O organismo humano possui movimentos que permitem ao homem a realização de suas atividades diárias. Para a realização dos movimentos de nosso corpo dois são os tecidos que mais se destacam para a realização dessa função: o osso e o músculo. O oferece a resistência e o ponto de apoio para o movimento ocorrer ao redor de um eixo e o músculo é o tecido que realiza a contração e relaxamento e se fixa no osso para poder realizar a execução do movimento. No corpo possui músculos que são responsáveis por flexão de determinado compartimento do corpo, outros grupos musculares responsáveis por extensão, outros por rotação, abdução, adução, dentre outros movimentos. Hoje vamos tratar específico dos músculos que são responsáveis pelo movimento de dorsiflexão, que nada mais é do que a flexão do dorso do pé. Mas antes de falar desse músculos vamos descrever um pouco o que seria esse movimento de dorsiflexão e em qual plano ele ocorre.
Para iniciar o estudo de anatomia o mais básico é rever como ocorre a divisão de planos e eixos do corpo e quais nomes recebem os movimentos que o corpo realiza. A divisão de planos e eixos é importante porque um movimento ocorre dentro de um plano e ao redor de um determinado eixo.
Planos Do Corpo Ou Planos Anatômicos
No estudo de anatomia são divididos quatro planos imaginário: o plano mediano, o plano sagital, o plano frontal e o plano transverso
- Plano Mediano: esse é o plano que vai dividir o corpo “ao meio” separando em duas metades: a direita e a esquerda.
- Plano Sagital: esse plano está paralelo ao plano mediano, só que mais a lateral do corpo.
- Plano Frontal: esse plano também é conhecido pelo nome de plano coronal e ele atravessa o corpo dividindo ele em parte anterior e parte posterior. Ele fica perpendicular aos planos relatados anteriormente.
- Plano Transverso: Esse plano irá dividir o corpo em parte superior e parte inferior
A partir da descrição dos planos é possível se pensar na descrição dos movimentos que nosso corpo realiza.
- Flexão e Extensão: esses movimentos, na sua maioria, ocorre dentro do plano sagital e no eixo transverso. A flexão ocorre quando o ângulo entre os ossos diminui e na extensão ocorre o alinhamento dos ossos, ou o aumento da angulação daquela articulação.
A dorsiflexão, ou também conhecida como flexão dorsal, é a flexão do tornozelo e o seu movimento oposto é flexão plantar que ocorre quando ficamos na ponta dos pés.
- Adução e Abdução: esses ocorrem no plano frontal e ao redor do eixo antero-posterior. Quando falamos em abdução significa que o membro está afastando do plano mediano, enquanto na adução esse realiza o movimento oposto e se aproxima.
E dos movimentos mais importantes temos ainda a rotação que é um giro de determinado membro em torno do eixo longitudinal, um exemplo claro desse movimento é o girar de cabeça para alcançar visão lateral.
Tendo em mente os diversos tipos de movimento podemos tratar acerca do movimento que queremos estudar e qual o conjunto de músculos que o realizam
Músculos Que Realizam Flexão Dorsal
Os músculos que realizam flexão dorsal da perna se localizam a região anterior da perna e o nome deles são: tibial anterior, extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux e fibular terceiro. Quando esses músculos se contraem eles conseguem fazer com que a parte da frente do pé se eleve e o calcanhar se abaixa.
A angulação de flexão dorsal do pé não é ampla, ela se limita a um ângulo de vinte graus, mas tem uma grande importância na marcha humana, pois sem esse movimento a queda de uma pessoa seria facilitada. Pessoas que ficaram com sequela de um acidente vascular encefálico geralmente apresentam a musculatura anterior da perna enfraquecida e não conseguem realizar a flexão dorsal na marcha, assim acabam arrastando a parte da frente do pé no chão. Quando é possível ao homem realizar a flexão dorsal normal do pé na caminhada esse movimento permite que o calcanhar alcance primeiro o chão na descida do pé.
A inervação desses músculos se faz através do nervo fibular profundo, uma das ramificações do nervo que sai entre a quarta e quinta lombar.
Origem e Inserção Dos Músculos Flexores Dorsais Do Pé
Assim como todos os músculos esses que realizam a flexão dorsal também possuem origem e inserção em determinadas estruturas ósseas:
- Tibial Anterior: esse músculo possui sua origem no côndilo lateral e na metade superior da face lateral da tíbia e também na membrana interóssea. Ele irá se inserir na face medial e inferior do osso cuneiforme medial e também na base do primeiro metatarso. Esse músculo além de realizar o movimento já discutido do pé, irá também realizar a inversão do pé.
- Extensor Longo dos Dedos: esse músculo se origina do côndilo lateral da tíbia e também nos três quartos superiores da face medial da fíbula e membrana interóssea. Ele irá se inserir nas falanges média e distais dos quatro dedos laterais. Além de flexão do dorso do pé ele realiza a extensão dos quatro dedos laterais, como seu próprio nome já diz!
- Extensor Longo do Hálux: esse músculo irá se originar na parte média da face anterior da fíbula e na membrana interóssea. Ele vai se inserir na face dorsal da base da falange distal do hálux. O outro movimento que ele também pode realizar, além do já citado, é a extensão do hálux.
- Fibular Terceiro: esse músculo irá se originar do terço inferior da face anterior da fíbula e da membrana interóssea. Ele irá se inserir no dorso da base do quinto metatarso. Além da flexão dorsal ele ajuda no movimento de inversão do pé.
Desses quatro músculos o tibial anterior é o que se localiza na posição mais medial e mais superficial que fica bem na face lateral da tíbia. Já o músculo extensor longo dos dedos é o que se localiza mais a lateral da perna.
Irrigação Dos Músculos Que Realizam Flexão do Dorso Do Pé
A irrigação dos músculos da parte anterior da perna é feita através da artéria tibial anterior que inicia a partir da margem inferior do músculos poplíteo e vai até a articulação talocrural, depois dessa articulação ela passa a se chamar artéria dorsal do pé.