Cirurgia Corretiva de Visão

Uma das novidades em cirurgias corretivas de visão é a Lasik, muito escolhida pelos médicos e pacientes, por proporcionar excelentes resultados em pessoas com astigmatismo, hipermetropia ou miopia. No entanto, alguns pacientes e entidades contestam a eficácia do método, por não proporcionar os efeitos desejados, além de deixar sequelas.

A agência reguladora de saúde nos Estados Unidos, o FDA, realizou audiências públicas, estudos e debates sobre o procedimento, utilizado no país norte-americano desde 1998. O que o órgão percebeu é que existe um grupo de pacientes que se submeteu ao procedimento que não conseguiu o resultado pretendido.

Lasik

Lasik

Uma das entidades americanas que propõe restrições à operação por Lasik, possui até mesmo um site na internet, o www.lasikdisaster.com. No website, estão reunidos depoimentos e estudos sobre o procedimento, em que afirmam que pode deixar várias sequelas nos pacientes, como a síndrome do olho seco e perda da visão. A entidade possui estudos que tentam comprovar esses riscos. Em um deles, foi apontado que até 60% das pessoas operadas pelo método Lasik podem adquirir a síndrome do olho seco.

Como a cirurgia Lasik só começou a ser feita em larga escala nos anos 90, ainda são desconhecidos os seus efeitos a longo prazo. Este é mais um dos argumentos defendidos pelas entidades norte-americanas. Nos dias de hoje, esta é a mais popular cirurgia corretiva de visão e, de acordo com sites médicos, o Lasik costuma ser aplicado anualmente  em mais de um milhão de pacientes em todo o mundo.

Óculos para Crianças

Óculos para Crianças

A cirurgia Lasik é feita com um corte na camada superficial da córnea, para permitir a passagem do laser para a correção de grau. O laser faz o remodelamento da córnea através de uma mapa elaborado anteriormente com informações a respeito dos olhos do paciente e as orientações sobre o que precisa sofrer alterações.

Especialistas brasileiros avaliam que a cirurgia Lasik pode proporcionar bons resultados, desde que bem indicada. É preciso que o paciente perceba que a operação tem suas limitações, ou seja, não irá fazer milagres. Durante os primeiros anos de sua utilização, os pacientes imaginavam que ficariam com a visão perfeita, sem relacionar a expectativa com a realidade.

Isso acontece porque em casos de pacientes com altos graus de miopia, pode ser que fiquem alguns graus remanescentes após a operação. Por isso que o Lasik não costuma ser indicado para pessoas com mais de sete graus de miopia.

No caso das complicações que foram verificadas nos sites norte-americanos, especialistas brasileiros consideram que esses problemas foram decorrentes do grande número de pacientes que foram operados através do Lasik.

Segundo eles, como é uma das cirurgias feitas em maior número no mundo, é natural que tenha um grande índice de complicações, como o que acontece em qualquer procedimento cirúrgico.

Miopia

Miopia

No dias de hoje, a operação por Lasik é feita com maior critério, além de contar com um alto grau de segurança, já que todo o sistema ficou computadorizado. Durante a operação, o sistema identifica automaticamente o grau de miopia do paciente.

Se você tem interesse em fazer uma cirurgia corretiva de visão, procure um médico oftalmologista de confiança para que ele avalie se isso é possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *