Comunidades Alternativas no Mundo

Com o início do movimento hippie nos anos setenta, muitas cidades no mundo inteiro, aderiram a filosofia de paz e amor, e fundaram várias comunidades alternativas, que existem até hoje em diversos locais. Esses locais são procurados por pessoas do mundo inteiro, interessadas em reviver os melhores momentos que desfrutaram naquela época. Dentre as mais importantes e procuradas estão:

Nimbin na Austrália

Cidade famosa nos anos setenta, ficou conhecida como a Capital hippie da Austrália. Nimbin fica localizada no Estado de New South Wales, aos pés de um vulcão já extinto. O local acolhe muito bem os turistas, de várias partes do mundo, que para lá se deslocam, para conhecerem o lugar que ficou famoso mundialmente, depois de sediar em 1973 o Festival de Aquário, que foi assitido por hippies de todas as partes do mundo. Várias celebridades como escritores, músicos, artistas em geral e ambientalistas, consideram a cidade, como uma verdadeira representante de comunidade alternativa, remanescente daquela época. Todos os anos,normalmente no mês de maio,os moradores fazem um festival de música, que tem como principal objetivo, promover o fim da proibição do uso de substância tóxica, em todo país.

Moradores das Comunidades

Moradores das Comunidades

Christiania na Dinamarca

Localizada em Copenhagen capital da Dinamarca, Christiania é uma conhecida comunidade independente que fica bem no centro da cidade. Também conhecida como Freetown Christiania, na verdade é um bairro, que virou uma comunidade autônoma, com cerca de oitocentos e cinquenta habitantes em uma área de trinta e quatro hectares, dentro de um espaço militar. A autonomia do bairro-comunidade é tão grande, que lá existem um canal de televisão, uma estação de rádio, mercado de frutas e vegetais orgânicos, loja de souvenirs e restaurantes que servem alimentação natural. Quase todos os habitantes do lugar praticam meditação e ioga. Essa comunidade alternativa funciona com uma atração turística do país, atraindo os visitantes de todo o mundo, interessados em conhecê-la.

Viajou para Comunidades

Viajou para Comunidades

Las Dalias na Espanha

Las Dalias é a feira hippie mais famosa do mundo, e fica em Ibiza, que já foi considerado o paraíso dos hippies na Espanha. A feira, acontece entre os meses de maio e outubro, e vende uma diversidade de objetos, que vão desde instrumentos musicais exóticos, roupas jóias e sândalos, até estátuas, antiguidades, tecidos decorativos, livros, cangas e outras variedades de artefatos. Além da venda de produtos, há também um restaurante e quiosques para alimentação. Toda sexta-feira as celebridades que residem em Ibiza, se encontram lá, durante todo o verão,e os escultores e pintores aproveitam a ocasião para exibirem seus trabalhos.

Família Arco-Íris nos Estados Unidos

Os Estados Unidos ficou famoso, por ser um dos primeiros locais, onde o movimento hippie, começou a se formar como comunidades itinerantes. Uma que é conhecida mundialmente,  é a Família Arco-Íris da Luz Viva, ou Tribo do Arco-Íris, uma associação internacional composta por pessoas, que buscam o estilo de vida e a filosofia do movimento hippie.Todos os que participam dessa comunidade, costumam fazer referências a ela como uma família. No ano de 1972 aconteceu o primeiro encontro dos hippies, e desde essa época até hoje, a comunidade se instala em vários lugares do país, uma vez por ano, no mês de julho, em acampamentos. Porém, durante os outros meses do ano, outros encontros nacionais e regionais são realizados e, até internacionais, com a comunidade se deslocando para outros países.Normalment,e esses encontros reúnem cerca de oitenta mil pessoas,com água, alimentação, saneamento e cuidados médicos, para todos os parcipantes do evento. A organização se dá através da separação por setores, com um grupo que levam crianças, outros que discutem questões que acham relevantes, e outros especializados em ervas e chás.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Coletivo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *