Joelho

Em 2003, os pacientes fizeram cerca de 19.400 mil visitas aos consultórios médicos por causa de problemas no joelho nos Estados Unidos. O joelho é uma articulação complexa, com muitos componentes, tornando-o vulnerável a uma variedade de lesões. Muitas lesões de joelho podem ser tratadas com sucesso sem cirurgia, enquanto outros exigem a cirurgia para corrigir.

Anatomia e função do joelho

Joelho

Joelho

O joelho é a maior articulação do corpo, e um dos ponto em que mais facilmente nos ferimos. É composto da extremidade inferior do fêmur, que gira na extremidade superior da tíbia, e da rótula (patela) que desliza em um sulco na extremidade do fêmur. O joelho também contém grandes ligamentos, que ajudam a controlar o movimento, ligando os ossos e apoiando a articulação contra os tipos anormais de movimento. Outra estrutura importante, o menisco, é uma cunha de cartilagem mole entre o fêmur e a tíbia, que serve para amortecer o joelho e ajuda a absorver choques durante o movimento.

Lesões de joelho

Ligamentos

Ligamentos

Muitos atletas tem a desgradável experiência de sofrer lesões nos ligamentos dos joelhos. Dos quatro ligamentos principais encontrados no joelho, o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado medial (LCM) são muitas vezes feridos nos esportes. O ligamento cruzado posterior (LCP) também pode ser ferido.

Lesão do ligamento cruzado anterior

Ocorre na mudança rápida de direção. Os atletas que participam de esqui e de basquete, e os atletas que vestem chuteiras, como jogadores de futebol, são suscetíveis a lesões do LCA.

Lesão do ligamento cruzado medial

São geralmente causadas por um golpe direto no exterior do joelho. Estes tipos de ferimentos ocorrem frequentemente em esportes de contato, como o futebol.

Lesão do ligamento cruzado posterior

O ligamento cruzado posterior é geralmente ferido quando um atleta recebe um duro golpe na frente do joelho, ou faz um simples passo em falso no campo de jogo.

Cartilagem rasgada

Quando as pessoas falam sobre a cartilagem rasgada do joelho, estão geralmente se referindo a um rompimento do menisco. O Menisco é uma cartilagem mole, que é unida aos ligamentos do joelho. Os menisco atuam como um amortecedor. Em atividades esportivas, lesões no menisco podem ocorrer quando há torção, corte, giro a ser principalmente ocorrido num momento de alto esforço. O contato direto é freqüentemente uma das razões.

Tratamento de lesões no joelho

Os cirurgiões ortopédicos usam vários métodos para tratar lesões de joelho em atletas. Um método comum usado para tratar ferimentos leves no joelho é o arroz com feijão, ou seja “repouso, gelo, compressão e elevação.” Uma boa recomendação é aplicar gelo para controlar o inchaço. Use uma atadura elástica compressiva aplicada firmemente, apenas o suficiente para que ela não cause dor. Por último, mantenha o joelho elevado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *