Ketamina

Ketamina também chamada de special K pelos consumidores, é uma substância derivada da fenciclidina produzida para ser usada como anestésico nos seres humanos e nos animais, no entanto devido ao seu efeito alucinógeno tem sido utilizado largamente pelos jovens como droga. Neste artigo nós vamos conhecer mais um pouco sobre a Ketamina ou special K, saber sobre seus efeitos, sobre a tolerância do indivíduo e o desenvolvimento da dependência psicológica e os possíveis efeitos da droga.

Ketamina

Origem e Indicação da Ketamina

A Ketamina foi sintetizada e começou a ser produzida na década de 60, com o objetivo de substituir o anestésico utilizado naquela época, o PCP. Devido a sua grande potencia analgésica ela foi muito utilizado na guerra do Vietnam para aliviar a dor dos soldados feridos e também para cirurgias. Ele também é amplamente utilizado na veterinária para tratar de animais, sendo um remédio comum para uso em cavalos. A Ketamina começou a ser utilizada como anestésico em detrimento de outros utilizados até então, em virtude de sua ação no sistema respiratório, pois ela não age sobre o SNC – Sistema Nervoso Central, no entanto muitos pacientes reportam visões involuntárias quando estavam sob seu efeito. Seu uso pela ciência cresceu muito nos anos 80, até que no ano de 1995 a DEA incluiu a Ketamina na lista de drogas emergentes. Atualmente a Ketamina não é indicada para seres humanos, especialmente crianças, pois a maioria relata pesadelos intensos, muitos causando inclusive traumas psicológicos.

Não Indicada

Special K

A ketamina começou a ser utilizada com outros fins que não como analgésico ou veterinário ainda na década de 70, quando seu uso foi associado aos grupos gays e posteriormente nas chamadas festas rave. Foi Edward Domino que utilizou a Ketamina com fins “recreacionistas” e utilizou a expressão de “anestésico dissociativo” para expressar seus efeitos alucinógenos que duram cerca de uma hora, mais 5 ou 6 horas para o paciente voltar ao normal e de 24 a 48 horas para o organismo se livrar da substância.

Efeitos da Droga

Ela já foi chamada de droga de estupro ou como club drug, tal a intensidade e a gravidade dos seus efeitos. A Ketamina em pequenas dosagens produz efeitos como alucinações profundas, sensação de estar fora do corpo, de invulnerabilidade, de separar corpo e mente, falta de controle sobre seus movimentos e dos sentimentos, rigidez muscular, amnésia, sensação de estar próximo da morte, agressividade paranóia, êxtase, enfim, o usuário perde totalmente o controle do próprio corpo, dos sentimentos e sensações. Doses altas produzem vômitos, diarréia, deficiência respiratória e pode levar o usuário a morte rapidamente ou ao estado de coma. 1 grama de Ketamina é suficiente para matar uma pessoa adulta.

Tolerância e Dependência

O uso frequente da Ketamina cria a tolerância do organismo que passa a não responder da mesma forma depois de algumas vezes, porém a substancia não causa dependência física, apenas psicológica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Venho aqui contar o meu relato, pois já estava me sentindo doido, hoje pela tarde (03/05/2012) fui fazer uma cirurgia de fimose, os médicos me deram três injeções, depois de 5 minutos comecei a falar sozinho, não conseguia parar de falar e os médicos me diziam que eu estava com medo por isso que eu estava daquele jeito, mais eu falava a eles que foi a anestesia deles, pois se fosse medo, antes de me aplicar a agulha era pra eu está já falando sozinho.
    Foi um pesadelo pra min, os médicos davam risada de min e eu querendo parar de falar e não conseguia, gaguejava mais do que um gago.
    Cheguei a pensar que não iria parar mais, durou mais de 2 horas esse efeito.
    Poderia ser a KETAMINA? A injeção que o medico me deu? Se sim, por favor, me responda pois irei levar a sua resposta para os médicos ler.

    fabio 4 de Maio de 2012 1:07

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *