Muitas pessoas dispensam a visita regular ao dentista achando que apenas escovar bem os dentes vai evitar uma série de problemas. No entanto, existem problemas de má formação da arcada dentária, mau posicionamento dos dentes entre vários outros que podem surgir, independentemente da pessoa ter uma boa higiene bucal.
Assim, a ida regular ao dentista é fundamental para que ele acompanhe a saúde dos dentes e encaminhe o paciente para um ortodontista ou outro profissional caso seja necessário.
O ideal é começar o acompanhamento desde cedo, para que as chances de corrigir o problema no momento adequado sejam maiores e o tratamento tenha uma duração menor, impactando menos o dia a dia no paciente.
A partir dos 5 Anos
Crianças com 5 anos ou até com menos idade já pode ir ao ortodontista avaliar a necessidade de um tratamento.
No entanto, por diversos motivos o tratamento nessa idade pode não ser aconselhável. O principal motivo é que a criança pode não entender a necessidade do aparelho ou tratamento e pode não cooperar, prejudicando o resultado.
Entre 6 e 7 Anos
Nesta idade crianças que tenham problemas como mordida aberta (os dentes não encostam quando a criança fecha a boca) ou mordida cruzada (os dentes superiores cruzam com os inferiores) podem receber o tratamento.
O tratamento nessa idade geralmente dura entre 6 a 10 meses. Com o aparelho usado é fixo, o tratamento tem mais chances de êxito pois não depende da cooperação da criança.
Entre 8 e 9 Anos
Crianças com essa faixa etária poderão realizar o tratamento de problemas relativos a mal oclusão, quando os dentes inferiores estão para trás, ou quando os dentes superiores estão para a frente.
A melhor idade para tratar desses problemas é dos 9 até os 14 anos, quando as crianças crescem rapidamente.
Problemas como dentes tortos (conhecido como apinhamentos) realizará o tratamento no momento mais adequada, de acordo com a avaliação do ortodontista.
Entre 12 e 14
Todos os dentes já são permanentes, e será necessária a utilização de aparelho fixo com o auxilio de braquetes. O tratamento dura em média dois anos.
Se o paciente possuir mais de um problema o ideal é que os problemas menores sejam tratados antes.
Após os 50
Muitas pessoas não sabem, mas é possível realizar tratamentos ortodônticos mesmo após os 50 anos.
Embora a melhor idade para realizar as correções já tenha passado, ainda é possível realizar uma série de tratamentos para melhorar a saúde do paciente.
O ortodontista deve ser visitado regularmente. Se não for possível consultar um especialista com tanta freqüência, ao menos o dentista deve ser visitado, pois este profissional vai encaminhar o paciente para outro profissional qualificado para oferecer o tratamento necessário.
Neto