Hábitos Alimentares e Riscos Cardíacos

Departamento de Saúde no Canadá

Hábitos Alimentares e Riscos Cardíacos

Hábitos Alimentares e Riscos Cardíacos

De acordo com o Órgão responsável pela Política de Saúde do Canadá, que realizou um estudo sobre a relação entre as mudanças dos hábitos de alimentação e o risco de problemas cardíacos, há uma relação quando as pessoas adotam uma alimentação saudável, o perigo de haver algum problema coronário na pessoa cai para somente treze por cento. Por dez anos o Departamento de Saúde desse país, incentiva aos cidadãos canadenses, a ingestão por dia de um limite de 1,8 gramas de sódio, no entanto, para conseguir esse objetivo, não é tão fácil quanto parece. A pessoa deve retirar dos alimentos que consome, cerca de duas colheres de sopa de sal.

Opinião dos Médicos Brasileiros

Problemas

Problemas

De acordo com os profissionais da área de saúde do Brasil, o estudo canadense provou que, o efeito dessa redução de sódio na alimentação da pessoa, produz uma diminuição de cerca de treze por cento dos óbitos por doenças cardiovasculares, oito por cento os casos de infarto e doze por cento as complicações por acidentes vasculares cerebrais. No Brasil que ainda não atingiu esses percentuais, foi montado um comitê médico de cardiologistas, para que se possa conseguir alcançar essa meta.

Hábitos Alimentares dos Brasileiros

Estudos

Estudos

Segundo estudos científicos realizados, os brasileiros consomem diariamente cerca de 4,7 gramas de sódio, que significa o dobro do que é recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).Esse hábito de consumo exagerado dessa substância é dos principais causadores de complicações em pacientes cardíacos, levando-os a internação, com gastos muito altos, milhões por ano, para custear o tratamento desses pacientes.

Pesquisa do Ministério da Saúde do Brasil

Um estudo científico realizado pelo Ministério de saúde Brasileiro, revelou que no ano de 2008, se a população tivesse uma dieta equilibrada, cerca de quarenta e oito mil, novecentas e quarenta e uma mortes por acidente vascular cerebral, poderiam ser evitadas, somente com a mudança de padrão alimentar das pessoas, com a ingestão de menor quantidade de alimentos salgados.

Principais Fontes de Sódio

De acordo com profissionais especializados em nutrição, as pessoas devem saber quais são os produtos, que apresentam grande quantidade de sal, para que possam evitá-los. Segundo pesquisadores de São Paulo, o arroz é um dos alimentos que mais apresentam a substância. O sal que é a principal fonte de sódio, se utilizado em excesso, traz riscos ao coração do indivíduo, portanto é interessante saber que ele não existe somente em alimentos salgados.

Outros produtos como refrigerantes, molhos de tomate, congelados em geral e até alguns chás verdes industrializados,além de carnes e embutidos apresentam sódio em sua composição. Por isso, os especialistas, orientam os consumidores a prestarem atenção nos rótulos dos produtos e tentar diminuí-lo, melhorando a alimentação da população, minimizando os riscos à saúde coronariana das pessoas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *