Depressão e Exercícios Físicos

Atividade Física Recomendada

De acordo com pesquisadores, a prática contante de atividades físicas pode auxiliar muito no tratamento de indivíduos portadores de distúrbios de ansiedade ou quadros clínicos de depressão. Os cientistas norte-americanos  fizeram uma análise do resultados de vários estudos científicos já publicados anteriormente e chegaram a conclusão  de que os exercícios físicos deveriam ser prescritos pelos terapeutas e psiquiatras, combinados com suas medicações. Para os estudiosos, as atividades físicas proporcionam muitos benefícios para o equilíbrio mental do indivíduo, e os médicos que fazem o acompanhamento clínico desses pacientes devem estar atentos a essa situação.

Corrida Contra Depressão

Corrida Contra Depressão

Descobertas a partir de Estudos Populacionais

Os pesquisadores basearam suas conclusões nas análises feitas em diversos estudos populacionais e clínicos, sobre a associação entre a saúde mental e exercícios físicos e sobre a diminuição da ansiedade nos pacientes que praticavam atividades físicas, mostrando desse modo, a eficiência da elaboração de programas de exercícios na diminuição nos quadros de ansiedade e depressão.

Tratamentos Usados na Terapia

Se acordo com os estudiosos, os tratamentos que são normalmente utilizados, para combater os estados depressivos e os distúrbios de ansiedade, como por exemplo, os fármacos ou terapia cognitivo-comportamental, não conseguem tratar a todos os pacientes que apresentam esses transtornos de maneira adequada. Por isso, praticar atividades físicas com frequência, pode ser uma boa opção para indivíduos, que por qualquer motivo, seja ele financeiro, dificuldade de acesso ao tratamento ou medo de esteriótipos por se tratar de uma doença mental, acabam não conseguindo fazer os tratamentos tradicionais. Os exercícios físicos podem auxiliar aos pacientes complementando a terapêutica utilizada, além de proporcionar um comprometimento maior dos indivíduos em alcançar os resultados propostos pelo seu médico.

Exercícios para Gluteos

Exercícios para Gluteos

Atuação dos Exercícios Físicos no Cérebro Humano

De acordo com os pesquisadores, as pessoas que praticam exercícios físicos demonstram menos sinais de depressão e ansiedade. Parece que atividade física atua nos neurotransmissores cerebrais, da mesma forma que os medicamentos antidepressivos, auxiliando os pacientes com depressão a apresentar atitudes mais positivas e otimistas. Nos indivíduos portadores de distúrbios de ansiedade, os exercícios físicos  podem diminuir as sensações de de medo e suas manifestações somáticas como respiração ofegante e aceleração do coração.

Avaliação Física

Os especialistas recomendam que os indivíduos façam uma avaliação física, e depois sigam as orientações dadas pelos especialistas da área para realizar uma atividade física compatível com seu estado físico. Segundo os pesquisadores, bastam apenas  vinte minutos mais ou menos de atividade física diária, para que o estresse apresentado pelo indivíduo seja reduzido, o motivando a se exercitar mais nos próximos dias, conseguindo uma melhora em sua saúde mental. Os pesquisadores orientam os profissionais, que enfatizem aos seus pacientes os benefícios imediatos que os exercícios podem trazer para eles, para que se sintam mais motivados a executar os programas de atividades físicas que devem ser elaborados pelos profissionais especializados, cujos objetivos devem ser bem claros: A melhora dos pacientes com transtornos psiquiátricos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei as instrucoes,valeu gemte

    Liny 5 de dezembro de 2011 20:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *