Benefícios do Aleitamento Materno

Vantagens Gerais do aleitamento

Segundo especialistas na área, amamentar o filho, traz grandes benefícios para a mulher e o bebê, desde a economia que a mãe faz, pois não precisa comprar o alimento, que seu próprio organismo produz, até a contribuição para o meio ambiente, já que não é necessário, se desfazer de mamadeiras de plástico, que afetariam a natureza, pela demora em sua decomposição. Essa atitude ecologicamente correta, que é muito debatida atualmente, alguns anos atrá,s não teria a influência tão grande, que hoje exerce nas mulheres, e nas pessoas em geral.

Vantagens Específicas da Amamentação

Além da economia que a mãe faz, não precisando comprara mamadeiras e outros utensílios,e da contribuição para um meio ambiente mais limpo,e com um ar mais saudável, o aleitamento tem como principal benefício, melhorar a saúde da mãe e do filho, além de fortalecer o vínculo afetivo, pelo contato entre eles, que  ocorre na hora do ato da amamentação.

Recuperação Pós-Parto

Para as mulheres, que precisam se recuperar rapidamente no pós-operatório,pois precisam voltar a rotina de trabalho ou estudo, que tinham antes de engravidarem,  os especialistas informam que amamentar o filho, acelera esse processo de recuperação. Durante a realização do parto na grávida, o corpo feminino, passa por vários traumas, que vão desde o sangramento do útero,passando pelos hormônios desregulados,e algumas mães,ainda sentem a contração uterina, mesmo depois que a criança nasce.Quando ela começa a amamentar, os hormônios do seu organismo, começam a se equilibrar novamente. Além disso, a sucção feita pelo recém-nascido, na hora do aleitamento é capaz de fazer, com que o útero, expulse a placenta com mais rapidez, ajudando a proporcionar imunidade ao bebê, que fica assim protegido contra microorganismos patológicos.

Bebê mais Nutrido

Os profissionais especializados na área, informam que para aquelas mulheres, que desejam perder logo os quilos a mais, adquiridos durante a gestação, o aleitamento é a melhor forma de perder peso, pois quando a mãe amamenta o filho, ela tem um gasto de calorias muito grande, auxiliando na redução do peso corporal.De acordo com pesquisas,o ato diário de amamentação, faz com que a mulher tenha uma perda de cerca de duzentas a quinhentas calorias em média, número bem significativo, pois seria mais ou menos, o que ela perderia indo fazer exercícios físicos, em uma academia de ginástica. Para o recém-nascido, ao contrário,há um ganho de peso, com o aleitamento materno, ja que é o alimento ideal para o bebê nesse período, e se for oferecido outro tipo de leite, ele corre o risco de engordar muito, ou não ganhar muito peso. O bebê que sempre mama no peito, não vai ficar com excesso de gordura,se transformando numa criança obesa, e muito menos ficará desnutrido, pelo contrário será bem saudável.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *