Efeitos de Alguns Fitoterápicos Usados em Dietas

O Que São Os Fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos são aqueles que apresentam a sua composição totalmente proveniente de substâncias ativas de vegetais. Essas substâncias podem ser associadas com extratos vegetais para formarem o produto. Eles podem apresentar diversos benefícios para a saúde das pessoas, sendo eles profiláticos, curativos ou até mesmo paliativos, o que configura, portanto, uma terapia. A ideia por trás da fitoterapia nasceu há muitos e muitos anos atrás, antes mesmo de ser inventada qualquer tecnologia relacionada às medicações que temos nos dias de hoje.

Isso porque ela começou a partir da prática empírica de pessoas leigas no ramo da saúde com o uso de plantas para a cura ou para amenizar enfermidades ou sintomas de alguma doença. O Brasil, particularmente falando, apresenta uma riqueza imensurável no que diz respeito à fitoterapia simplesmente pelo fato de a nossa população nativa, os indígenas, ser bastante experiente com essas coisas.

Sendo assim, muitos pesquisadores acabaram descobrindo de maneira oficial o efeito de muitas plantas em nossa saúde de maneira geral graças à observação da população indígena, o que acabou sendo muito valioso porque o Brasil é um dos países com mais desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos de todo o mundo. Isso que muitos pesquisadores estrangeiros acabaram ainda “roubando” ideias e até mesmo mudas de plantas nativas de nosso país e, por fim, o mérito acabou ficando com esses pesquisadores originários de outras nações.

Uso De Fitoterápicos Em Dietas E Seus Efeitos

Sendo a gama de substâncias fitoterápicas muito grande, há medicamentos desse tipo para quase todas as enfermidades. Atualmente, com uma maior conscientização da população como um todo no que diz respeito às implicações negativas do excesso de peso e, sobretudo, da obesidade em si, muitas pessoas acabaram decidindo mudar o rumo de suas vidas e fazer dietas em prol do emagrecimento. No entanto, visando algo mais fácil e mais rápido, a maioria dessas pessoas ainda, infelizmente, acabam aderindo a medidas alternativas para o emagrecimento, o que inclui o uso de medicamentos.

No entanto, após o início do consumo de medicações para obesidade e para o emagrecimento, de uma maneira geral, e os seus efeitos negativos, fora a necessidade de recorrer a um médico para a obtenção de receitas para isso, as pessoas começaram a procurar medidas mais alternativas ainda, que é o uso de fitoterápicos para promover o emagrecimento. Isso porque esse tipo de medicação, por ser natural, acaba sendo mais acessível para as pessoas.

Apesar disso, diferentemente do que a grande maioria das pessoas pensa, os fitoterápicos também podem trazer malefícios ao nosso organismo, principalmente quando utilizados de maneira inadequada, seja em excesso ou seja pelo efeito da combinação de diversas substâncias desse tipo para uso concomitante. Logo, é necessário sempre observar esclarecimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, sobre o medicamento que se pretende utilizar, mesmo que ele seja de origem fitoterápica.

Tomando Remédios Fitoterápicos

Tomando Remédios Fitoterápicos

Um exemplo que chega a ser bastante grave sobre os possíveis efeitos negativos que os fitoterápicos podem trazer é a chamada Divine Shen, por exemplo, que consiste em uma substância proveniente da fibra da laranja e que contém quantidades significativas de sibutramina, que é um medicamento controlado utilizado para o emagrecimento e que, dentre outros possíveis efeitos adversos se encontram a hipertensão arterial e até mesmo o acidente vascular cerebral, o AVC.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *