com mamão
O mamão possui uma substância chamada papaína que possui uma grande ação curativa de problemas intestinais e estomacais. E a banana que é um protetor natural da parede do estômago. Juntando os dois você estará criando um poderoso remédio contra as úlceras do trato digestivo. Bata no liquidificador com água e beba em seguida, sem coar.
Suco de cenoura
A provitamina A é uma vitamina capaz de neutralizar os ácidos estomacais. Na úlcera há uma produção exagerada ou um contato maior dos ácidos estomacais com a parede do estômago. Então a cenoura pode ser um grande aliado no tratamento das úlceras. Além disso este alimento possui propriedades cicatrizantes, acelerando na cura das feridas. Bata com água e, se quiser, com um talo de salsão e beba em seguida, sem coar.
Suco de repolho
O repolho é uma fonte de vitamina c que é uma vitamina capaz de auxiliar no tratamento de muitos problemas de saúde. Relacionada com a imunidade e com a cicatrização. Além disso o repolho protege contra o desenvolvimento de cânceres, graças aos biflavonóides e à outras substâncias. O repolho é muito indicado no tratamento de úlceras pois diminui as náuseas e auxilia no funcionamento do sistema digestivo em geral. O repolho, quando utilizado em sua forma crua, natural, ajuda a cicatrizar feridas de úlceras.
Para fazer o suco, você pode misturá-lo com outros alimentos, como cenoura, salsão ou laranja, para ficar com sabor agradável. Lave bem e pique o repolho. Bata com água filtrada até ficar homogêneo. Não beba, deixe fermentar em temperatura ambiente (lacrado, para não haver contaminação). Após três dias coe o suco e guarde na geladeira. Beba duas vezes por dia.