Realizada na Cidade de Campinas desde 1984, a Integração entrou no ranking das corridas de rua mais preferidas pelos corredores, tanto profissionais como amadores. E essa junção de atletas de topo com atletas chamados de ‘fim de semana’ foi o motivo para os organizadores darem o nome a essa prova, cujo trajeto pode ser de 10 ou 5 km. A corrida é organizada pela EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão), que é filiada a Rede Globo, possuindo filiais em Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e no Sul de Minas Gerais. Com isso, a emissora é a maior afiliada da Globo, atingindo aproximadamente 298 municípios. Além disso, foi a primeira afiliada do interior do país a transmitir em sinal de alta definição (HDTV).
História
A primeira prova da Integração aconteceu em 1984 e teve como vencedores, na categoria Masculina, Clésio Araújo e, na Feminina, Filomena Bergamo. A primeira prova contou com a participação de apenas 600 atletas, número muito pequeno se comparar com o número de participantes da última corrida, ocorrida em 2009, que teve aproximadamente sete mil participantes.
Outra grande mudança foi em relação ao percurso. Até 1999, a prova acontecia no Centro de Campinas, com largada e chegada na Avenida Francisco Glicério, uma das principais avenidas da cidade. Entretanto, com o crescimento do evento, a organização decidiu mudar o trajeto, transferindo a saída e a chegada dos participantes na Praça Arautos da Paz, que fica no Taquaral.
A Corrida
A partir de 2007, a Integração foi inserida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) no calendário nacional de provas, conferindo à corrida o status de Classe A por atender todas as normas e requisitos estipulados pela confederação. A prova também obedece às regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), que exige exame antidoping, seguro coletivo, controle do trânsito, percurso padrão, pontos de hidratação e atendimento médico, entre outras coisas. O percurso de 10 km será: Praça Arautos da Paz, Avenida Júlio Prestes, Avenida José de Souza Campos, Avenida Orosimbo Maia, Rua Doutor José Novaes, Avenida Barão de Itapura, Avenida Dr. Heitor Penteado, retornando a Praça Arautos da Paz. A prova será iniciada às 8 horas, pois precisa atender ao regulamento da CBAt. Em 2010, a organização do evento preparou outra prova para atrair os atletas que preferem caminhadas ou que gostam de um trajeto menor. Na inscrição, eles poderão optar pela corrida de 5 km, que acontece apenas no entorno da Lagoa do Taquaral. Nessa prova, os cinco primeiros atletas masculinos e femininos desse trajeto serão premiados com um troféu.
Últimos Vencedores
Na última Integração, o título ficou com dois estrangeiros. O Vencedor da categoria masculina foi o tanzaniano Martin Hhaway Sulle. Já na categoria feminina, a vencedora foi a queniana Eunice Kirwa.