O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa de estilo suave baseada na natureza, não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais. É conhecida pelos benefícios que trás para a saúde, longevidade, forma de meditação em movimento e aplicada como relaxamento mais completo possível da musculatura. Com suas raízes na China, é uma arte atualmente praticada em todo o mundo. Muito apreciada pelos ocidentais devidos aos seus benefícios, oferece aos que vivem no ritmo acelerado das grandes cidades uma fuga para a tranquilidade e equilíbrio.
O caminho para a tranqüilidade e o equilíbrio
O monge Taoísta Chang San-feng em 1200 d.C. criou um templo na Montanha Wu-tang, para o exercício do Taoísmo, com o objetivo de aperfeiçoar a vida humana e ressaltar a harmonia do Yin/Yang como forma de aprimorar o desenvolvimento da mente, habilidade física, meditação natural e movimentos corporais alimentados por uma energia interna. Este sistema de métodos recebeu o nome de Tai Chi Chuan.
Naquela épocam este tinha propósitos de combate, como uma arte marcial visava o desenvolvimento externo e interno. Mas esta idéia foi mudando com o passar dos séculos e acabou dando mais ênfase aos propósitos relacionados ao desenvolvimento da saúde. Os verdadeiros e empenhados mestres ficavam nas montanhas juntamente aos seus seguidores mando assim a arte pura, meditando e praticando diariamente a fim de elevar o espírito, mente e disciplinar o corpo.
Os Estilos do Tai Chi Chuan
Os estilos reconhecidos pela comunidade internacional são cinco, cada um deles recebeu o nome da família que o criou, desenvolveu e transmitiu. Todos seguem os mesmos princípios básicos e tem a mesma essência distinguindo-se apenas na forma. São eles: Tai Chi Chuan estilo Chen, Tai Chi Chuan estilo Yang, Tai Chi Chuan estilo Wu/Hao, Tai Chi Chuan estilo Wu, Tai Chi Chuan estilo Sun. Atualmente, com movimentos fáceis e grandes o Estilo Yang é o mais popular.
Popularidade
Devido à presença de um grande número de chineses em São Paulo e no Rio de Janeiro, a divulgação da prática no Brasil teve início nestes estados no começo da década de 60. Hoje o Tai Chi Chuan é mais conhecido pelas sequencias de movimentos lentos e repetitivos onde a pessoa exercita seu próprio equilíbrio conhecendo o que o afeta e aprende a controlar sua habilidade de administrar os extremos do comportamento e atitude, em níveis mental e físico. Também o auxilia na digestão, acalma o sistema nervoso, é benéfico para o coração e a circulação sanguínea, dão flexibilidade às articulações e rejuvenesce a pele.
No Tai Chi não há idade nem tempo definido, varia para cada pessoa de acordo com suas facilidades ou dificuldades para determinadas sequências de movimentos. Pode ser praticado indefinidamente, aprimorando-se a concentração, relaxamento e leveza a cada dia.
Neto