As Manifestações
De acordo com especialistas, as manifestações clínicas da miocardite são variáveis, podendo se caracterizar por uma insuficiência cardíaca, dispneia moderada, fadiga e, em casos mais graves, morte súbita. Como a grande maioria dos casos de miocardite não apresenta sintomas clínicos que chamem atenção da pessoa, ela não costuma procurar acompanhamento médico enquanto a doença está na fase aguda.
Foi observado em 70% dos casos uma ocorrência anterior de uma doença viral. Desde o desenvolvimento da síndrome viral até o início da miocardite, decorre um período de duas semanas. Outros sintomas como mialgias, palpitações e dores no tórax foram relatados. Nas crianças, as manifestações mais frequentes são a dificuldade de respiração, cianose, febre entre outros.
Nos casos moderados que podem parecer como uma simples síndrome viral, os indivíduos apresentam taquicardia e taquipnéia. Como principais sintomas de deficiência ventricular, podemos destacar: edema periférico, cianose, distensão da veia jugular, hipotensão, regurgitação mitral, pericardites, e em casos mais graves, que levam o paciente a óbito, ocorre o choque cardiogênico.
Salete Dias