Não São Só Músicos Que Devem Tomar Cuidado Com a Voz
As pessoas acham que cuidados com a garganta não são importantes, exceto para pessoas que trabalhem com profissões que precisem diretamente dela, como cantores, locutores e radialistas, por exemplo. Mas isso não é verdade. Alguns cuidados para manter a saúde das cordas vocais e da garganta são necessários, e todo mundo deve cuidar. Afinal, não tem nada mais desagradável do que ficar sem voz, não é mesmo?

Cuidados Com a Voz
Se o problema fosse só esse já era grave, mas acontece que muitos outros problemas podem acometer as cordas vocais. Por exemplo, rouquidão, sentir dor quando está falando, sentir sensação de aspereza e coceira constante na garganta são sinais de que as coisas não vão bem – esses sintomas podem ser pistas de um problema no aparelho fonador. Os médicos se queixam de que as pessoas só vão procurar um profissional em ultimo caso. É necessário que as pessoas conheçam os problemas que podem acometer sua garganta, a fim de realizar o tratamento adequado o quanto antes, e manter a saúde em dia.
Para entender os problemas que podem ocorrer e como eles podem nos afetar, é necessário entender como funciona nossa voz. A voz, assim como a maioria dos sons que emitimos são produzidos pelas cordas vocais, que estão localizadas na laringe, e constituem um tecido musculoso composto por duas pregas. Quando falamos, o cérebro envia mensagens através dos nervos, que controlam as cordas vocais formando um espaço entre elas. O ar expelido por esse espaço provoca vibrações – essas vibrações que são os sons que emitimos.
Problemas Que Podem Ocorrer:
Módulos ou Calos:
- Representam até 70% dos distúrbios na voz.
- São parecidos com os calos formados nos pés – também aparecem pelo atrito no local.
- Os calos vocais incomodam na hora de falar e podem deixar a voz diferente do normal.
- O problema tem cura, e o tratamento não é difícil.
Pólipos:
- Espécies de bolinhas que estouram nas cordas vocais – é originada quando a corda vocal realiza um esforço maior do que pode suportar.
- É importante evitar ao máximo este problema, pois a única maneira de tratar é com cirurgia.
Cuidados Importantes:
- Evitar o Cigarro: a nicotina e a fumaça ressecam as cordas vocais, provocando um maior esforço para falar.
- Café: pode desidratar as cordas vocais.
- Não Usar Álcool Para Aquecimento Vocal: o álcool apenas anestesia a região, fazendo com que a pessoa não sinta o esforço excessivo.
- Evitar Ar Condicionado: o ar condicionado também resseca as cordas vocais, e a variação de temperatura pode forçar a garganta na hora de falar.
- Evitar Condimentos e Pimentas: podem irritar as cordas vocais.
- Beber Bastante Água: a água hidrata as cordas vocais, e ainda ajuda na higienização.
Andressa Silva.