Bipolaridade e TDAH Detectadas por Exame Neurológico

Ressonância Magnética

Os pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, estão fazendo estudos científicos, com o objetivo de verificarem se o transtorno bipolar em jovens e crianças, pode ser detectado, através do  exame de ressonância magnética, tornando mais simples o diagnóstico. Além da bipolaridade, o exame neurológico, também poderia auxiliar na identificação do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Diferenciação entre os Dois Transtornos

Os cientistas revelam que, a utilização dos exames do cérebro por imagem, que observam o modo como a memória do ser humano funciona, é influenciado pelas emoções que ele sente, podendo auxiliar no diagnóstico de crianças e jovens portadoras do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, também conhecida pela sigla TDAH, ou as que sofrem de Distúrbio Bipolar. Para os especialistas médicos é difícil diferenciar, as duas formas de transtornos, com base somente nas ações que os indivíduos apresentam. Os pesquisadores estão confiantes que essas novas descobertas feitas por eles, podem auxiliá-los a desenvolverem novos exames radiológicos, para diagnosticar com base tanto nos aspectos comportamentais, quanto nos neurológicos.

TDAH

TDAH

Como foi Realizado a Pesquisa

No estudo científico, os pesquisadores utilizaram exames de ressonância magnética, com o objetivo de observar as atividades do cérebro de jovens e crianças, enquanto eles realizavam alguma tarefa que exigia a memória,no mesmo tempo, em que visualizavam vários rostos, com expressões faciais, demonstando diversas emoções. A faixa etária dos participantes era de dez a dezoito anos,sendo que vinte e três,eram portadores de transtorno bipolar, quatorze de TDAH, e dezenove deles não tinham nenhum dos dois distúrbios.Vale ressaltar, que os que sofriam de um ou outro transtorno, não estavam fazendo uso de nenhuma medicação.

Exame Neurológico

Exame Neurológico

Publicação do Relatório de Pesquisa

De acordo com o relatório de pesquisa, que foi publicado, os jovens e as crianças que sofriam de um dos transtornos, apresentaram disfunções na área cerebral que controla o comportamento (Como a impulsividade, por exemplo), conhecida como córtex pré-frontal, além de problemas nas funções de execução, atenção, linguagem e memória laborativa. quando comparados ao grupo de controle.

Bipolaridade

Bipolaridade

Conclusão do Estudo Científico

Os cientistas concluíram que, os participantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH), são os mais afetados pelas disfunções no córtex pré-frontal, no entanto, os jovens e crianças portadores de transtorno bipolar, apresentaram deficiências maiores, nas áreas do cérebro, responsáveis pelo processamento e regulagem das emoções humanas. Os cientistas tem a expectativa de, ao conseguirem fazer  o diagnóstico diferencial, mais preciso desses dois transtornos, consigam fazer tratamentos mais direcionados, para um ou outro caso, melhorando consideravelmente, os resultados atingidos, para que as pessoas com autismo ou TDAH, possam conseguir atingir um nível de qualidade de vida bem melhor, com tratamentos mais adequados para ambas as síndromes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *