Fratura

Definição do Problema

Segundo profissionais especializados, a fratura pode ser definida quando há algum tipo de interrupção em alguma parte do osso humano. Várias são as causas que podem originar as fraturas, como por exemplo: movimentos bruscos violentos, quedas ou impactos fortes na estrutura óssea do corpo do indivíduo.

Diversos Tipos de Praturas

Os especialistas informam que existem diversos tipos de fraturas, sendo que as mais comuns são as dos braços, pés, mãos e pernas. De uma maneira geral, as pessoas que sofreram fratura na coluna, na cabeça ou no pescoço, demandam um atendimento inicial mais criteriosos, devido à gravidade do problema.

As fraturas expostas podem ser definidas como aquelas em que o osso fraturado rompe a pele e os músculos do indivíduo, que é um caso mais grave e complexo, pois o ferimento formado pelo rompimento do osso na pele está em contato como meio ambiente, e se não for tratado rapidamente e de maneira adequada, pode resultar em infecções.

Como agir em Caso de Fratura

Os especialistas informam que o diagnóstico de uma fratura é bastante simples, pois geralmente a pessoa que quebrou o osso sente uma dor intensa na região somente ao movimentá-la ou tocá-la. Se for confirmado o diagnóstico, a pessoa deve chamar rapidamente uma unidade de saúde móvel, se não tiver condições de ir de automóvel até o hospital.

fratura-3

Como agir em Caso de Fratura

Nesse intervalo de pode tempo, a pessoa pode imobilizar o membro que sofreu a fratura, o segurando bem firme ou utilizando um papelão para fazer uma espécie de calha. Outra maneira de imobilizar é utilizar um lenço, um pedaço de madeira e uma atadura. A finalidade de fazer esse procedimento de imobilização é reduzir a sensação de dor que a pessoa sente com o osso fraturado.

Riscos da Fratura não Tratada

Os profissionais especializados em ortopedia alertam para o fato de que as fraturas que não forem tratadas de maneira adequada podem causar sérios problemas à saúde do indivíduo, entre eles: dificuldades no ato de movimentar os membros, deformação óssea, artrose, dor, entre outros. No caso em que a fratura estiver exposta, a pessoa deve imobilizar o membro afetado na posição em que ele se encontra, sem tentar pôr o osso no lugar.

Além disso, deve cobrir a área com um pano higienizado ou, de preferência, esterilizado, para evitar que a ferida entre em contato com microorganismos patogênicos do meio ambiente que poderiam causar uma infecção.

Se o socorro médico demorar a chegar, é aconselhável lavar a área fraturada como soro fisiológico ou água, secando com um pano limpo. Em caso de intenso sangramento, os especialistas orientam que a pessoa faça uma compressão bem firme na região, segurando o membro que foi fraturado na posição contrária ao fluxo sanguíneo da pessoa.
Vale ressaltar que em qualquer caso de fratura, o tratamento inicial é primordial para uma total recuperação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *