Comportamentos Inadequados no Ambiente Profissional

Identificando Perfis

O bom relacionamento profissional, deve ser mantido no ambiente de trabalho, para que todos possam conseguir uma satisfação pessoal, além de produzir de maneira eficiente.

No entanto, algumas pessoas apresentam comportamentos inadequados, como por exemplo, pessoas que gostam de falar da vida pessoal e profissional do colega, ou que falam assuntos irrelevantes no horário em que, os outros estão cumprindo suas tarefas laborais, entre outros, dificultando a manutenção de um clima agradável entre os colegas de trabalho, pois se tornam indivíduos inconvenientes, fazendo piadas dos outros, reclamando de tudo, ou ainda tentando prejudicar os outros profissionais.

Alguns perfis mais comuns encontrados em praticamente todos os locais de trabalho são:

Profissionais Que se Sentem Perseguidos

Esse tipo de profissional, parece achar que ninguém gosta dele,e costuma reclamar que os gerentes os perseguem, sentindo-se injustiçados.

Passam a maior parte do horário de trabalho, se lamentando com os colegas, atrapalhando as tarefas das outras pessoas. Geralmente são indivíduos sensíveis ou muito sentimentais, que não apresentam foco no trabalho que estão destinados a desempenharem, deixando muito a desejar na tarefa que executam, mas mesmo assim não admitem isso, e afirmam a todo momento que são extremamnete competentes.

O profissional que apresenta esse perfil é muito difícil de lidar, pois essa visão de se sentir como coitado, não se restringe só ao lado profissional, mas também ao pessoal. É o tipo de pessoa que se tropeçar em uma pedra, vai achar que alguém a colocou ali, para que tropeçasse.

Costumam fugir das responsabilidades, às vêzes por insegurança. De acordo com especialistas em psicologia, o ideal é não compartilhar de suas reclamações contra a chefia.

Pessoas que Fingem que São Boas

Existem profissionais que parecem muito bons e cordiais, à primeira vista, que costumam sempre elogiar a tudo e a todos no ambiente profissional. Geralmente são gentis e educados, e fazem questão de sempre manter um bom relacionamento não só com a gerência, mas com todos os níveis de hierarquia dentro de seu ambiente profissional.

No entanto, cedo ou tarde, os colegas de profissão, acabam descobrindo que se trata de uma pessoa dissimulada, conhecida popularmente como indivíduos de duas caras, pois na frente dos outros está sorrindo e fazendo gentilezas, mas por trás está fazendo fortes intrigas, envolvendo seu nome. É o tipo de profissional, que se for descoberto em alguma intriga, vai negar tudo e ainda vai se fazer de boa pessoa. Mas, vai continuar com esse comportamento, pois já faz parte de sua personalidade.

Os especialistas orientam que, essas pessoas que apresentam esse comportamento dúbio,são indivíduos extremamente inseguros, que acreditam que, para atingirem o crescimento profissional, não podem revelar sua verdadeira personalidade, apresentando sempre segundas intenções com o objetivo de levar vantagem, ou conseguir algum favor ou promoção. O ideal para conviver com esse tipo de pessoa é não tentar demascará-la, somente manter-se distante dela.

Pela diversidade do comportamento humano, outras atitudes inadequadas para o ambiente de trabalho, serão analisadas com mais detalhes posteriormente.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *