A Enurese pode ser definida como um problema que gera a falta de controle no ato de urinar, onde o indivíduo pode apresentar micção completa ou na roupa ou ainda na cama, no período diurno ou noturno de maneira involuntária, onde a condição é mantida mesmo após a faixa etária normal de aquisição do controle do esfincter, que se dá normalmente na faixa etária de no máximo cinco anos.
Classificação da Enurese
A enurese pode ser classificada em enurese noturna, diurna e enurese noturna e diurna. Na Enurese noturna como o próprio nome já sugere é o tipo mais frequente, sendo caracterizado pela passagem da urina somente durante o sono noturno do indivíduo, geralmente durante o primeiro terço do período noturno.
A Diurna ocorre com a passagem da urina nas horas de vigília, sendo mais frequente em meninas nas primeiras horas do período da tarde. A Enurese Noturna e diurna é definida pela combinação dos dois tipos. Vale ressaltar que a enurese é diferente da incontinência urinária que é de origem orgânica e está associada a infecções no aparelho urinário ou a problemas neurológicos.