Pesquisa Sobre o Tema
Em uma recente pesquisa Britânica, realizada por um Instituto de Neurociência de uma Universidade de Londres, os cientistas afirmaram que o cérebro dos jovens, tem sua estrutura mais parecida com o das crianças do que com dos indivíduos adultos. Por meio de ressonância magnética, as atividades do cérebro de alguns adolescentes foram monitoradas, enquanto eles resolviam questões matemáticas. A região cerebral conhecida como córtex pré-frontal, responsável pelas decisões que tomamos para a realização de diversas atividades feitas ao mesmo tempo, apresentava um inusitado nível de atividades que demosntravam que o cérebro, não estava sendo menos eficiente do que um adulto, também atuando de maneira satisfatória.
Justificativa Para a Desatenção
Os Cientistas afirmaram que a substância cinzenta cerebral ( Que são corpos celulares responsáveis por carregar informações dentro do nosso cérebro), em grande quantidade seria a razão para toda essa movimentação no órgão. Sua área frontal, tem uma participação na capacidade de controle inibitório, que auxilia as pessoas a prestarem atenção concentrada em somente um tema, inibindo outros estímulos externos. Por ser uma região que se desenvolve por um longo tempo após o nascimento do indivíduo, faz com que ao chegar na adolescência, o jovem preste atenção em tudo ao mesmo tempo. Essa atividade explicaria também o envolvimento das pessoas em uma função, não importando a faixa etária delas, se adultos ou não.
Falta ou Déficit de Atenção
De acordo com pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo),o processo de atenção é bem mais complexo, com vários aspectos ainda desconhecidos. Não há certeza absoluta, até o momento de que o cérebro e suas estruturas no indivíduo na puberdade já esteja maduro, realizando plenamente todas as suas funções de forma adequada. Nesse desenvolvimento cerebral, há variações de ritmos, onde uns amadurecem mais cedo que outros. Há também um transtorno conhecido como Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que deve ser investigado em caso de dúvida sobre a origem da falta de atenção no jovem. No TDAH ocorre a liberação de neurotransmissores de forma desregulada, dificultando a concentração da pessoa. O Prognóstico desse transtorno é bom, pois mais da metade das crianças acometidas, melhoram quando chegam à puberdade. A ausência de atenção dos adolescentes deve ser acompanhada de perto pelos pais ou responsáveis, para que não ocorra dúvida sobre a causa do problema. É importante lembrar que atualmente, há uma variedade de estímulos que podem dispersar a atenção dos jovens, causados pelas tecnologias, como televisão e internet entre outros.
Dividir o tempo entre lazer e estudo é fundamental para melhorar o desempenho acadêmico do adolescente, fazendo com que ele tenha somente um foco de atenção por vez. Os responsáveis devem estimular sempre os jovens, principalmente a serem responsáveis, priorizando suas tarefas diárias.
Salete Dias