Conhecida por atletas e fisiculturistas do mundo inteiro, preocupados em garantir seus lugares nos podemos, a creatina, que é um composto produzido pelo nosso próprio corpo, somente mais recentemente foi liberada no Brasil pela Anexa, pois antes seu consumo não era permitido no nosso pais, apesar das pesquisas indicarem que a substancia parecia não apresentar danos ao organismo humano, para consumo dos esportistas e freqüentadores de academias, tanto homens como mulheres, interessados em ganhar músculos.
Essa substância é recomendada para aumentar a massa muscular, incrementando com isso a velocidade dos corredores em provas de velocidades, entre outras qualidades. Alguns pesquisas sugerem também um efeito positivo na capacidade mental do individuo consumidor,sendo utilizada principalmente por estudantes, que precisam estar com uma boa atividade cerebral, para aprender seus conhecimentos.
Do que é formada
A cretina é uma substancia formada por aminoácidos, que também são encontrados em alguns alimentos, e é esta localizada em mais de 95% das células musculares do corpo humano, onde sua produção energética pode levar às pessoas, pelo aumento de sua concentração nesse local, a uma recuperação mais rápida, quando praticados treinamentos muito rígidos. O corpo humano produz cerca de 2 gramas dessa substancia nutriente em nosso organismo.
Quando em forma de suplemento é utilizada para aumentar a força e tamanho do músculo, prevenindo problemas advindos de intensos exercícios físicos. Quando utilizada pelos atletas, são capazes de aumentar a velocidade deles, também conseguem levantar mais peso e pulam muito mais alto, aumentando com isso, a chance efetiva de ganhar alguma competição.
Volumização Celular
A volumização celular também conhecida como hidratação intracelular é um processo, que se caracteriza pela elevação do nível de água no interior da célula muscular, quando ele leva cretino. Com a ingestão em forma de suplemento, associada ou não a ingestão de dieta com alimentos ricos nessa substancia, a célula muscular fica hidratada, tendo como conseqüência o aumento de seu tamanho, facilitando a aquisição de novos músculos.
É importante ressaltar que esse processo, não rapte água, somente hidrata o interior celular. Por esse motivo à creatina é um dos suplementos mais estudados e testados, pois segundo alguns pesquisadores, a pessoa pode ganhar de 4 Kg a 7 Kg de massa muscular, num período relativamente curto de 2 semanas mais ou menos sem efeitos colaterais observados, somente a sensação de cãibras musculares, descritas por algumas pessoas.
Por tudo isso, a creatina é um dos suplementos alimentares, mais conhecidos em todo mundo. Atletas de varias partes a utilizam, baseando-se nos experimentos realizados, que a consideraram eficaz, no ganho muscular para pessoas que praticam treinamentos de grande impacto.
O profissional especializado na área, nesse caso são dois, o nutricionista e o professor de educação física, são as pessoas certas para se consultar, quando na ingestão de qualquer suplemento alimentar, que auxiliam no ganho muscular melhorando o desempenho do individuo em competições e treinos.