Flexor Superficial dos Dedos – Origem, Inserção e Ação

Os músculos são tecidos revestidos por células, e ocupam a maior parte do corpo dos vertebrados com o principal intuito de gerar movimentos voluntários e movimentos involuntários. Em todas as partes do corpo existem músculos com diversas finalidades, uns com funções diferentes dos outros, porém todos com o mesmo intuito.

Na cabeça dos seres vivos, os músculos estão divididos em dois grandes grupos, os músculos mastigadores e os músculos das mímicas, conhecidos também como músculos cuticulares, outras partes do corpo como, o pescoço, o tórax, a parte traseira do tronco, o abdômen e os membros, inferiores e superiores são revestidos por esses tecidos.

O corpo humano é revestido por diversos músculos, que tem como finalidade dar uma estrutura firme ao corpo e realizar todos os movimentos. Um simples movimento de piscar os olhos, exigem uma contração e relaxamento de alguns músculos, ou seja, nenhum movimento acontece se não houver um movimento muscular.

Esses músculos são divididos em 3 grupos, músculo cardíaco, músculo esquelético e musculo liso. A maior composição do corpo se dá pelos músculos esqueléticos, que é a estrutura responsável pelos movimentos voluntários, como, movimentar pernas e braços. Os músculos lisos, são as estruturas que revestem os órgãos, como intestino e pulmão, esse músculo tem particularidades que reagem de forma involuntária. Por fim, os músculos cardíacos são um dos mais sensíveis e está presente apenas no coração, e tem contrações involuntárias.

Nos membros superiores existem músculos da espádua, do antebraço, do braço e da mão, no qual daremos alguns exemplos, temos o tríceps braquial, que é um músculo longo e fica situado na parte posterior do braço, é extensor do antebraço, temos também como exemplo, o bíceps, longo e fusiforme, o mesmo fica situado na parte anterior do braço, em que faz, ao contrair-se, notável saliência, é flexor do antebraço sobre o braço, o músculo deltoide cobre o lado externo da articulação da espádua e, é abdutor e elevador do braço, por fim trazemos como exemplo o extensor comum dos dedos, na parte posterior do antebraço, vai do epicôndilo aos quatro últimos dedos, dos quais, como o nome indica, determina a extensão.

O assunto a ser aprofundado se trata de um músculo esquelético, e é o último músculo que for exemplado no parágrafo anterior, o flexor superficial dos dedos, que é um músculo que se localiza na parte superficial do antebraço e possui origem no úmero (epicôndilo medial), no osso ulna (processo coronóide) e no osso rádio (borda anterior e proximal).

O flexor superficial dos dedos é o responsável pelos diversos movimentos dos dedos, mas especificamente, ele realiza a flexão da falange média do segundo, terceiro, quarto e quinto dedo da mão, fazendo com que os dedos se flexione gerando os movimentos de fechar e abrir a mão, esse músculo também tem a função de dar força aos dedos quando necessário.

O músculo tem sua inserção em locais diferentes, são eles quatro locais no qual são a base da segunda, terceira, quarta e quinta falange média dos dedos das mãos. Possíveis pequenos traumas causados nesses músculos já são suficiente, para limitar os movimentos dos dedos, pois apesar de muitos flexíveis eles são relativamente frágeis e quando há um trauma um pouco mais “duro” pode levar a uma fratura mais séria no flexor superficial na qual os movimentos dos dedos podem ser totalmente impedidos, e para conseguir retomar os movimentos dos dedos, deve ser feito cirurgia seguida de várias sessões de fisioterapia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *