Descoberta Sobre o Câncer

Esta é uma doença que se apresenta de diversas formas diferentes, com estágios e níveis específicos conforme o órgão em que se desenvolve, e apesar dos tratamentos, é de difícil cura em muitos casos, enfim, de modo geral o câncer, um inimigo silencioso, é uma das doenças mais temidas pelo ser humano. Existem diversas teorias a respeito do câncer, bem como tratamentos alternativos, além dos tradicionais a base de quimioterapia e radioterapia, que oferecem bons resultados, mas também desencadeiam uma série de efeitos colaterais bastante penosos aos pacientes. Ainda não existe cura para muitos tipos de tumores, mas cientistas e pesquisadores trabalham incessantemente na busca de soluções para esta doença que atinge milhares de pessoas de todas as idades, de diversas formas diferentes. Recentemente cientistas americanos, de Harvard Medical School fizeram uma importante descoberta sobre o câncer.

A Pesquisa

Os testes foram realizados em camundongos, e em seres humanos estão sendo realizados em fase de estágio inicial. Os resultados demonstraram que existe um caminho pelo qual se pode promover o envelhecimento e até mesmo a morte das células de câncer, o que é na verdade uma grande descoberta, um avanço muito importante no combate a esta doença. Este processo de envelhecimento das células cancerígenas ocorreu quando os cientistas conseguiram desativar um gene do tumor, sem o recurso dos medicamentos fortes, quimioterápicos, portanto sem os indesejáveis efeitos colaterais tão comuns ao tratamento de câncer. Mas apesar dos avanços que esta descoberta representa os cientistas alertam para o fato de que existe uma distância entre a descoberta e a transformação dela em um medicamento viável, provavelmente este processo seja longo, como é comum com importantes descobertas da ciência, mas o primeiro passo já foi dado e os estudos e experiências continuam.

Descoberta Sobre o Câncer

Considerações

Os cientistas comemoram a importância desta descoberta, pois conseguiram desvendar uma fragilidade das células de câncer, abrindo possibilidades para a fabricação de medicamentos que atuam somente no tumor. A realização dos testes se deu em animais e no câncer de próstata, porém não se sabe como seria o comportamento de outros tipos de tumores ao desativar o gene Skp2, pois existem inúmeras possibilidades de comportamento do corpo humano frente aos tumores, e cada órgão origina tumores diferenciados. Mas o impedimento da formação de metástases em outros órgãos do corpo através da paralisação do gene chamado de Skp2 já representa muitas esperanças sobre a tão desejada cura do câncer.

Pesquisa

Causas

Esta doença ceifa milhares de vidas, algumas de forma rápida e violenta, outras de forma dolorosa e lenta causando baixa auto-estima, depressão, além de outros transtornos de ordem familiar, pois todos se vêem envolvidos com a doença, o tratamento penoso e seus efeitos colaterais na luta pela vida e pela qualidade de vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *