O fígado é um órgão muito importante para o corpo humano, e desempenha várias funções que fazem com que o resto de nossos organismos funcionem de maneira correta. A esteatose hepática é uma doença que pode acontecer tanto em crianças como em adultos, apesar de na infância esse não ser um problema tão comum
Geralmente as pessoas acabam chamando os portadores dessas doenças, de pessoas que sofrem de algum tipo de gordura no fígado. Essa é uma situação que vem a cada dia se mostrando mais comum, e que tem relação direta com as células do fígado, fazendo com que as meninas sejam diretamente atingidas e infiltradas por substancias gordurosas.
A presença de gordura na região do fígado e outros órgãos é muito comum, mas o real problema se instala quando a porcentagem de gordura nesse órgão se mostra de forma mais intensa. O nível de gordura no fígado para ser considerado saudável, não pode ultrapassar a linha dos 5%, e quando isso acontece, um dos primeiros passos a serem tomados tem relação direta com o inicio do tratamento contra a esteatose hepática.
O tratamento dessa doença é muito importante, e deve ser realizado com seriedade, já que se isso não ocorrer, a possibilidade de que ao longo dos anos ou de um determinado período, o caso se agrave, é grande, podendo chegar a situações onde no fígado do paciente poderá ser detectado cirrose hepática e em alguns casos até mesmo câncer no próprio órgão. Quando falamos de um paciente que já se encontra em uma situação mais crítica, na maioria das veze até mesmo a coloração do próprio fígado pode sofrer certas alterações, e nos casos mais sérios a ultima opção pode ser considerada como o transplante de fígado, como forma de frear a situação que se demonstra em um nível mais alto de risco.
Muitas das vezes o quadro mais crítico de esteatose hepática pode ser revertido, caso o paciente entre em uma dieta mais seletiva, onde sejam consumidos alimentos com bom processamento e que não agridam sua saúde de forma tão intensa.
Alguns Tipos De Atitudes Que Podem Fazer Com Que Você Tenha Chances De Desenvolver Essa Doença
Além disso, a diminuição da massa muscular pode também auxiliar o paciente a se recuperar mais rápido, com exercício e atividades físicas regulares.
O Que Pode Acontecer Para Que Eu Tenha Esteatose Hepática
Existem dois tipos principais de situações que podem fazer com que você desenvolva com mais chances esteatose hepática em seu organismo:
Por meio de consumo excedeis-vos de bebidas alcoólicas, mesmo que seja em situações regulares, ou até mesmo em situações consideradas esporádicas.
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas de forma específica pode não ser a única forma de desenvolver esteatose hepática, já que pessoas que levam um estilo de vida inadequado quanto a sua alimentação tem também grandes chances de adquirir essa doença ao longo dos anos.
Quando falamos de pessoas que desenvolvem essa doença por meio de hábitos inadequados, existem algumas situações que podem fazer com que essa doença aparece em seu organismo, comi por exemplo pessoas que apresentam algum tipo de sobrepeso, mesmo que não seja tão alto.
Além disso, atrelado ao sobrepeso existe ainda a possibilidade de que a obesidade também influencie nesse processo.
Mesmo que não aconteça com tanta intensidade e frequência, mulheres em período de gravidez também podem apresentar uma quantidade de gordura elevada em seu fígado, devido a alterações hormonais.
O sedentarismo atrelado à má alimentação, acaba sendo um dos meios mais fáceis de se tornar uma pessoa com grandes chances e tendências a desenvolver essa doença.
A diabetes aparece logo em seguida, onde as pessoas que são portadoras dessa doença podem também estar sujeitas ao aparecimento de altas taxas de gorduras em seu fígado.
Existem ainda diversos outros tipos de situações que podem fazer com que uma pessoa tenha maiores chances de se tornar refém dessa doença, como por exemplo pessoas que sofrem de colesterol alto, problemas relacionados a pressão alta, e até mesmo ao uso de medicamentos fortes constantemente.
Mais da metade dos diagnósticos de Esteatose hepática tem relação direta com a obesidade, e isso acaba sendo muito mais observado em pessoas que já estão na fase adulta de sua vida.
Os Fatos De Risco Para O Aparecimento De Esteatose Hepática
Como já listado anteriormente, as pessoas que são consideradas obesas, fazem uso de medicamentos constantes, ou consomem álcool em grandes quantidades podem acabar sendo alvo direto desse tipo de situação. Quando analisados todos os casos já diagnosticadores dessa doença, pode-se também perceber que existe um maior número de casos relacionado às mulheres, fazendo com que as mesmas sejam os principais alvos de Esteatose hepática.
Isso acontece geralmente porque a quantidade de hormônios produzidos pelo corpo feminino se apresenta muito maior, e mais forte nas mulheres, como por exemplo o estrógeno, um hormônio muito importante para a mulher, e que ao longo de sua vida sofre várias alterações em sua taxa, já que tem relação direta com o processo de puberdade das jovens, e todo o ciclo mentiram da mesma, ao longo de sua vida.
Mesmo que as crianças não sejam alvos diretos desse tipo de doenças, existe uma possibilidade que as mesmas possam apresentar taxas de gordura no seu fígado em números mais elevados, já que alguns problemas relacionados a seu metabolismo podem ser diagnosticados.
Por isso, é muito importante que os pais se atentem a sempre estar com os exames de seus filhos em sua, fazendo sempre consulta regulares com os médicos, e solicitando exames que podem analisar qual o tipo de situação metabólica a criança apresenta.
Outros Tipos De Fatores De Ricos Para O Desenvolvimento De Esteatose Hepática
Pessoas que sofrem de ovário policístico podem ser facilmente atingidas por essa doença, já que o hormônio estrógeno acaba desemprenhando um papel alterado em mulheres que sofrem dessa situação. O acúmulo de gordura abdominal em homens e mulheres acaba também sendo um fator muito responsável e direto quanto ao aparecimento dessas doenças.
Quais São Os Principais Sintomas Relacionados Ao Aparecimento De Esteatose Hepática Em Adultos
Geralmente os adultos que sofrem dessa doença não chegam a necessitar realizar transplantes de fígado, porque o tratamento acaba se mostrando muito eficaz, ainda mias em pessoas que o iniciam ainda quando a doença se apresenta no começo. Porém quanto aos sintomas dessa doença, geralmente eles são se apresentam com tanta intensidade, e também não tem tantos sintomas específicos, o que pode dificultar um pouco o processo de diagnostico e tratamento correto.
Um do principal e mais sentido sintoma são as dores abdominais; para as mulheres esse é um processo que pode fazer com que não seja tão fácil descobrir essa doença. Isso porque muitas mulheres acabam confundindo esse sintoma com cólicas menstruais, e atrasam sua ida ao médico, podendo então agravar toda essa situação.
Além de dores abdominais, muitas pessoas acabam também reclamando de um forte cansaço mesmo que ao longo do dia não tenham sido realizadas atividades consideradas tão exaustivas. A fraqueza também acompanha o cansaço, fazendo então com que muitos pacientes acabem só querendo ficar deitado, e com isso façam com que os sintomas se apresentem em maiores intensidades ao longo de um certo período.
A perda de apetite vem acompanhado de todos esses outros sintomas, fazendo muitas vezes com que o individuo tenha também alguns momentos onde acabará sendo sentido certo desconforto no estomago, levando ao mesmo a alguns episódios de ânsia de vomito, ou até mesmo a realmente vomitar.
A barriga inchada é o próximo sintoma dessa lista, e pode vir acompanhada de todos os outros sintomas listados anteriormente. Esse inchaço podes ser também devido a algum tipo de inchaço que ocorre no próprio fígado o paciente. Por fim, existem também algumas pessoas que relatam sentir certo desconforto quanto a dores de cabeças e período de enxaquecas, em alguns casos onde o paciente já apresenta uma tendência a esse tipo de sintoma, mesmo que não seja causado diretamente pelo desenvolvimento da doença de esteatose hepática.
Pessoas que se encontram em um estágio mais avançado dessa doença, muitas vezes acabam sendo reféns de um processo considerado mais doloroso, como por exemplo a inflamação direta da fibrose, resultando então em uma insuficiente hepática. Isso fará com que o fígado apresente grandes dificuldades em realiza suas funções básicas, além de outros tipos de sintomas que acompanham essa sensação.
O Estágio Mais Avançado Da Esteatose Hepática Em Adultos
Pessoas que se encontram no estágio mais avançado dessa doença, podem apresentar retenção de liquido na região interna do abdômen, fazendo com que esse desconforto sentido pelo paciente seja realmente grande. A confusão mental acaba também sendo muito observada, juntamente com doenças que podem ser desenvolvidas na região do encéfalo, algumas fadigas mais intensas, e em alguns casos até mesmo o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias internas pelo corpo. Com isso o número de plaquetas sanguínea apresentam uma queda muito considerável, fazendo com que o paciente passe realmente muito mal.
Quando alguns desses sintomas forem sentidos, e muito importante que o paciente procure auxilio medico o mais rápido possível, para que o médico responsável possa analisar a situação, e assim indicar ao paciente o melhor tratamento para o seu tipo de situação em si, fazendo com que sua recuperação seja sentida mais rápida.
Mesmo que existam alguns tipos de sintomas que podem facilmente indicar se o paciente é ou não portador desse tipo de situação, existem alguns casos onde os sintomas não se apresentam com tanta intensidade, fazendo com que acaba passando despercebido pelo próprio paciente. Por isso, é muito importante que você mantenha todos os seus exames de rotina regularizados, e faça consultas frequentes, ainda mais se o seu medico disse algo relacionado a sua possibilidade de desenvolver esteatose hepática ao longo de sua vida. O controle desse tipo de situação pode fazer com que você não precise passar por situações desconfortáveis, como sentir os sintomas dessa doença.
O Diagnóstico Da Esteatose Hepática Nos Adultos
Esse tipo de doença acaba sendo diagnosticado na maioria das vezes por meio de exames de rotina, como exames de sangue específicos para esse caso. Caso haja algum tipo de alteração relacionada a porcentagem de gordura em seu fígado, o médico especialista irá analisar toda a situação da melhor forma possível, e se necessário, indicará para você alguns tipos de tratamentos que poderão fazer com que a situação seja normalizada. Além disso, ao detectar algum tipo de taxa errada quanto a gordura de seu fígado, o médico iniciará um questionário de algumas perguntas relacionadas a seu histórico familiar, além de exames físicos e novamente outros tipos de exames de sangue, que serão mais específicos para esse tipo de situação.
Mesmo que haja algum sucesso na avaliação dessa situação por meio de ultrassonografia, ainda é muito mais indicado que em alguns casos específicos seja realizada algum tipo de biopsia no paciente. A ideal situação para que não haja maiores riscos, é relacionado ao processo de descobrimento adiantado da doença, quando ela não se apresenta com tanta intensidade em seu organismo. Assim, o diagnostico ocorrerá de uma maneira mais tranquila, assim como o tratamento, que poderá também ser realizado de forma mais amena e mais rápida para o próprio paciente, o privando então de determinados tipos de situações que podem muitas vezes serem consideradas extremamente desagradáveis.
Quando os exames forem realizados, e antes do processo de tratamento em si ser iniciado, o medico irá indicar para você a partir dos resultados qual o seu grau de intensidade quanto ao aparecimento e desenvolvimento da doença em seu organismo. Existem três tipos de graus diferentes em pessoas que são diagnosticadas com esteatose hepática; o grau um, onde o paciente apresenta pouco acumulo de gordura em seu fígado; o grau dois, onde a porcentagem de gordura encontrada nesse órgão pode ser facilmente considerada em quantidade já moderada; e o grau três, quando o acumulo dessas gorduras se apresenta de forma bem intensa, e em grande número.
A partir desse diagnóstico, o medico indicará qual o melhor tratamento para o paciente seguir, referente aos dados apresentados no exame pelo mesmo realizado.
Quanto ao tratamento dessa doença, não existem indicações certeiras, a que isso pode variar muito de paciente para paciente. Por isso, as principais recomendações dos médicos quanto a esse tipo de situação, se situam no processo de adquirir uma vida mais saudável, com uma alimentação mais regrada e com frutas e legumes de qualidade, sem tanto material de agrotóxico. Além disso, a perca de peso em alguns casos pode ser muito bem-vinda para o melhor desenvolvimento do paciente quanto a doença, e também a pratica de exercícios físicos de forma regular e se possível, mais intensa, para que os resultados possam ser observados mais rapidamente.
Os casos onde existe uma forte necessidade de utilização de tipos de medicamento, ainda mais medicamentos controlados e considerados mais fortes acabam sendo raros, já que seguir alguns passos para a melhora de sua saúde pode oferecer a seu corpo muito mais benefícios.
A Esteatose Hepática Tem Cura?
Caso o paciente siga as recomendações medicas a risca, realize um melhor tipo de alimentação, as chances de que essa doença seja só uma fase de sua vida é muito grande.
É claro que existem casos onde a intensidade da doença pode fazer com que todo o processo de tratamento da mesma seja feito de uma forma mais intensa, e em alguns casos mais demorada. Porem, ainda sim, com solução final, existe a opção de se realizar um transplante de fígado, para que o paciente possa voltar a ter sua rotina normal. Apesar de todos esses fatos, o transplante de órgãos, principalmente no Brasil, é um processo muito burocrático e demorado, e pode ser que isso acabe não sendo a situação mais viável para o mesmo.
Por isso, é muito importante que você mantenha todos os seus exames em dia, esteja sempre se consultando com seu médico, ara que situações consideradas mais desagradáveis não precisem ser passadas.
A esteatose hepática apesar de ser uma doença considerada curável, pode fazer com que o paciente sofra alguns tipos de dores ao longo do tratamento, o que não é considerado benéfico e nem interessante para o mesmo. Além disso, caso você já seja uma pessoa que antem hábitos saudáveis e que prática exercícios físicos regularmente, as chances de se adquirir essa doença são consideradas mínimas.
Dessa forma, você deve apensar se atentar com mais clareza caso seja uma mulher em período de gestação, já que a partir desse processo existem alguns casos de diagnósticos dessa doença. O médico especialista no seu processo de exames enquanto estiver grávida estará monitorando seus resultados, mas sinta-se livre para tirar qualquer tipo de dúvida com o mesmo, perguntando sempre como estão os resultado de seus exames, pra que você possa ter uma gestação tranquila e livre de problemas relacionados a sua saúde, e que podem muitas vezes atingir diretamente até mesmo o seu bebê.
Por fim, é importante que você esteja sempre em contato com seu médico, caso algum tipo de sintoma seja sentido, e não existe em procura-lo para que caso você tenha algum tio de problema relacionado a sua saúde, isso possa ser tratado da maneira mais rápida possível. Os números de casos solucionados de diversas doenças que foram descobertas ainda em sue início, podem fazer com que todo o processo de tratamento seja realizado de forma ainda mais rápida e menos indolor para o próprio paciente.
pelo amor de deus me ajude minha mae tem 79anos fez um exame de abdome e deu que ela esta com esteatose hepatica descreto grau 1,ela nunca bebeu o que fez ela pegar esta doenca.
me ajudem pelo amor de deus.me digam com clareza o que fazer ela esta com a garganta corçando isto ja e problema da doenca pelo amor de deus me ajudem-esta doenca tem cura me respondam pelo meu e-mail por tudo que e sagrado pelo amor de deus tenham misericordia de mim