Incidência do Câncer Infantil

Na criança e no adolescente o câncer costuma se desenvolver mais rapidamente do que nos adultos. E quando ele dá sinais, é provável que já esteja avançado. Por isso é muito importante que a criança esteja sempre indo ao médico e que os pais fiquem sempre de olho em alterações no corpo e comportamento da criança.

Entretanto, podemos ficar animados com os dados atuais. Apesar do aumento no número dos casos, com o avanço da medicina, hoje, a probabilidade de curar dos cânceres infantis é de até 70%. O câncer infantil é mais raro que o adulto. Nestes casos, apenas especialistas e uma equipe multidisciplinar pode cuidar bem do paciente. Isso inclui o oncologista infantil, pediatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista.

Não se desespere e tenha muita força, demonstre força para o seu filho, caso ele tenha algum diagnóstico. Nesses casos, a criança vai sentir e refletir o que os pais e familiares transmitirem, e o emocional é muito importante no tratamento. Os cuidados e suporte no tratamento trazem um aumento na chance de cura, alem de uma qualidade de vida melhor pra criança enquanto ela trata o câncer.

Aumento no Número de Casos

O número de crianças com câncer tem aumentado ao longo dos últimos anos e isso tem sido investigado a fundo, para descobrir quais os motivos. Entretanto é algo realmente difícil de se atingir, já que a causa exata do câncer não foi ainda descoberta. Os pesquisadores dizem que no momento é impossível apontar um ou poucos fatores responsáveis pelo aumento.

A Agência Internacional Para a Pesquisa do Câncer pesquisou e estudou os dados de 19 países e descobriram que o aumento era de 1% de casos a cada ano em câncer infantil e 1,5% em câncer em adolescentes. Isso foi percebido entre 20 anos, de 1970 até 1990. No Brasil, houve um aumento no número de casos de câncer de 600 mil novos casos, isso apenas entre os anos de 2016 e 2017.

Aumento na Taxa de Sobrevivência

Mas ao mesmo tempo em que os casos aumentam, a medicina avança. As pesquisas não pararam e na verdade aumentaram. Isso provavelmente corroborou com o fato de que a taxa de sobrevivência, felizmente, aumentou com o passar dos anos, no mesmo período analisado na pesquisa. O aumento visto foi na pesquisa variou entre 64 e 75%, dependendo do país. É um grande aumento.

Estimativas

A estimativa para até o ano de 2030 é de que haja um aumento de até 50%, em comparação com a década de 90, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje a OMS afirma que o câncer é a maior causa de morte no mundo todo. Ou seja, é a maior pandemia da atualidade.

No Brasil, esta é a doença que está em terceiro lugar nas maiores causas de mortes. Por isso, a pesquisa deve aumentar, os governos devem incentivar e financiar a pesquisa científica. Pois uma coisa é um fato observado: quanto mais pesquisa, mais a medicina avança no tratamento do câncer.

Tipos de Câncer Infantil e Porcentagem dos Casos (contando com os adultos)

  • Leucemias (33%)
  • Tumores do sistema nervoso central (20%)
  • Linfomas (15%)
  • Neuroblastoma (8%)
  • Tumor de Wilms, dos rins (6%)
  • Tumores de partes moles (6%)
  • Tumores ósseos (5%)
  • Retinoblastoma, nos olhos (3%)
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *