Histórias de Histeria Coletiva

Às vezes um fator externo faz com que várias pessoas tenham a mesma atitude absurda

Histórias de Histeria Coletiva

Histórias de Histeria Coletiva

A histeria coletiva é um problema psicológico considerado um distúrbio, em que as pessoas começam a apresentar comportamento esquisito ou sintomas de alguma doença sem qualquer razão concreta aparente. É um problema que acontece geralmente com pessoas que estão submetidas a um mesmo ambiente e portanto aos mesmos fatores externos de stress ou ao mesmo estimulo.

OVNIS

Aqui no Brasil a situação aconteceu em 1977 no Pará, em Ilha de Colares. Na época, várias pessoas afirmaram ter visto luzes e objetos voadores não identificados (Óvnis). Outras afirmaram que estabeleceram contato com os extraterrestres e que ficaram com seqüelas devido ao contato com os supostos alienígenas. O caso de histeria foi tão sério e as afirmações de contato com ETs tão massivas que a Aeronáutica fez um estudo sobre o caso.

Doenças Psicológicas

Problema

Problema

Outro lugar que foi palco de um surto popular foi a Cidade do México, em 2006. As histéricas começaram a apresentar sintomas de doença como dificuldade para andar, fraqueza excessiva, febre, desmaio e enjôo. As autoridades investigaram o caso e afirmam que o problema não tem causas físicas ou orgânicas, embora um sexto das garotas do colégio interno tenham apresentado o problema.

Enquanto algumas pessoas ficam doentes, outras se divertem. Na Tanzânia, um surto ocorrido em 1962 fez com que as pessoas ficassem rindo histericamente durante seis meses ininterruptos. A crise, sem motivo aparente começou em uma escola e foi se espalhando pela vizinhança. Em pouco tempo milhares de moradores estavam rindo. O problema é que o excesso de risada resultou em alguns efeitos colaterais indesejados como dores e ataques repentinos de choro. A situação na Tanzânia foi tão grave que foi analisada pelo “Jornal Internacional de Pesquisa sobre Humor”.

Dança para a Morte

E as crises de histeria não são um privilégio de quem nasceu atualmente não: já em 1518 as pessoas tinham crises coletivas. Uma delas ocorreu na França, em Estrasburgo e fez com que 400 pessoas saíssem às ruas dançando, acompanhando uma mulher que saiu pelas ruas a dançar sem música. Esta crise terminou de forma trágica, já que alguns histéricos morreram em decorrência de derrames ou parada cardíaca.

Às vezes um acontecimento isolado desencadeia uma série de eventos que culmina em uma crise de histeria coletiva. Em 2005, no aeroporto de Melbourne na Austrália, uma funcionária teve um desmaio próximo à escada rolante. Logo depois duas mulheres tiveram problemas e desmaiaram também. Por questões de segurança o aeroporto desligou o ar condicionado para evitar um ataque terrorista com gás, mas depois que tudo se restabeleceu as autoridades verificaram que se tratou de uma doença psicogênica de massa, outro nome para a histeria coletiva.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *