Medicina USP – A Melhor Do Brasil

A FMUSP – faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP) foi premiada neste mês de outubro como a melhor faculdade pública do país na área de saúde. O troféu foi concedido pelo Guia do Estudante. A sétima edição da premiação ocorreu na Sala São Paulo e contou com a participação de diversos docentes e reitores das principais universidades públicas e privadas de todo o país. A cerimônia acontece uma vez por ano e são escolhidas as melhores faculdades públicas e privadas de cada uma das três áreas de conhecimento – humanas, biológicas e exatas. Segundo os responsáveis pela premiação, o objetivo é mostrar o melhor caminho para quem ainda não decidiu a instituição que deseja estudar, além de reconhecer bons trabalhos que são desenvolvidos em faculdades sérias do país.

Predio USP

Predio USP

A faculdade é considerada a melhor faculdade de medicina do país devido a toda a estrutura que alunos e docentes têm para desenvolver seus trabalhos. Além do ensino, como a maioria das principais faculdades públicas do Brasil, o curso de medicina da USP visa ampliar o conhecimento dos estudantes com trabalhos de pesquisa e extensão. A pesquisa universitária permite que alunos trabalhem no sentido de desenvolver novos métodos e técnicas que contribuam para a ciência como um todo e, principalmente, para a área médica.

Medicina USP

Medicina USP

A extensão universitária é a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas teóricas do curso. A faculdade de medicina da USP permite que os alunos atuem com a comunidade, o que é benéfico para os acadêmicos, que colocam seus conhecimentos em prática, e para a sociedade atendida. Além da técnica da profissão, a USP visa dar a seus estudantes amplo conhecimento ético e humanístico, essencial para formação de bons profissionais, com senso crítico e capacidade de tomar decisões de maneira correta, ao invés de apenas reproduzir técnicas conhecidas e amplamente difundidas.

USP

USP

O curso de medicina da USP é um dos mais antigos do Brasil. Durante o século 19 houve várias tentativas por parte do governo e de médicos de implantar um curso na capital da então província de São Paulo, que já apresentava alto desenvolvimento econômico. No mesmo período o Rio de Janeiro, então capital nacional, já tinha sua escola de medicina. Após várias tentativas falhas, a implantação da república no país foi o marco mais importante para a viabilização de um curso de medicina na capital de São Paulo. Leis foram criadas, mas ainda ficaram por muito tempo engavetadas por falta de vontade política. No fim do século 19 a escola parecia que sairia do papel, mas só em 2 de abril de 1913 a primeira aula foi ministrada. Apenas em 1920 a escola de medicina tece sede própria. O prédio que hoje abriga a FMUSP começou a ser construído no ano de 1928.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *